1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo: a primeira do planeta a produzir energia para campos de petróleo e gás, equipada com turbinas da Siemens Gamesa
Tempo de leitura 3 min de leitura

A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo: a primeira do planeta a produzir energia para campos de petróleo e gás, equipada com turbinas da Siemens Gamesa

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 14/05/2024 às 06:40
Atualizado em 15/05/2024 às 06:27
ENERGIA - turbina - Simens - vortex - usina - equinor - instalação
O maior parque eólico flutuante do mundo produziu sua primeira energia com turbinas Siemens Gamesa, terá capacidade de 88 MW, se tornando o mais poderoso do tipo no planeta!

O maior parque eólico flutuante do mundo produziu sua primeira energia com turbinas Siemens Gamesa, terá capacidade de 88 MW, se tornando o mais poderoso do tipo no planeta!

Os mares ocidental e do norte da Europa são conhecidos por fortes correntes eólicas e, portanto, devem se tornar uma das bases da energia europeia com o uso de fontes de energia renováveis. A norueguesa Equinor, disse que a produção de energia da primeira turbina eólica da Hywind Tampen – o maior parque eólico flutuante do mundo, foi iniciada!

Usina tem um total de 11 turbinas (8MW Siemens Gamesa SG 8.0-167 DD). Sete das turbinas do parque eólico entraram em fluxo em 2022, com a instalação das quatro restantes ocorreram em 2023. Quando concluído, a Equinor diz que o parque eólico offshore terá uma capacidade de sistema de 88 megawatts, de energia se tornando o mais poderoso do tipo no mundo!

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a montagem do maior parque eólico flutuante do mundo

O primeiro parque eólico do mundo que alimenta a produção de instalações de petróleo e gás

O maior parque eólico flutuante do mundo será usado para tornar a extração de petróleo e gás um pouco mais ecológica no Mar do Norte e também vai contribuir para uma maior independência energética na Noruega e na Europa. Equinor disse que a primeira energia de Hywind Tampen foi enviada para o campo de Gullfaks.

“Estou orgulhoso de que agora tenhamos começado a produção de energia na Hywind Tampen, o primeiro e maior parque eólico flutuante da Noruega do mundo”, disse Geir Tungesvik, vice-presidente executivo da Equinor para projetos, perfuração e compras.

“Este é um projeto único, o primeiro parque eólico do mundo que alimenta a produção de instalações de petróleo e gás.”

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

A Equinor disse também que a Hywind Tampen vai atender cerca de 35% da demanda de energia dos campos de Gullfaks e Snorre. “Isso reduzirá as emissões de CO2 dos campos de petróleo e gás em cerca de 200.000 toneladas por ano”, acrescentou a petroleira.

Hywind Tampen está localizado a cerca de 140 quilômetros (86,9 milhas) da costa da Noruega, em profundidades que variam de 260 a 300 metros.

Turbinas Siemens Gamesa

As turbinas Siemens Gamesa de 11, 8 MW de energia na Hywind Tampen são instaladas em uma estrutura de concreto flutuante, com um sistema de amarração conjunta. Uma vantagem das turbinas eólicas flutuantes é que elas permitem a instalação em águas mais profundas, em comparação com as turbinas de fundo fixo.

A Equinor em 2017 começou a operar a Hywind Scotland, um parque eólico flutuante de 30 MW de energia com cinco turbinas, um projeto considerado o primeiro parque eólico flutuante do mundo.

Governo dos Estados Unidos disse que queria pelo menos 15 GW de energia de capacidade eólica flutuante offshore instalada na costa dos EUA até 2035

Vários outros projetos de parques eólicos flutuantes entraram em serviço nos últimos cinco anos ou estão em desenvolvimento.

O governo Biden disse que queria pelo menos 15 GW de capacidade eólica flutuante offshore instalada na costa dos EUA até 2035. O “Floating Offshore Wind Shot” da administração visa reduzir os custos das tecnologias eólicas offshore flutuantes em mais de 70% na próxima década.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos