A transformação do Cerrado brasileiro em potência agrícola não foi obra de uma única marca de trator. Enquanto a Valmet (Valtra) foi pioneira, a Massey Ferguson teve um papel igualmente decisivo com seus modelos robustos e populares.
Embora a Valmet (hoje Valtra) seja reconhecida por seus passos pioneiros, a Massey Ferguson desempenhou um papel igualmente crucial. Duas gigantes, verdadeiras referências de marca de trator, na conquista agrícola do Cerrado a partir dos anos 60.
Antes da década de 1960, o vasto Cerrado brasileiro era um gigante adormecido, considerado inadequado para a agricultura intensiva. Sua transformação em um dos celeiros do mundo exigiu uma revolução, e no coração dela estava a mecanização, liderada pelos tratores.
Valmet (atual Valtra): desbravando a agricultura brasileira com inovação pioneira e força adaptada ao solo nacional
A Valmet, de origem finlandesa, chegou ao Brasil em 1960, estabelecendo a primeira fábrica de tratores do país. Desde o início, focou no desenvolvimento de máquinas adaptadas às condições brasileiras, mantendo a robustez escandinava. Inovações como tratores estreitos para cafezais e motores a álcool adaptados de diesel marcaram sua trajetória.
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Para o Cerrado, o Valmet 138-4 Turbo, lançado em 1983 com 140 cv e tração 4×4, foi um marco, sendo por muitos anos o trator mais potente produzido no Brasil e ideal para o preparo pesado do solo na região. A Valmet também introduziu um sistema duplo de filtragem de ar, crucial para a durabilidade dos motores nas condições de poeira do Cerrado.
Massey Ferguson: o robusto “cavalo de batalha” que impulsionou a transformação do Cerrado com popularidade e escala
A Massey Ferguson iniciou operações no Brasil em 1958, lançando seu primeiro trator de fabricação nacional, o MF 50 “Cinquentinha”, em 1961, já com alto índice de nacionalização. A marca rapidamente se tornou proeminente. Modelos como o MF 275 e a Série MF 200, introduzidos nos anos 1970, foram essenciais para a expansão da produção de grãos no Cerrado, tornando-se os mais vendidos.
A estratégia da Massey Ferguson nos anos 1960 era desenvolver “tratores mais robustos, com maior capacidade de tração”, visando a expansão das fronteiras agrícolas. Com uma liderança de mercado que durou quase 50 anos e a maior fábrica de tratores da América Latina em Canoas (RS), a Massey Ferguson teve uma capacidade de produção massiva.
Como os tratores e a tecnologia dominaram os desafios do Cerrado
O Cerrado impunha desafios como solos ácidos e a necessidade de desmatamento em larga escala. “Grandes máquinas” foram indispensáveis. Técnicas como o “Correntão”, tracionado por tratores potentes (frequentemente de esteira na fase inicial), removiam a vegetação. Em seguida, tratores de rodas robustos da Valmet e Massey Ferguson realizavam o preparo do solo (aração, calagem, subsolagem).
Essa mecanização foi crucial para aplicar as soluções agronômicas desenvolvidas pela Embrapa (correção do solo, variedades de culturas adaptadas) e viabilizadas por programas governamentais como o Polocentro, que ofereceu financiamento para a modernização.
Valmet (Valtra) e Massey Ferguson: uma perspectiva comparativa e a importância de cada marca de trator na mecanização do Cerrado
Tanto a Valmet quanto a Massey Ferguson foram participantes chave no Plano Nacional da Indústria de Tratores Agrícolas. A Valmet frequentemente se destacou pelo pioneirismo tecnológico, como o primeiro trator turbo 4WD nacional. A Massey Ferguson, por sua vez, brilhou pela popularidade massiva e pela confiabilidade percebida de seus tratores “cavalos de batalha”, como o MF 275, que se tornou o mais vendido da marca.
A escala de produção e a ampla adoção dos tratores Massey Ferguson demonstram um impacto profundo e generalizado. Assim, ambas as marcas foram igualmente cruciais: a Valmet inovando e a Massey Ferguson popularizando e fornecendo a robustez em grande escala necessária para domar o Cerrado.
Está matéria está mais parecendo um merchandising destas marcas. Quem abriu foi a extinta CBT – COMPANHIA BRASILEIRA DE TRATORES.
É uma boa propaganda das marcas de tratores Valtra e Massey Ferguson ( que por sinal são ótimos equipamentos), mas na verdade a marca que começou o desbravamento do cerrado foi o CBT, o 1090 e depois o1105. Os tratores eram grandes e fortes mas os motores Perkins do 1090 da época superaqueciam porque era muito calor. Mas o 1105 já veio com motor Mercedes e já resolveu o problema. Eu sou testemunha ocular. Pelo menos entre 74 ou 75 em uma fazenda na margem do rio Serrote ali entre Maracaju e Sidrolândia era assim.
Desde 1988 quando aqui cheguei no tocantins trabalhei em reformadora de pneus agricolas.
O trator que desbravou nossos cerrados foram os valente CBT 1090 2105 INCLUSIVE ALGUNS TRAÇADOS .
O modelo da massey mais popular na época era o 95x.
Só quem tem é usou sabe CBT 1105 E 2105 desbravou o Goiás e Tocantins…
CBT/C 10 e cerrado este era trio.