Com um moderno e potente motor de 92 cv, a Honda confirma o lançamento da big trail para o segundo semestre de 2025, ressuscitando um nome icônico para desafiar rivais como a Ténéré 700.
A espera dos fãs de aventura no Brasil está perto do fim. A Honda confirmou oficialmente o lançamento da nova Honda XL750 Transalp para o segundo semestre de 2025, ressuscitando um nome icônico com uma proposta moderna e potente para corrigir sua controversa passagem anterior pelo país.
Com um motor de 92 cv e um pacote eletrônico completo, ela chega para desafiar rivais de peso como a Yamaha Ténéré 700 e as Suzuki V-Strom, apostando na força de seu motor e na confiabilidade da marca para reconquistar seu lugar no coração dos brasileiros.
A herança Transalp: do ícone dos anos 80 à polêmica passagem pelo Brasil
Para entender a importância deste retorno, é preciso olhar para a história. A primeira Transalp, a XL600V, foi lançada em 1987 e ajudou a criar o conceito de moto “faz-tudo”: confortável para longas viagens no asfalto e capaz na terra. Seu motor V-Twin virou uma assinatura.
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No entanto, sua última passagem pelo Brasil, entre 2011 e 2014, foi um fracasso comercial. A XL 700V chegou ao país já defasada, com um câmbio de apenas cinco marchas e um motor V-Twin que, por ser o único do tipo na linha da Honda Brasil, ganhou a fama de “motor órfão”. Esmagada por concorrentes mais focados, como a V-Strom 650 (no asfalto) e a BMW F 800 GS (na terra), a Transalp saiu de linha discretamente, deixando uma legião de fãs que, ironicamente, hoje cultuam o modelo no mercado de usados.
O coração da nova fera: o motor de 755cc e 92 cv
A nova Honda XL750 Transalp abandona o antigo V-Twin por um motor muito mais moderno e potente. O coração da moto é um bicilíndrico paralelo de 755cc, com comando de válvulas Unicam, tecnologia herdada das motos de motocross da Honda que torna o cabeçote mais leve e compacto, e virabrequim de 270 graus, que lhe confere um som pulsante e uma entrega de torque mais forte em baixas rotações, similar à de um motor V-Twin.
Os números são impressionantes e a colocam no topo da categoria em termos de performance:
- Potência Máxima: 91,8 cv a 9.500 rpm.
- Torque Máximo: 7,65 kgf.m a 7.250 rpm.
Este é o mesmo motor que equipa a naked CB750 Hornet, universalmente elogiado pela entrega de potência linear e refinada, tornando a moto dócil em baixas rotações, mas extremamente potente quando exigida.
O que a nova Honda XL750 Transalp oferece?
A Honda equipou a nova Transalp com um pacote moderno para complementar a força do motor. O chassi de aço tipo diamante é leve, resultando em um peso de apenas 208 kg em ordem de marcha, um dos mais baixos da categoria. As rodas raiadas seguem a receita de aventura, com aro 21 polegadas na frente e 18 atrás.
A tecnologia embarcada é gerenciada por um acelerador eletrônico e inclui:
- 5 modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain, Gravel e User).
- Controle de tração com 5 níveis de ajuste (pode ser desligado).
- Freios ABS com modo off-road, que permite desligar a atuação na roda traseira.
Um ponto estratégico é que a Transalp que chega ao Brasil em 2025 já é a versão atualizada globalmente. Essa atualização corrige a principal crítica do modelo de lançamento: uma suspensão excessivamente macia, que comprometia a performance em uma tocada mais esportiva ou com garupa e bagagem. Ao trazer a versão com calibragem mais firme de fábrica, a Honda do Brasil evita que a principal queixa dos primeiros proprietários sequer se manifeste no mercado nacional.
O campo de batalha de 2025: a briga com Ténéré 700 e as V-Strom
A nova Honda XL750 Transalp entra em um dos segmentos mais quentes do mercado, com rivais bem estabelecidos.
Contra a Yamaha Ténéré 700: é o duelo da versatilidade contra a pureza off-road. A Transalp leva uma vantagem esmagadora em potência (quase 20 cv a mais) e em tecnologia. A Ténéré, por sua vez, tem suspensões superiores e um apelo “Dakar” para quem realmente prioriza a terra.
Contra a Suzuki V-Strom 800DE: é a briga mais direta. A Transalp é mais potente e mais leve, mas a V-Strom 800DE contra-ataca com uma suspensão totalmente ajustável de maior curso e quickshifter de fábrica.
Contra a Suzuki V-Strom 650 XT: a Transalp é tecnicamente superior em tudo, mas a V-Strom 650 XT tem o trunfo do preço mais baixo e a confiabilidade de seu motor V-Twin. Assim, a Ténéré firma-se como a escolha do purista off-road, a V-Strom 800DE do aventureiro que valoriza um chassi superior, e a V-Strom 650 do motociclista que busca o melhor custo-benefício para viagens.
A nova Honda XL750 Transalp tem o que é preciso para liderar?
A nova Honda XL750 Transalp retorna ao Brasil para ser a aventureira mais equilibrada do mercado. Ela combina o motor mais potente da categoria com um pacote eletrônico completo e a inquestionável confiabilidade da marca Honda.
A decisão da Honda de já trazer a versão com a suspensão corrigida mostra uma estratégia mais atenta e alinhada com as críticas do mercado global. Seu sucesso comercial dependerá de um posicionamento de preço estratégico, mas, independentemente do valor final, seus atributos técnicos a colocam como uma forte candidata à liderança. A combinação de um motor superior com a vasta rede da marca posiciona a nova Honda XL750 Transalp não apenas como um sucesso de vendas em potencial, mas como a provável nova referência das big trails médias no Brasil.
O conjunto ótico é bom ??? Pq da minha CB500X é uma ****…
Espero que tenham ficado nisso, pq moto só pra andar de dia não dá né…
Tive 2 Transalp, 2012 e 2014, tiradas zero, a 2012 foi furtada e estou com a segunda, muito boa , viajei muito pelo Brasil muita força e confiabilidade.
Qual o preço da xl 750