Prepare-se, porque o trânsito no Brasil acaba de ganhar uma dose extra de segurança com a implementação da nova lei dos retrovisores! Quem diria que até um retrovisor, aquele item que a gente mal nota, poderia protagonizar uma revolução no transporte escolar? Mas é isso mesmo: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) colocou em prática novas regras para vans e micro-ônibus que transportam estudantes, e elas prometem reduzir drasticamente os pontos cegos, tornando as estradas bem mais seguras.
A principal novidade da nova lei dos retrovisores é a exigência de retrovisores ajustáveis, que permitem aos motoristas uma visão completa das áreas ao redor do veículo. Esse ajuste é vital, conforme o Contran, principalmente para garantir a segurança das crianças, que frequentemente ficam fora do campo de visão tradicional por conta de sua estatura. Com isso, a nova legislação tem como objetivo reduzir os acidentes e melhorar a segurança no trânsito no Brasil.
E não é só isso! Os retrovisores agora precisam ter um tamanho mínimo de 69 cm², com capacidade para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro. Esse aumento na área de visão, especialmente em veículos de passeio, vai permitir que os motoristas visualizem melhor o entorno e tenham mais controle, reduzindo a chance de acidentes provocados por pontos cegos.
O que acontece se a nova lei dos retrovisores não for seguida?
Ignorar essas regras pode pesar no bolso! Os motoristas que não adaptarem seus veículos estão sujeitos a multas graves, perda de pontos na CNH e até mesmo retenção do veículo até a regularização. Ou seja, a adaptação não é opcional, é uma questão de manter a segurança e evitar problemas com a fiscalização.
-
Fiat Pulse Abarth 2026 mantém corrente no motor em vez de correia e chega a 185 cv com gasolina ou etanol
-
Chevrolet aposta em correia em banho de óleo no Onix Premier 2026 e cobra manutenção precisa a cada 10 mil km
-
SUV Caoa Chery Tiggo 8 PRO 2026 roda 12,5 km/l na estrada com motor 1.6 turbo de 187 cv e pesa quase 1,7 tonelada
-
Sedã BYD King 2026 de 209 cv roda 1.200 km com uma carga e custa R$ 22 mil a menos que Corolla
Se a nova lei dos retrovisores não for seguida, o motorista enfrentará consequências pesadas. A infração é classificada como grave, resultando em uma multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo pode ser retido até que esteja regularizado, caso os retrovisores estejam danificados ou não cumpram as novas exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Além da multa financeira, o motorista recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso pode aproximá-lo do limite de pontos que leva à suspensão do direito de dirigir. Em alguns casos, o veículo pode ser retido até que as irregularidades sejam corrigidas. Isso significa que o veículo pode ser removido da circulação até estar em conformidade com as novas regras, gerando transtornos para o motorista e possíveis custos adicionais.
E as novidades não param por aí!
As mudanças fazem parte de um pacote de atualizações para veículos novos, que agora também incluem controle eletrônico de estabilidade, luzes diurnas automáticas e alarmes de cinto de segurança. Essas inovações buscam trazer ainda mais proteção ao trânsito no Brasil, especialmente em veículos maiores, como ônibus e caminhões, que deverão adotar esses dispositivos até 2025.
Com todas essas atualizações, a expectativa é de um trânsito mais seguro para todos, especialmente para os estudantes, que poderão contar com motoristas melhor equipados para lidar com os desafios das estradas brasileiras.
A nova lei dos retrovisores já está valendo, e é hora de motoristas e proprietários de veículos escolares ficarem atentos! As mudanças são necessárias para garantir um trânsito mais seguro e eficiente, com foco na redução de acidentes causados por falta de visibilidade. Essa legislação marca um avanço significativo no compromisso com a segurança nas estradas do Brasil.
Eu achei ótimo vou mandar equipar os meus
Mais uma manobra para fod#er o cidadão, extorquir dinheiro e promover a extorsão. Ou alguém acredita que DETRAN, DENATRAN, CONTRAN e outras desgr@ças que assolam o país estão pteocupadas com a segurança de alguém?
Oque adianta aumentar o tamanho do retrovisor se muitos motoristas não sabem usar, nem regular da maneira correta.