Com motor mais potente e suspensão de moto grande, a nova moto Honda encara a cidade, mas seu preço e um detalhe na segurança geram debate
A nova moto Honda ADV 160 chegou ao mercado brasileiro para o modelo 2025 com uma promessa clara: ser o “SUV de duas rodas” definitivo para quem enfrenta o asfalto ruim das cidades. Com uma suspensão robusta da marca Showa, um motor mais potente e um design inspirado em suas irmãs maiores, ela se posiciona como um veículo premium. O preço público sugerido no lançamento foi de R$ 23.060.
Esta segunda geração da scooter aventureira da Honda traz evoluções importantes em relação ao modelo anterior, a ADV 150. O motor agora é o mesmo da PCX 160, mais forte e eficiente, e a moto ganhou controle de tração. No entanto, a decisão da marca de manter um sistema de freio ABS que atua apenas na roda dianteira, somada ao seu preço elevado, a coloca em uma disputa acirrada com sua principal concorrente, a Yamaha NMAX.
O que mudou nova moto Honda ADV 160?
A mudança mais significativa da ADV 160 está em seu motor. O modelo 2025 vem equipado com o monocilíndrico eSP+ (enhanced Smart Power Plus) de 156,9 cc, que conta com quatro válvulas. Essa atualização resultou em um aumento de potência para 16 cv e 1,46 kgf.m de torque. Na prática, a moto ficou notavelmente mais ágil, com melhores respostas em acelerações e retomadas no trânsito urbano.
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Outra novidade importante para a segurança é a inclusão do controle de tração (HSTC) como item de série. O sistema monitora a velocidade das rodas e evita que o pneu traseiro derrape em acelerações em pisos escorregadios. Apesar do ganho de potência, a eficiência é um ponto forte: testes da imprensa especializada registraram um consumo excelente de até 48,1 km/l.
Suspensão de moto grande
O que realmente define a ADV 160 como um “SUV de duas rodas” é sua suspensão. O conjunto, assinado pela renomada marca Showa, tem um curso muito maior que o de scooters convencionais: são 130 mm na dianteira e 110 mm na traseira. Os amortecedores traseiros ainda contam com um reservatório de gás externo, tecnologia que ajuda a manter a performance mesmo em uso intenso.
Esse sistema, combinado com o bom vão livre do solo de 165 mm, permite que a scooter passe por buracos, valetas e lombadas com um conforto impressionante. Relatos de proprietários confirmam que a suspensão é o principal ponto de satisfação, pois absorve as irregularidades do asfalto de forma suave, aumentando a confiança e a segurança do piloto.
Mais tecnologia e praticidade para o dia a dia
A Honda também refinou a experiência do piloto no modelo 2025. A nova moto Honda recebeu um painel de instrumentos 100% digital maior e mais completo, que agora inclui um conta-giros, informação muito solicitada pelos donos do modelo anterior.
A praticidade também foi aprimorada. O espaço de armazenamento sob o banco aumentou para 29 litros, suficiente para guardar um capacete fechado e outros objetos. No porta-luvas, a antiga tomada 12V foi substituída por uma moderna porta USB-C. O sistema de chave presencial Smart Key, que permite ligar a moto e abrir o assento sem tirar a chave do bolso, foi mantido.
O preço alto e o freio ABS de apenas um canal
Apesar de suas muitas qualidades, a ADV 160 tem um ponto controverso que gera muito debate: o sistema de freio. Embora tenha discos nas duas rodas, o sistema ABS atua apenas na roda dianteira. Isso significa que a roda traseira pode travar em uma frenagem brusca, uma decisão de projeto que a coloca em desvantagem direta com sua principal concorrente.
A Yamaha NMAX 160, além de ter um preço sugerido mais baixo (R$ 21.790 no modelo 2025), oferece freio ABS de dois canais, atuando em ambas as rodas. A escolha da Honda cria um dilema para o consumidor, que precisa pesar o conforto superior da suspensão da ADV contra a segurança adicional e o menor custo da NMAX. A decisão final depende da prioridade de cada um.
Comprei a primeira geração e gostei muito. Comprei essa nova e me arrependi totalmente. Suspensão péssima, ringido na carenagem, conforto comprometido. Não recomendo pra ninguém.
Ruim demais, arrependido ao extremo, suspensão chicoteado sempre, zero conforto, barulho na bolha e desgaste excessivo de pneus!!!
Agora até moto estão chamando de SUV. Daqui a pouco vão lançar patinetes e skates SUV também.