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A ponte acima das nuvens que custou 400 milhões de euros e redefiniu a engenharia mundial!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 04/02/2025 às 19:10
A ponte acima das nuvens que custou 400 milhões de euros e redefiniu a engenharia mundial!
Ela foi construída tão alta porque os engenheiros decidiram conectar os dois planaltos sem descer até o vale, evitando a necessidade de um longo trajeto sinuoso. Para isso, usaram uma estrutura estaiada, que permite uma base mais fina e resistente, garantindo altura e estabilidade.
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Uma obra monumental: 2.437 metros de extensão, 344 metros de altura e um impacto que atravessa fronteiras!

O Viaduto de Millau não é só uma ponte, é um verdadeiro marco da engenharia moderna. Localizada no sul da França, essa estrutura colossal mudou completamente o jogo ao se tornar uma das pontes mais alta do mundo. Com sua silhueta imponente e um design de tirar o chapéu, ela é considerada uma das construções mais impressionantes da história recente, conhecida como a ponte acima das nuvens

E olha, não é só um meio de passagem para veículos, mas uma verdadeira obra de arte funcional. Pensada para unir beleza e eficiência, a ponte virou um ponto turístico por si só, atraindo gente do mundo inteiro, fascinada por sua grandiosidade e pelo impacto que causou na infraestrutura europeia.

A grandiosidade do Viaduto de Millau, a ponte acima das nuvens

A ponte acima das nuvens foi construída com torres gigantescas fixadas no solo firme dos planaltos, sustentadas por cabos de aço que garantem sua estabilidade no ar. Para erguer os enormes trechos da pista até a altura final, os engenheiros usaram macacos hidráulicos, montando a estrutura como um gigantesco quebra-cabeça suspenso sobre o vale.
A ponte acima das nuvens foi construída com torres gigantescas fixadas no solo firme dos planaltos, sustentadas por cabos de aço que garantem sua estabilidade no ar. Para erguer os enormes trechos da pista até a altura final, os engenheiros usaram macacos hidráulicos, montando a estrutura como um gigantesco quebra-cabeça suspenso sobre o vale.

Os números do Viaduto de Millau falam por si: são 2.437 metros de extensão e 344 metros de altura, tornando-a mais alta que a própria Torre Eiffel! Pra ter uma ideia, sua magnitude é tanta que pode ser vista do espaço. É mole?

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A experiência de cruzar essa ‘ponte acima das nuvens’ é daquelas de arrepiar. Quem pega a A75, no trajeto entre Clermont-Ferrand e Béziers, se depara com uma paisagem de cair o queixo. Além disso, a estrutura conta com um centro de visitantes, onde dá pra conhecer mais sobre sua história e construção. Resumindo, não é só uma ponte, é um verdadeiro espetáculo!

O desafio de atravessar o Maciço Central

Antes do Viaduto de Millau, cruzar o Maciço Central era um verdadeiro perrengue. Essa região montanhosa da França tornava o transporte terrestre um caos entre o norte da Europa e a Espanha. As poucas estradas disponíveis eram cheias de curvas, demoradas e nada práticas.

A solução? Construir uma ‘ponte acima das nuvens’ que permitisse um fluxo de trânsito mais rápido e eficiente. E olha que não foi só um ganho de tempo pros motoristas. O Viaduto de Millau deu um empurrão na economia local, impulsionando o comércio e o turismo na região.

A criação de uma maravilha moderna

A ideia de construir a ponte surgiu lá na década de 1960, mas só virou realidade décadas depois. No começo, várias ideias foram colocadas na mesa, como passar o vale em um nível mais baixo ou até escavar um túnel.

Foi aí que Jacques Soubeyran teve um estalo genial: por que não construir a ponte diretamente de planalto a planalto, sem precisar descer até o vale? Essa sacada mudou tudo e levou à decisão de erguer uma ponte estaiada. Além de ser a opção mais eficiente em termos de engenharia, a ‘ponte acima das nuvens’ ficou visualmente incrível.

Da concepção à realidade: 400 milhões de euros e 600 construtores

Com o projeto pronto, o governo francês abriu um concurso pra escolher os responsáveis pela execução da obra. O time vencedor foi liderado pelo engenheiro Michel Virlogeux e pelo renomado arquiteto Norman Foster, que hoje ostenta o título de Lord Foster.

A construção começou em outubro de 2001 e, pasme, foi concluída em tempo recorde: apenas três anos! O projeto custou aproximadamente 400 milhões de euros (400 milhões de euros) e contou com o trabalho árduo de mais de 600 construtores, além do uso de 290.000 toneladas de aço.

O resultado? A ‘ponte acima das nuvens’ é uma das maiores proezas da engenharia moderna, sem sombra de dúvida.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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