As obras do túnel duplo no Morro do Vieira, parte estratégica da duplicação da BR-280, já alcançaram cerca de 75% de execução e seguem com intervenções estruturais importantes. A previsão de entrega do trecho é para o final de 2027, dependendo da continuidade nos repasses de recursos federais.
A duplicação da BR-280, uma das mais aguardadas obras de infraestrutura no Norte de Santa Catarina, segue em ritmo acelerado, especialmente no trecho que contempla o túnel duplo em construção entre Jaraguá do Sul e Schroeder.
Essa fase faz parte do lote 2.2 da duplicação da rodovia federal, abrangendo um novo traçado de 24 km conhecido como o contorno da BR-280.
Com investimentos que ultrapassam R$ 993 milhões, o lote é um dos mais avançados da duplicação e está próximo de alcançar 75% de execução, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina (DNIT/SC).
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Intervenções estruturais avançam na parte externa do túnel duplo
O túnel duplo, que terá 1.060 metros de extensão no lado esquerdo e 1.005 metros no direito, está recebendo reforços importantes na parte externa do emboque oeste.
As equipes atuam nas obras de contenção do talude lateral, utilizando chumbadores — dispositivos de ancoragem de diferentes tamanhos — para estabilização do maciço.
Além disso, há aplicação de concreto projetado com 12 cm de espessura e a instalação de revestimento com tela metálica, medidas que garantem a integridade da estrutura diante das chuvas intensas e movimentações do solo.
Drenos horizontais profundos também estão sendo implantados para prevenir infiltrações e reforçar a durabilidade da obra.
Canteiro de obras dentro do túnel acelera construção de viadutos
Outro destaque nas obras é a produção das vigas dos viadutos de acesso ao túnel.
Para otimizar tempo e logística, o túnel está sendo utilizado como canteiro de obras, onde as vigas são moldadas e, em seguida, transportadas até os locais de montagem.
Essa estratégia tem sido essencial para o progresso da duplicação da BR-280, que ainda conta com outros dois lotes ao longo dos 75 km entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
Liberação só ocorrerá com conclusão total do lote
Apesar dos avanços, o tráfego pelo túnel duplo só será permitido após a finalização completa do lote 2.2, prevista para dezembro de 2027.
Essa estimativa, porém, está condicionada à manutenção dos repasses financeiros por parte do governo federal.
Segundo o DNIT, o túnel é peça fundamental para o contorno rodoviário e representa um marco na modernização da BR-280, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito pesado da região.
Importância da duplicação da BR-280 para o desenvolvimento regional
A duplicação da BR-280 é considerada estratégica não apenas para o escoamento da produção industrial de Santa Catarina, mas também para a melhoria da mobilidade urbana e redução de acidentes em uma das rodovias mais movimentadas do estado.
A inclusão do túnel duplo nesse contexto reforça a complexidade e a importância da obra para o desenvolvimento regional.
Com a continuidade das obras e o cumprimento dos prazos, a expectativa é de que o novo trecho impulsione a economia local e traga mais qualidade de vida para motoristas e moradores das cidades envolvidas.
Com informações do site NSC Total