Apesar de um resultado mais fraco do que o esperado no último trimestre de 2022, a corporação está esperançosa em 2023.
A receita bruta da Grendene em 2022 foi de R$ 3,1 bilhões, um aumento de 9,6% em relação aos R$ 2,8 bilhões de 2021. O lucro líquido anualizado da empresa cresceu 13,2%, para R$ 613 milhões. As vendas totalizaram 148,2 milhões de pares, queda de 3,8% em relação ao ano anterior.
Nos últimos três meses de 2020, as vendas brutas totalizaram R$ 938 milhões, queda de 0,9% em relação ao quarto trimestre do ano anterior. O lucro líquido regular foi de R$ 209 milhões, 10,8 pontos percentuais abaixo do ano anterior. Segundo Alceu Albuquerque, responsável por Relações com Investidores da empresa, os números abaixo do esperado no final do ano passado podem ser explicados por alguns componentes do cenário macroeconômico. O governo afirma: “Sofremos impactos de más condições, incluindo preços crescentes, altas taxas de juros, alto desemprego, preocupações políticas e econômicas e temperaturas abaixo da média histórica do período nas regiões Sul e Sudeste.
A Grendene superou o difícil cenário tomando medidas para aumentar as vendas internas (75% do total) e o giro de estoques. Com isso, a receita bruta do mercado interno somou R$ 710 milhões, 2,5% superior ao trimestre anterior. Entre outubro e dezembro, as vendas somaram 34,2 milhões, queda de 13% em relação ao mesmo período de 2021.
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Separadas por categoria, as linhas femininas se destacaram como as de maior desempenho no trimestre, aumentando a receita bruta em 50,2% e as vendas unitárias em 20,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A linha de produtos infantis e infantis, assim como a tecnologia EVA utilizada nos produtos Zaxy, contribuíram para o sucesso do resultado.
As condições do mercado global eram comparáveis às do Brasil. O principal mercado para os produtos da Grendene é a América do Sul, mas a região foi duramente atingida pela imprevisibilidade global, pressão sobre a taxa de câmbio, altas taxas de empréstimos e alta inflação, os quais amorteceram os gastos do consumidor. O surto de Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não foram as únicas causas da inflação em todo o mundo.
Diante disso, o faturamento bruto trimestral das exportações, de R$ 228 milhões, ficou 10,3% abaixo do período correspondente em 2021. Houve menos embarques (20,9% menos) de calçados, com 9,4 milhões de pares saindo dos armazéns.
Nos últimos três meses de 2022, o EBIT recorrente (lucro antes de juros e impostos) atingiu R$ 132,1 milhões, uma queda de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. A pressão dos trabalhadores sobre o custo dos produtos vendidos (CPV), os gastos com publicidade e publicidade, o rápido crescimento do comércio eletrônico e os investimentos estratégicos em tecnologia e inovação contribuíram para uma queda na margem EBIT recorrente da empresa, que agora é de 17,3% ( -5,0 p.p.).
Em relação ao mesmo período de 2021, o desempenho financeiro trimestral aumentou 3,8%, totalizando R$ 56,9 milhões. O lucro líquido trimestral recorrente da empresa caiu 10,8%, passando de R$ 234,2 milhões para R$ 209 milhões.
Albuquerque está ansioso por 2023, apesar das dificuldades do ano anterior. Esforços constantes estão dando frutos, aumentando a receita, o volume e os lucros da empresa. Com a configuração organizacional da Grendene Global Brands, por exemplo, “podemos atuar no mercado global de forma mais direta, desenvolvendo nossas marcas e construindo redes de distribuição”, explica. Também prevemos a expansão do negócio de e-commerce da nossa marca. Hoje, o canal responde por cerca de 2,5% de nossas vendas no mercado interno, mas esse número tem potencial para crescer para mais de 10% no futuro próximo. A recente internalização das operações da Melissa deve ser benéfica, permitindo-lhes uma supervisão mais direta e um relacionamento mais próximo com franqueados e clientes.
Detalhes da Grendene
A Grendene, no mercado desde 1971, é a maior exportadora brasileira de calçados e uma importante produtora mundial. Sua tecnologia própria e exclusiva é utilizada na fabricação de calçados femininos, masculinos e infantis, com as marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.
Com um total de quatro fábricas no Ceará e no Rio Grande do Sul, tem capacidade para produzir 250 milhões de pares por ano. Os produtos são vendidos em mais de 65.000 pontos em todo o Brasil e mais de 45.000 pontos em outros países por meio de uma rede de representantes comerciais, distribuidores, exportação direta e a filial americana Grendene USA, Inc. A empresa também opera duas lojas “Galeria Melissa”, uma em São Paulo e um em Nova York. Teve um lucro líquido recorrente de US$ 613 milhões em 2022.
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