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A Jornada Automotiva: Uma Análise dos Consumidores de Carros no Brasil

Escrito por Corporativo
Publicado em 21/06/2023 às 12:42

Mergulhando na Mente dos Aficionados por Automóveis

Os entusiastas de automóveis têm um lugar especial em seus corações para seus veículos, seja por necessidade, trabalho, lazer, um meio de renda, ou simplesmente por paixão. A jornada para a aquisição do carro perfeito é cheia de considerações importantes, como a segurança do veículo, a confiabilidade da marca, a qualidade mecânica e a relação da marca com os clientes.

Um Estudo Revelador: O Perfil dos Compradores de Carros

Para decifrar os hábitos e preferências dos consumidores potenciais de automóveis, o UOL realizou uma pesquisa abrangente, nomeada de “UOL Mercado de Autos”. Este estudo foi conduzido pela equipe de Consumer Insights, que coletou e cruzou dados do TGI Kantar IBOPE Media e do público do site UOL.

Dentre os visitantes do site, 50% expressaram intenção de adquirir um carro nos próximos dois anos. A principal razão para essa intenção é a necessidade de substituir um veículo existente (36%), enquanto 19% desejam comprar um veículo adicional. Surpreendentemente, 33% são aspirantes a proprietários de carros, planejando comprar seu primeiro veículo.

O Gosto pela Direção e as Marcas Favoritas

Curiosamente, a pesquisa também lançou luz sobre as características comportamentais e preferências dos consumidores. Os dados revelaram que 69% dos entrevistados têm uma grande paixão por dirigir, 64% buscam por um veículo que seja divertido de pilotar, e 59% têm um espírito aventureiro.

Quando se trata de marcas de automóveis, Chevrolet lidera as intenções de compra com 20%, seguida por Fiat (19%), Volkswagen (16%), Honda (10%), Toyota e Ford (ambas com 6%) e Hyundai (5%).

A Importância da Sustentabilidade no Mercado Automotivo

Os consumidores demonstraram uma crescente consciência ambiental. Cerca de 90% acreditam que as empresas devem ajudar os consumidores a serem mais responsáveis com o meio ambiente, 88% estão preocupados com a poluição e o congestionamento de carros, 85% estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável e 80% estariam dispostos a mudar seu estilo de vida em benefício do meio ambiente.

O CEO do UOL Conteúdo e Serviços, Paulo Samia, destaca: “Os hábitos de compra dos consumidores evoluíram muito nos últimos anos. As marcas devem investir em uma comunicação que crie conexão com o consumidor e reforce temas que são mais relevantes para eles, como a sustentabilidade, que tem ganhado cada vez mais força, principalmente no setor automotivo”.

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