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A moto boa e ‘barata’ que deixa Honda e Yamaha no chinelo: ZONTES T 350 faz até 29,8 km por litro em percurso misto

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/08/2024 às 00:52
Atualizado em 07/08/2024 às 19:12
A moto boa e barata que deixa Honda e Yamaha no chinelo ZONTES T 350 faz até 29,8 km por litro em percurso misto
Foto: Zontes/Divulgação

Zontes estreia no mercado brasileiro e já planeja dominar o segmento de duas rodas. A empresa divulgou a chegada da sua nova Zontes T 350, motocicleta que promete revolucionar o setor, confira os detalhes.

Desde março de 2023, o Grupo J. Toledo começou a trazer as motos da chinesa Zontes para o mercado nacional. A princípio com 3 modelos de 310 cilindradas, a marca agora anuncia uma grande expansão da linha, sempre trazendo motores de 350 cilindradas. No total são 7 novas motos, sendo três delas evoluções das que já eram vendidas por aqui. Confira os detalhes da nova Zontes T 350 2024, motocicleta que promete mudar o segmento de duas rodas.

Nova Zontes T 350 entrega 41 cv de potência

Em dimensões, a nova motocicleta conta com altura de 1.380 mm, comprimento de 2135 mm, largura de 850 mm e distância de entre eixos 1420 mm.

A altura do assento é de 795 mm, a distância do solo é de 150 mm. Com capacidade de tanque de 19 L, o peso seco é de 183 kg. Já em estrutura, o chassi da nova Zontes T 350 é de aço reforçado, com suspensão dianteira telescópica invertida, mola helicoidal, amortecimento hidráulico com pré-carga da mola.

Já na traseira, a suspensão é oscilante, mono amortecimento central. O freio dianteiro é ABS independente, disco simples de 320 mm, pinça radial de 4 pistões opostos, acionamento hidráulico. O freio traseiro é de ABS independente, disco simples de 265 mm, pinça de 1 pistão e acionamento hidráulico.

O veículo vem equipado com motor monocilíndrico de 4 tempos DOHC de 4 válvulas, capaz de entregar 41 cv a 8.300 rpm e torque máximo de 3,35 kgfm a 7.300. A velocidade máxima é de 144 km/h e a transmissão da motocicleta é manual de 6 velocidades com embreagem deslizante multidisco com lubrificação.

Nova Zontes T 350 chega repleta de tecnologias

Do quadro à ciclística, do motor à tecnologia embarcada, a motocicleta impressiona em cada detalhe. Com tecnologia de criptografia avançada, o sistema de ignição sem chave 2.5 da Zontes T 350 é altamente seguro e conveniente, permitindo desbloquear a moto a uma distância de 1,5 m. É à prova d’água e pode ser usado mesmo quando a bateria está descarregada. O painel de instrumentos TFT colorido oferece quatro opções de interfaces temáticas, para personalização de uso.

A moto boa e barata que deixa Honda e Yamaha no chinelo ZONTES T 350 faz até 29,8 km por litro em percurso misto
Painel da Zontes/Divulgação

Conta com dois modos de luz, um de fundo manual e outro de fundo automático, e pode ajustar a intensidade da luz de fundo de acordo com o brilho e a escuridão do ambiente, e é convenientemente rápido. Ele também pode monitorar os dados de direção, falhas do veículo, temperatura dos pneus e pressão do ar em tempo real durante a condução para garantir a segurança da direção.

Vale mencionar que o mais recente sistema de injeção da Bosch integra funções como controle de ventoinha, controle de modos de condução e de controle de economia de combustível, o que equivale a uma otimização abrangente da economia de combustível. A motocicleta custa cerca de R$ 32.300.

Outros modelos da Zontes

Totalmente novas: a naked estilo sports café GK 350, a custom S 350 e o scooter 350 E. Os modelos R 350, V 350 e T 350 substituem os anteriores R,V e T com motor de 310cm³, lançados no último ano. Contudo, a crossover T 350 agora tem duas versões: T 350X, com rodas raiadas e aro de 19 polegadas na dianteira, e T 350, com rodas de liga leve e aros de 17 polegadas.

A Zontes, representada no Brasil pela J. Toledo nasceu na China em 2003 e faz parte do grupo Tayo Motorcycle Technology com atuação em vários países, agora com o Brasil incluído. O motor totalmente novo, é compartilhado entre todos os modelos, com exceção do scooter 350 E.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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