A maior obra ferroviária da China está em construção: conheça a nova ferrovia que promete ser um marco da engenharia moderna e desbancar outros países.
A China está mais uma vez desafiando os limites da engenharia com a construção de uma nova malha ferroviária de alta velocidade rumo ao Xizang, região conhecida mundialmente como Tibete. Este ambicioso projeto não é apenas a maior obra ferroviária da China, mas promete ser um marco na história da engenharia mundial. A ferrovia atravessa terrenos desafiadores, com condições naturais extremas que tornam cada etapa da construção uma verdadeira façanha. Esse megaprojeto mostra o compromisso chinês em integrar regiões remotas, ampliando sua infraestrutura de transporte e provando que nenhuma barreira geográfica é intransponível.
China constrói nova ferrovia com 1.629 km de extensão
O ponto de partida da nova ferrovia da China está a apenas 300 metros acima do nível do mar, enquanto o destino final, Lhasa, está a mais de 3.000 metros de altitude, tornando esta a maior obra ferroviária da história. Apenas o segmento de Nyingchi, da malha ferroviária, demanda 47 túneis e 121 pontes.
Um dos trechos mais desafiadores foi o túnel de Milin, com 10 km de extensão. China constrói nova ferrovia que atravessa áreas com alta temperatura da crosta terrestre e, fatores como grandes variações de temperatura entre dia e noite e condições climáticas extremas são desafios que o país precisou superar.
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A nova ferrovia da China, também conhecida como Sichuan-Xizang ou Chuanzang, é uma ferrovia de alta elevação e de primeira classe na China que, quando concluída, conectará Chengdu, capital da província de Sichuan, a Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet. A malha ferroviária terá 1.629 km de extensão e reduzirá significativamente o tempo de viagem entre Chengdu e Lhasa, de 48 para 13 horas.
O primeiro segmento da ferrovia, de Chengdu a Ya’an, entrou em operação em 28 de dezembro de 2018. O segundo segmento, de Nyingchi a Lhasa, foi inaugurada em 25 de junho de 2021.
Entenda as dificuldades da construção da maior obra ferroviária
A conclusão do segmento final, de Ya’an a Nyingchi, está prevista para 2030. Esta é a primeira nova ferrovia da China eletrificada na Região Autônoma do Tibet e a primeira linha de maior velocidade no planalto tibetano. Trens da série CR200J Fuxing são usados para o serviço de alta velocidade.
Segundo a mídia da China, a construção da nova malha ferroviária Sichuan-Tibet é extremamente desafiadora. A linha atravessa uma diferença de altitude de 3.000 metros, com o ponto de partida, na bacia de Sichuan, a apenas 300 metros acima do nível do mar, enquanto o ponto final está a 3.000 metros no Planalto Tibetano. Cerca de 90% da nova ferrovia da China opera a altitudes superiores a 3.000 metros.
A China constrói nova ferrovia e, apenas o segmento de Nyingchi passa pelo vale do rio Yarlung Tsangpo 16 vezes e exigiu a construção de 47 túneis e 121 pontes. Um dos trechos mais desafiadores foi o túnel de Milin, com 10 km de comprimento, que desce até 1.200 metros abaixo do topo de uma cadeia montanhosa, localizado em média a 3.100 metros de altitude.
Maior obra ferroviária custará US$ 44,77 bilhões
O segmento de 1.011 km entre Ya’an e Nyingchi terá 72 túneis com um comprimento total de 851km, incluindo múltiplos túneis com mais de 30 km de extensão, sendo o mais longo túnel da malha ferroviária de Yigong, com 42,5 km. A nova ferrovia da China atravessa áreas com alta temperatura na crosta terrestre, aumentando o nível de dificuldade de construção.
O custo total da maior obra ferroviária é estimado em cerca de 44,77 bilhões de dólares. A China constrói nova ferrovia que reduzirá significativamente o tempo de viagem e aumentará a conectividade entre Lhasa e as cidades do leste do país.