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A multa vai cantar! Interior de SP terá novos radares, anuncia concessória veja onde

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/01/2025 às 20:11
Novos radares entram em operação no interior de SP. Descubra onde estão e como impactam a segurança das rodovias.
Novos radares entram em operação no interior de SP. Descubra onde estão e como impactam a segurança das rodovias.

A EcoNoroeste anuncia novos radares em três rodovias do interior de SP. A partir de 29 de janeiro, equipamentos entram em operação para aumentar a segurança e reduzir acidentes.

Prepare-se para mudanças significativas nas rodovias do interior paulista.

Novos radares, prontos para monitorar as estradas, entram em operação ainda este mês, prometendo transformar o tráfego e, principalmente, reforçar a segurança de quem transita por importantes vias do estado.

Mas quais cidades serão impactadas? E o que está por trás dessa decisão estratégica? Descubra os detalhes agora.

Três novos radares em operação

A partir de quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, três novos radares começam a funcionar em rodovias sob concessão da EcoNoroeste, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 22.

Os pontos específicos das instalações são os seguintes:

  • Rodovia Washington Luís (SP-310): no quilômetro 275+130m, sentido sul, entre Araraquara e São Carlos. Velocidade máxima permitida: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326): no quilômetro 369+340m, sentido norte, entre Taiúva e Bebedouro. Velocidade máxima permitida: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Rodovia Carlos Tonanni (SP-333): no quilômetro 85+860m, sentido leste, entre Jaboticabal e Sertãozinho. Velocidade máxima permitida: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Esses novos radares fazem parte de uma estratégia maior que envolve a instalação de 45 equipamentos em diversos trechos administrados pela EcoNoroeste.

O projeto foi aprovado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), com foco em pontos considerados críticos para a segurança viária.

Objetivo: salvar vidas e reduzir acidentes

Os radares não são apenas ferramentas de fiscalização, mas parte de uma iniciativa para salvar vidas.

Dados fornecidos pela EcoNoroeste mostram que, em 2024, houve uma redução de 29% na gravidade e 19% na fatalidade de acidentes nas rodovias sob sua administração.

No último trimestre do ano, os acidentes fatais diminuíram 57%, um resultado atribuído à instalação de equipamentos de controle e à conscientização dos motoristas.

De acordo com especialistas em segurança viária, o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves nas estradas.

A instalação dos novos radares busca justamente coibir esse comportamento, além de aumentar a sensação de segurança entre os usuários das rodovias.

Como funciona a operação dos radares?

Embora a EcoNoroeste seja responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, o processamento das infrações e a aplicação de multas ficam a cargo do DER-SP.

A concessionária segue um cronograma rigoroso de homologações, que inclui a publicação dos radares ativos no Diário Oficial.

Além disso, a EcoNoroeste realiza uma ampla divulgação para informar os motoristas sobre os novos pontos de fiscalização.

Placas de sinalização, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) são instalados antes da ativação de cada radar, garantindo que todos os usuários sejam devidamente alertados.

Um radar a cada 10 quilômetros

O projeto da EcoNoroeste prevê um radar a cada 10 quilômetros de estrada, abrangendo 17 municípios do interior paulista.

Entre as cidades impactadas estão Araraquara, São Carlos, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.

Segundo a concessionária, a escolha dos locais para instalação dos equipamentos foi baseada em um estudo que identificou áreas com maior incidência de acidentes graves.

Esses pontos passaram por validação técnica da ARTESP e do DER-SP antes de serem aprovados para a instalação.

Impactos para os motoristas

Com a ativação dos novos radares, motoristas precisam redobrar a atenção às velocidades permitidas, que variam conforme o tipo de veículo e o trecho da rodovia.

Além de evitar multas, respeitar os limites de velocidade contribui diretamente para a segurança de todos que utilizam as vias.

“Nosso objetivo não é apenas fiscalizar, mas criar uma cultura de responsabilidade no trânsito,” afirmou um porta-voz da EcoNoroeste.

Segundo ele, a presença dos radares tem se mostrado eficaz não apenas na redução de acidentes, mas também na conscientização dos motoristas sobre os riscos de desrespeitar as normas de trânsito.

Resultados positivos em 2024

Os números falam por si. Em 2024, os radares instalados em rodovias sob concessão da EcoNoroeste contribuíram significativamente para a redução de acidentes fatais.

Essa tendência reforça a importância de continuar investindo em infraestrutura e tecnologias que promovam a segurança viária.

Além disso, a iniciativa demonstra o compromisso da concessionária em cumprir as obrigações estabelecidas no contrato de concessão com o Governo do Estado de São Paulo.

Cada novo radar instalado representa um passo a mais na construção de rodovias mais seguras e eficientes.

Como acompanhar as novidades

Para manter os usuários informados, a EcoNoroeste utiliza suas redes sociais e o site oficial como canais principais de comunicação.

Nesses espaços, é possível conferir a relação completa dos radares em operação, além de informações sobre limites de velocidade e dicas de segurança no trânsito.

Se você é motorista e utiliza as rodovias mencionadas, fique atento às sinalizações e respeite os limites. A segurança no trânsito começa com cada um de nós!

Pergunta para os leitores: Você acredita que a instalação de radares é suficiente para reduzir acidentes ou outras medidas também deveriam ser adotadas? Comente abaixo!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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