A SBM Offshore fecha contrato para construção de casco de FPSO

A SBM Offshore fecha contrato para construção de casco de FPSO
 

A gigante holandesa do FPSO, SBM Offshore, assinou oficialmente um contrato para o segundo casco Fast4Ward FPSO com o estaleiro chinês SWS. A SBM Offshore está encomendando o casco do FPSO sobre especulação e sem contrato firmado para o FPSO.

A cerimônia de assinatura em Xangai na quarta-feira coincidiu com a cerimônia de lançamento do primeiro casco FPSO Fast4Ward que a SBM Offshore havia encomendado anteriormente, e que deverá servir o desenvolvimento da Liza 2 da ExxonMobil na Guiana. O casco é o segundo casco FPSO encomendado pelo programa Fast4Ward da SBM Offshore, desenvolvido para padronizar, acelerar e reduzir os custos de uma construção FPSO. Segundo a empresa, o programa Fast4Ward acelera a entrega do FPSO em um ano e pode economizar meio bilhão de dólares por FPSO.

Para lembrar, a SBM Offshore disse na semana passada que encomendou o segundo casco, e isso agora é apenas uma confirmação oficial do que foi dito.

“Com a assinatura deste segundo casco em sua série planejada de FPSOs Fast4Ward, a SBM Offshore está sinalizando para a indústria que isso significa que os negócios e sua solução revolucionária estão no caminho certo e prontos para quando os clientes vierem a ligar. O nível de endosso do cliente até o momento demonstra que o conceito está conquistando a confiança do setor ”, disse a SBM Offshore na quarta-feira.

A empresa holandesa também explicou que o pedido, enquanto em especulação, é baseado em sinais sonoros no mercado.

“Embora não exista nenhum contrato concreto de EPC para este segundo casco, a empresa vê a perspectiva positiva contínua do setor como um bom indicador, daí a mudança para assinar com a SWS por um segundo flutuante. Projetos paralelos para a Fast4Ward estão agora em andamento no pátio ”, disse a SBM.

O CEO da SBM Offshore, Bruno Chabas, disse: “O timing da nossa estratégia da Fast4Ward se encaixa perfeitamente na recuperação do mercado. Estamos nos preparando para esse cenário exato desde 2014 e, hoje, vemos evidências tangíveis de como a Fast4Ward atende à necessidade do setor de soluções padronizadas e conscientes dos custos, o que diminui o risco e acelera os projetos.

Como publicado anteriormente, a ExxonMobil concedeu em julho contratos da SBM Offshore para realizar o Front End Engineering and Design (FEED) para uma segunda embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) para o empreendimento Liza localizado no bloco Stabroek, na Guiana.

Após o FEED e sujeito às aprovações governamentais requeridas, sanção do projeto e autorização para prosseguir com a próxima fase, a SBM Offshore irá construir, instalar e locar e operar o FPSO por um período de até 2 anos, após o qual a propriedade e operação do FPSO irá transferir para a ExxonMobil.

O casco para o primeiro Fast4Ward, para o qual a quilha foi colocada na sexta-feira, também foi ordenado por especulação em agosto de 2017.

O FPSO foi projetado para produzir 220.000 barris de petróleo por dia e terá capacidade de tratamento de gás de 400 milhões de pés cúbicos por dia, além de capacidade de injeção de água de 250.000 barris por dia.

Comentando na quarta-feira, Chabas disse: “Os principais jogadores estão começando a investir em projetos e estão considerando seriamente a nossa solução revolucionária, como vimos em nosso anúncio de julho de um FPSO FEED para o desenvolvimento do Liza, que é baseado em nosso programa Fast4Ward. ”

O CEO disse na semana passada que pode levar alguns em 24 a 30 meses para que o segundo casco seja concluído. Ele também forneceu uma perspectiva otimista para a demanda do FPSO, dizendo que a SBM Offshore estava rastreando 45 projetos potenciais de FPSOs em 25 países, que poderiam se materializar nos próximos dois a três anos.


Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior