1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A partir de 2026, os Citroën Aircross e Basalt modelo 2027 chegarão ao Brasil com a mesma tecnologia híbrida leve de 12 volts da Fiat
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

A partir de 2026, os Citroën Aircross e Basalt modelo 2027 chegarão ao Brasil com a mesma tecnologia híbrida leve de 12 volts da Fiat

Escrito por Carla Teles
Publicado em 05/09/2025 às 18:05
A partir de 2026, os Citroën Aircross e Basalt modelo 2027 chegarão ao Brasil com a mesma tecnologia híbrida leve de 12 volts da Fiat
Descubra o segredo da Citroën para 2026! Os novos Citroën Aircross e Basalt chegarão com sistema híbrido flex para mais eficiência. Saiba tudo sobre a tecnologia.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Dupla de SUVs utilizará o sistema híbrido leve de 12V combinado ao motor 1.0 turbo flex, prometendo mais eficiência para a linha.

A Citroën se prepara para um grande passo na eletrificação de sua frota. A marca francesa planeja o lançamento do Citroën Aircross e Basalt com sistema híbrido flex em 2026. A novidade, que integrará a linha 2027 da dupla, é a mesma tecnologia já conhecida dos modelos Fiat e Peugeot.

A tecnologia híbrida leve da Stellantis na Citroën

O grupo Stellantis iniciou a implementação de seu conjunto híbrido leve de 12 Volts em 2024, começando com os bem-sucedidos Fiat Pulse e Fastback. Neste ano, a tecnologia chegou também aos Peugeot 208 e 2008. Agora, seguindo a estratégia do grupo, foi confirmado que em 2026 a tecnologia fará sua estreia nos carros da Citroën.

O Citroen Aircross e Basalt serão equipados com este sistema, que virá aliado ao motor 1.0 da família GSE T3 turbo flex de três cilindros e injeção direta.

Como funciona o sistema híbrido de 12 volts

Com um design arrojado de SUV-cupê, o Citroën Basalt se destaca pela sua traseira com queda de teto acentuada, que transmite esportividade e modernidade.
Com um design arrojado de SUV-cupê, o Citroën Basalt se destaca pela sua traseira com queda de teto acentuada, que transmite esportividade e modernidade.

Desenvolvida pela engenharia da Stellantis em Betim (MG), a tecnologia usa um sistema conhecido como BSG (gerador por correia, na sigla em inglês). Na prática, ele substitui o alternador tradicional por um motor elétrico ligado ao virabrequim.

Esse sistema opera tanto a partida do veículo quanto a função start-stop de forma mais eficiente. O seu principal objetivo é simples: recuperar energia nas frenagens e desacelerações para alimentar as baterias, melhorando a eficiência energética, principalmente no trânsito urbano.

O futuro do Citroën C3: híbrido ou elétrico?

Para o C3, o cenário é um pouco diferente. A Citroën ainda avalia se irá adaptar o sistema híbrido para o hatch, tratando a decisão como puramente estratégica.

Contudo, uma outra porta está aberta para o compacto: a versão 100% elétrica. O ë-C3, que já teve seu desenho registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e foi visto em testes no Brasil, surge como uma forte possibilidade, alinhada aos planos de eletrificação da Stellantis. Por enquanto, isso permanece no reino das possibilidades.

A estratégia de eletrificação da Citroën no Brasil

A gestão da Citroën no Brasil nunca escondeu seus planos para a transição energética. A movimentação em direção aos híbridos leves é um passo claro nessa jornada. Embora a empresa não comente oficialmente sobre produtos futuros, é notório que todas as suas marcas caminharão por trilhas similares no mercado nacional, começando pelo Citroen Aircross e Basalt.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x