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A parte assombrosa na produção de carros elétricos: baterias de lítio são caras, utilizam materiais raros e podem causar desastre ambiental

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/01/2023 às 18:07
Carros elétricos, baterias, lítio
Foto: Reprodução br.pinterest.com

Carros elétricos não são tão inofensivos quanto parecem. Suas baterias podem causar grandes danos ambientais e sociais

Os carros elétricos são conhecidos por serem aliados do meio ambiente, já que utilizam energia limpa e, consequentemente, não poluem a atmosfera de forma direta. Suas baterias são caras, emitem carbono durante a produção e dependem do lítio, um elemento escasso na natureza que precisa ser extraído por meio de mineração. Além disso, as fontes mundiais de lítio estão localizadas em regiões de conflitos, como o Congo, que fica no continente africano.

Prejuízos causados pelo lítio, que é utilizado na produção das baterias de carros elétricos

Além de ser um elemento raro, que precisa ser minerado em locais distantes e de conflito, 2,1 milhões de litros de água são necessários para a extração e refinação de cada tonelada de lítio, suficiente para produzir baterias para apenas cerca de 80 veículos elétricos. Para piorar a questão ambiental, o lítio que está contido nas rochas precisa ser separado com produtos químicos altamente tóxicos, como carbonato de sódio, bases e ácidos. A liberação desses produtos químicos por meio do processo de lixiviação, derramamento ou emissões atmosféricas, põe em perigo as comunidades e o ecossistema local.

Preço alto das baterias de carros elétricos é outro fator negativo

De acordo com a pesquisadora Carolina Pineda Castro, do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (Leve) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é preciso passar por vários obstáculos para tornar a cadeia produtiva das baterias de lítio menos complexa e mais barata. “A pandemia de covid-19 e a guerra da Rússia contra a Ucrânia afetaram o preço das baterias, que vinha caindo”, ela afirma. “Isso porque o valor de metais como cobalto, lítio e níquel aumentou, deixando sérias preocupações sobre a cadeia de suprimentos”, complementa.

Segundo as estimativas da Benchmark Minerall Intelligence – agência de relatórios de preços com sede em Londres e fornecedora de informações especializadas para a cadeia de suprimentos de baterias de íon de lítio – desde janeiro de 2020 o preço desse mineral teve um aumento de 900%, o que pode interferir no futuro dos automóveis de propulsão elétrica, que seguem com a alta dos preços. Para saber mais, confira abaixo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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