Dupla de SUVs utilizará o sistema híbrido leve de 12V combinado ao motor 1.0 turbo flex, prometendo mais eficiência para a linha.
A Citroën se prepara para um grande passo na eletrificação de sua frota. A marca francesa planeja o lançamento do Citroën Aircross e Basalt com sistema híbrido flex em 2026. A novidade, que integrará a linha 2027 da dupla, é a mesma tecnologia já conhecida dos modelos Fiat e Peugeot.
A tecnologia híbrida leve da Stellantis na Citroën
O grupo Stellantis iniciou a implementação de seu conjunto híbrido leve de 12 Volts em 2024, começando com os bem-sucedidos Fiat Pulse e Fastback. Neste ano, a tecnologia chegou também aos Peugeot 208 e 2008. Agora, seguindo a estratégia do grupo, foi confirmado que em 2026 a tecnologia fará sua estreia nos carros da Citroën.
O Citroen Aircross e Basalt serão equipados com este sistema, que virá aliado ao motor 1.0 da família GSE T3 turbo flex de três cilindros e injeção direta.
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Como funciona o sistema híbrido de 12 volts
Desenvolvida pela engenharia da Stellantis em Betim (MG), a tecnologia usa um sistema conhecido como BSG (gerador por correia, na sigla em inglês). Na prática, ele substitui o alternador tradicional por um motor elétrico ligado ao virabrequim.
Esse sistema opera tanto a partida do veículo quanto a função start-stop de forma mais eficiente. O seu principal objetivo é simples: recuperar energia nas frenagens e desacelerações para alimentar as baterias, melhorando a eficiência energética, principalmente no trânsito urbano.
O futuro do Citroën C3: híbrido ou elétrico?
Para o C3, o cenário é um pouco diferente. A Citroën ainda avalia se irá adaptar o sistema híbrido para o hatch, tratando a decisão como puramente estratégica.
Contudo, uma outra porta está aberta para o compacto: a versão 100% elétrica. O ë-C3, que já teve seu desenho registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e foi visto em testes no Brasil, surge como uma forte possibilidade, alinhada aos planos de eletrificação da Stellantis. Por enquanto, isso permanece no reino das possibilidades.
A estratégia de eletrificação da Citroën no Brasil
A gestão da Citroën no Brasil nunca escondeu seus planos para a transição energética. A movimentação em direção aos híbridos leves é um passo claro nessa jornada. Embora a empresa não comente oficialmente sobre produtos futuros, é notório que todas as suas marcas caminharão por trilhas similares no mercado nacional, começando pelo Citroen Aircross e Basalt.