A Scania, que a gente conhece hoje, começou sua jornada no final do século XIX. A história da Scania é marcada pela fusão de duas empresas: a Vabis, fundada em 1891, e a antiga Scania, fundada em 1900. Em 1911, essas duas se uniram e formaram a Scania-Vabis, combinando a expertise da Vabis em fabricação de veículos com a inovação da Scania.
No início, a Scania-Vabis se focou na produção de caminhões, ônibus e motores. Durante a Primeira Guerra Mundial, eles tiveram um grande sucesso com a fabricação de caminhões militares. Porém, após a guerra, a Europa enfrentou uma recessão e a empresa passou por dificuldades. Em 1921, a Scania-Vabis faliu, mas o Engenheiro Militar Arvid Lindman decidiu assumir o risco e reviver a empresa.
Com uma nova estratégia focada em veículos comerciais, a Scania-Vabis lançou em 1921 o modelo 314, um caminhão com capacidade de carga de 1 tonelada e motor a gasolina inovador. Esse foi o renascimento da empresa, que começou a prosperar novamente. Em 1929, firmaram uma parceria com a americana Twin Coach Company para fabricar ônibus na Suécia, lançando modelos que ficaram conhecidos como “Bulldog”.
Crescimento e inovação
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Scania-Vabis produziu veículos blindados, como o M40. Após a guerra, em 1944, lançaram o modelo L10, que teve sucesso nas vendas internacionais. Na Suécia, se tornaram importadores oficiais da Volkswagen, fortalecendo financeiramente a empresa.
- Investimento BILIONÁRIO em rodovia deve gerar 24 MIL empregos e evitar MAIS DE 2 MIL acidentes
- Governo federal e estadual investem mais de 200 MILHÕES na construção de rodoanel que promete aliviar trânsito em importante rodovia (BR) brasileira
- Governo federal vai conceder à iniciativa privada seis rodovias (BRs) com contratos ‘light’: menos investimentos e obrigações contratuais! Serão oferecidos trechos no RJ, MG, GO, SC e BA
- Por que dirigimos do lado oposto em alguns países? A curiosa história da “mão inglesa”
Nos anos 1950, a Scania-Vabis continuou a expandir, lançando novos modelos e exportando para vários países. Em 1953, começaram suas operações no Brasil, e em 1958, inauguraram uma fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, com um índice de nacionalização superior a 92%.
Consolidação da Scania no Brasil
Os caminhões e chassis de ônibus da Scania-Vabis rapidamente se tornaram líderes no mercado brasileiro. Em 1964, lançaram o modelo L76 e sua versão com cabine avançada, o LB76. Em 1975, a montadora introduziu no Brasil o LK10, o primeiro caminhão com cabine avançada no país.
Nos anos 1980, a Scania apresentou a série 2 e, posteriormente, a série 3, que tiveram enorme sucesso. Em 1995, lançaram a série 4 com design projetado pelo renomado estúdio Bertone. Em 2008, a Volkswagen se tornou a acionista majoritária da marca, integrando-a ao seu grupo de fabricantes de veículos comerciais.
Inovações recentes
Em 2010, a Scania apresentou o R730, o caminhão mais potente do mundo na época. Em 2016, lançaram a nova geração da série R, projetada pela Porsche Engineering. Atualmente, a marca continua inovando com sua linha de veículos elétricos e motores eficientes, mantendo-se na vanguarda da indústria automotiva global.
A Scania conquistou o Brasil e o mundo com sua história de resiliência, inovação e qualidade. De suas raízes no século XIX até a liderança no mercado de veículos pesados e ônibus, a Scania se manteve firme, superando desafios e se reinventando constantemente.
E aí, curtiu a história da Scania? Deixe seu comentário e vamos bater um papo sobre essa gigante dos caminhões e ônibus! Até a próxima, pessoal!