Minivan elétrica da Volvo tem fotos divulgadas pelo ministério Chinês. Veículo elétrico conta com design único e promete revolucionar o segmento de minivans sustentáveis.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) divulgou algumas imagens da minivan elétrica EM90 da Volvo na internet, quase um mês antes do lançamento oficial. O procedimento parece estranho, entretanto, é padrão para a homologação de todo automóvel vendido no país.
Minivan da Volvo conta com 272 cavalos
As fotos são muito mais reveladoras que o Teaser divulgado anteriormente. O próximo lançamento da empresa para o mercado asiático tem como base no Zeekr 009 da Geely, montadora da China que comprou a Volvo em 2010. O mesmo design minimalista e angular está presente na Minivan elétrica.
Os faróis em forma de martelo, por exemplo, são semelhantes com os do EX30 e EX90, os elétricos de ponta da Volvo. Um painel em forma de grade com o símbolo da Volvo e as rodas personalizadas completam o design do veículo. O único motor instalado no eixo traseiro da Minivan da Volvo tem capacidade para entregar até 272 cavalos de potência.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
Segundo informações divulgadas pelo MIIT da China, a Minivan da Volvo possui 5.2 metros de comprimento por 2 metros de largura e 1.85 metros de altura, pesando cerca de 2.763 kg. Ainda não há dados sobre sua bateria, entretanto, se for semelhante ao Zeekr 009, a estimativa é que seja instalada uma unidade com 140 kWh de capacidade.
O suficiente para rodar até 822 km por carga, no ciclo de testes chinês CLTC. Uma versão com bateria menor (116 kWh) também deve ser vendida com autonomia de 700 km.
Por enquanto, também não há nenhum detalhe do interior da Minivan elétrica EM90 ou expectativa de preço. A minivan da Volvo estreia oficialmente no dia 12 de novembro, com entregas programadas para o primeiro trimestre de 2024 na China.
Conheça a Minivan elétrica da Geely
Em 2021 , a Geely lançou a Zeekr, marca de carros elétricos de luxo. Pouco tempo depois, a marca já lançou o sedã elétrico Zeekr 001. Em novembro do ano passado, a marca lançou a nova Zekkr 009, van elétrica de luxo.
O modelo é equipado com dois motores elétricos que, juntos, geram 544 cavalos de potência e 686 Nm de torque, podendo ser aliado a uma bateria de 116 kWh, que possibilita uma autonomia de 702 km no ciclo CLTC ou bateria de 140 kWh, da CATL, como citado anteriormente.
O modelo também possui capacidade de recarga rápida de 10 a 80% em 28 minutos. A minivan pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Equipado com suspensão independente a ar e amortecedores eletromagnéticos, na parte de segurança conta com sistema de segurança de direção autônoma nível 2+, gerenciado por 2 chips de 7 Nm da Mobile Eye.
Volvo e Renault abrem empresa para desenvolvimento de vans elétricas
Em um passo importante rumo à eletrificação, o Grupo Volvo, Renault e CMA CGM anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma nova geração de vans elétricas.
Esse empreendimento tem como objetivo atender à crescente demanda de uma logística eficiente e descarbonizada, antecipando-se às futuras regulamentações sobre emissões de CO2 no transporte de mercadorias.
Segundo dados da Renault, as três empresas planejam investir 300 milhões de euros cada nos próximos três anos para impulsionar essa inovação. A criação da nova empresa está prevista para o começo de 2024, sujeita à conclusão de todos os processos de aprovação regulatória. A futura companhia atuará sob sua própria identidade corporativa e terá sede na França.