1. Início
  2. / Construção
  3. / A maior obra ferroviária do século: China constrói ferrovia com 1.196 km de extensão, conectando o Tibet em projeto considerado o mais desafiador da história
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A maior obra ferroviária do século: China constrói ferrovia com 1.196 km de extensão, conectando o Tibet em projeto considerado o mais desafiador da história

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/10/2024 às 11:10
A maior obra ferroviária do século: China constrói ferrovia com 1.196 km de extensão, conectando o Tibet em projeto considerado o mais desafiador da história
Foto: Nova ferrovia da China com mais de 1.600 km de extensão

A maior obra ferroviária da China está em construção: conheça a nova ferrovia que promete ser um marco da engenharia moderna e desbancar outros países.

A China está mais uma vez desafiando os limites da engenharia com a construção de uma nova malha ferroviária de alta velocidade rumo ao Xizang, região conhecida mundialmente como Tibete. Este ambicioso projeto não é apenas a maior obra ferroviária da China, mas promete ser um marco na história da engenharia mundial. A ferrovia atravessa terrenos desafiadores, com condições naturais extremas que tornam cada etapa da construção uma verdadeira façanha. Esse megaprojeto mostra o compromisso chinês em integrar regiões remotas, ampliando sua infraestrutura de transporte e provando que nenhuma barreira geográfica é intransponível.

China constrói nova ferrovia com 1.629 km de extensão

O ponto de partida da nova ferrovia da China está a apenas 300 metros acima do nível do mar, enquanto o destino final, Lhasa, está a mais de 3.000 metros de altitude, tornando esta a maior obra ferroviária da história. Apenas o segmento de Nyingchi, da malha ferroviária, demanda 47 túneis e 121 pontes.

Um dos trechos mais desafiadores foi o túnel de Milin, com 10 km de extensão. China constrói nova ferrovia que atravessa áreas com alta temperatura da crosta terrestre e, fatores como grandes variações de temperatura entre dia e noite e condições climáticas extremas são desafios que o país precisou superar.

A nova ferrovia da China, também conhecida como Sichuan-Xizang ou Chuanzang, é uma ferrovia de alta elevação e de primeira classe na China que, quando concluída, conectará Chengdu, capital da província de Sichuan, a Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet. A malha ferroviária terá 1.629 km de extensão e reduzirá significativamente o tempo de viagem entre Chengdu e Lhasa, de 48 para 13 horas.

O primeiro segmento da ferrovia, de Chengdu a Ya’an, entrou em operação em 28 de dezembro de 2018. O segundo segmento, de Nyingchi a Lhasa, foi inaugurada em 25 de junho de 2021.

Entenda as dificuldades da construção da maior obra ferroviária

A conclusão do segmento final, de Ya’an a Nyingchi, está prevista para 2030. Esta é a primeira nova ferrovia da China eletrificada na Região Autônoma do Tibet e a primeira linha de maior velocidade no planalto tibetano. Trens da série CR200J Fuxing são usados para o serviço de alta velocidade. 

Segundo a mídia da China, a construção da nova malha ferroviária Sichuan-Tibet é extremamente desafiadora. A linha atravessa uma diferença de altitude de 3.000 metros, com o ponto de partida, na bacia de Sichuan, a apenas 300 metros acima do nível do mar, enquanto o ponto final está a 3.000 metros no Planalto Tibetano. Cerca de 90% da nova ferrovia da China opera a altitudes superiores a 3.000 metros.

A China constrói nova ferrovia e, apenas o segmento de Nyingchi passa pelo vale do rio Yarlung Tsangpo 16 vezes e exigiu a construção de 47 túneis e 121 pontes. Um dos trechos mais desafiadores foi o túnel de Milin, com 10 km de comprimento, que desce até 1.200 metros abaixo do topo de uma cadeia montanhosa, localizado em média a 3.100 metros de altitude.

Maior obra ferroviária custará US$ 44,77 bilhões

O segmento de 1.011 km entre Ya’an e Nyingchi terá 72 túneis com um comprimento total de 851km, incluindo múltiplos túneis com mais de 30 km de extensão, sendo o mais longo túnel da malha ferroviária de Yigong, com 42,5 km. A nova ferrovia da China atravessa áreas com alta temperatura na crosta terrestre, aumentando o nível de dificuldade de construção. 

O custo total da maior obra ferroviária é estimado em cerca de 44,77 bilhões de dólares. A China constrói nova ferrovia que reduzirá significativamente o tempo de viagem e aumentará a conectividade entre Lhasa e as cidades do leste do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x