MENU
Menu
Início A incrível descoberta da Mina da Passagem que é a maior mina de ouro é no Brasil: foram extraídos mais de 35 toneladas de ouro e produziu quase a metade de todo este mineral no planeta!

A incrível descoberta da Mina da Passagem que é a maior mina de ouro é no Brasil: foram extraídos mais de 35 toneladas de ouro e produziu quase a metade de todo este mineral no planeta!

1 de abril de 2024 às 16:00
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
ouro - preço - minério - mineral - ferro - manganês - lítio - cobalto - diamante
Descoberta da Mina da Passagem mudou a história de Minas Gerais e do ouro no Brasil, colocando o país como um dos principais produtores e exportadores de ouro no mundo!

Descoberta da Mina da Passagem mudou a história de Minas Gerais e do ouro no Brasil, colocando o país como um dos principais produtores e exportadores de ouro no mundo!

Reviva a Era do Ouro! No século XVIII, a extração de ouro era a atividade mais lucrativa no Brasil. Todos queriam ir para Minas Gerais em busca desse metal valioso, nos rios, nas montanhas e até mesmo debaixo do solo. Mas você sabia que ainda existe um lugar onde é possível reviver o ciclo do ouro e sentir como se estivesse no passado?

Se você quer conhecer esse lugar, continue lendo e venha conhecer a Mina da Passagem, uma das minas de ouro mais importantes da história do Brasil.

Artigos recomendados

MINA DA PASSAGEM: conheça a MAIOR MINA DE OURO do mundo que fica no Brasil!

Mina de Ouro Gigante: foram extraídas cerca de 35 toneladas de ouro

A Mina da Passagem é uma mina de ouro gigante localizada no município de Mariana, em Minas Gerais. Ela é considerada a maior mina de ouro aberta à visitação em todo o mundo. Desde sua fundação no século XIX até o encerramento das atividades, foram extraídas cerca de 35 toneladas de ouro.

Imagine toda a riqueza que saiu desse lugar! Mesmo desativada, a Mina da Passagem continua gerando lucro, recebendo aproximadamente 300 visitantes todos os dias.

Minas Gerais chegou a produzir quase metade de todo o ouro mundial

A história da Mina da Passagem remonta ao século XVII, quando os bandeirantes exploravam o interior em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1695, um grupo de bandeirantes começou a explorar a região de Tripuí, onde hoje fica a cidade de Ouro Preto, e encontraram blocos de granito impregnados com partículas de ouro. Essa descoberta atraiu muitas pessoas para a região, dando início ao chamado Ciclo do Ouro.

Minas Gerais chegou a produzir quase metade de todo o ouro mundial, tornando muitas pessoas ricas. Os casarões e igrejas das primeiras vilas da região, como Vila Rica (atual Ouro Preto) e Vila do Carmo (atual Mariana), são testemunhos desse período de luxo.

Mina da Passagem tinha mais de 30 quilômetros de túneis subterrâneos, ocupando uma área de mais de 7 mil metros quadrados.

A Mina da Passagem teve diferentes proprietários ao longo dos anos. Em 1819, o Barão de Eschwege, um geólogo alemão, comprou as minas para formar a primeira companhia mineradora do Brasil, a Sociedade Mineradora de Passagem. Foi nesse período que começou a fase industrial da exploração de ouro, com o uso de máquinas modernas para cavar túneis cada vez mais fundos.

A mina foi controlada por ingleses durante um tempo, que trouxeram novas tecnologias e expandiram os túneis para as minas vizinhas. No auge, a Mina da Passagem tinha mais de 30 quilômetros de túneis subterrâneos, ocupando uma área de mais de 7 mil metros quadrados.

Com o baixo preço do ouro e a alta inflação, a exploração da mina foi ficando inviável. Em 1954, as atividades foram praticamente encerradas. No entanto, em 1976, a mina foi vendida para um grupo controlador que transformou o local em uma atração turística. Desde então, a visitação à Mina do Fundão, parte da Mina da Passagem, tem sido uma atividade popular.

Conheça a Mina da Passagem

O acesso à Mina da Passagem é fácil, estando a apenas 10 minutos de carro de Ouro Preto e a cinco minutos de Mariana. Ao entrar no espaço, os visitantes se deparam com uma lojinha que vende artesanatos e pedras preciosas, além de um pequeno museu com peças utilizadas durante o auge da exploração do ouro na mina.

O principal atrativo da mina são as galerias subterrâneas. Os visitantes são transportados por um carrinho ferroviário até um ponto que fica a 120 metros abaixo do solo. A partir desse ponto, é possível explorar os salões e galerias da mina, que são maiores e mais espaçosos do que em outras minas da região.

É possível notar o brilho dourado nas paredes da mina, causado pela presença de pirita

Os visitantes são acompanhados por guias que contam a história da mina, do ciclo do ouro e compartilham lendas locais. Durante o passeio, é possível notar o brilho dourado nas paredes da mina, causado pela presença de pirita, um mineral de dissulfeto de ferro.

Outro destaque é o lago subterrâneo com águas cristalinas. Esse lago se formou quando as escavações atingiram os lençóis freáticos. Atualmente, o lago é explorado por mergulhadores habilitados e se tornou um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de caverna no Brasil.

No final do passeio, os visitantes têm a oportunidade de participar de uma demonstração de garimpo com as bateias, que eram utilizadas para separar o ouro dos outros materiais presentes na água. Essa atividade fazia parte da rotina dos mineradores da Mina da Passagem.

Mina de ouro, em Minas Gerais, contribuiu significativamente para a história do Brasil

A Mina da Passagem é um lugar que precisa ser preservado para que sua importância histórica não seja esquecida. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da época, a mina contribuiu significativamente para a história de Minas Gerais e do Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
Para confirmar a sua inscrição e receber notificações quando alguém responder seu comentário, coloque o e-mail no-reply@clickpetroleoegas.com.br na lista de contato confiáveis, as vezes a mensagem pode cair na caixa de lixo/spam, então verifique nestas pastas também.
20 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Iran F. Machado
Iran F. Machado
Visitante
4 de abril de 2024 09:41

Visitei esta mina na década de 90, ficando extasiado com as suas galerias. Sou um admirador do Barão de Eschwege pela sua visão, competência e seriedade. Ele enxergou o potencial da mina da Passagem, ali investindo seus recursos. Seu livro Pluto Brasiliensis é uma obra imperdível para os estudiosos da história da mineração brasileira. Está disponível na livraria do Senado Federal.
Recomendo a todas e todos a visita a esta mina colossal! a) Prof. Iran F. Machado

João Evangelista dos Santos
João Evangelista dos Santos
Visitante
4 de abril de 2024 12:36

Que pena , pois desde o ” descobrimento” nossas riquezas são exploradas por ” estrangeiros” com a anuência , passividade e permissividade dos nossos ” governantes .

Walter
Walter
Visitante
4 de abril de 2024 13:45

Senhor Iran, pergunto: quantos quilos de ouro esse barão alemão levou/mandou para fora do Brasil?
Tão bonzinho esse alemão.
Tem até livro no senado.
ME POUPEM POR FAVOR.

Ilson Zenker
Ilson Zenker
Visitante
Responder a  Walter
4 de abril de 2024 15:20

Ficaram os impostos, royalties, empregos diretos e indiretos. Ele assumiu todos os riscos dessa atividade e ficou com o lucro. Qual o problema disso?

Joelias
Joelias
Visitante
Responder a  Ilson Zenker
5 de abril de 2024 12:02

Eu resumiria em uma palavra, Proporcionalidade, essa é a questão.

Marcos
Marcos
Visitante
Responder a  Ilson Zenker
6 de abril de 2024 10:41

Naquela epoca kkkkkk, sera que os trabalhadores nao seriam na grande maioria escravos.

Walter
Walter
Visitante
Responder a  Ilson Zenker
9 de abril de 2024 13:17

Vai na Alemanha, EUAentre outros fazer a mesma coisa.
Não deixam/permitem e ponto.
O lucro, senhor Ilson Zenker, tem que ficar no Brasil. Ponto.
Nossas leis feitas por um bando de políticos safados estão vendendo nosso país
Isso tem que mudar.
Temos que tratar esses estrangeiros na mesma proporção que nos tratam em seus países. Ponto

GUMERCINDO BENEVIDES DE AZEVEDO NETO
GUMERCINDO BENEVIDES DE AZEVEDO NETO
Visitante
Responder a  Walter
6 de abril de 2024 04:09

Todos ********. Inclusive nossos políticos. É o povo brasileiro!? Bem o povo é selvagem que gosta de estrangeiros, são alegres e gostam de festas… irresponsáveis.

João Batista de Melo
João Batista de Melo
Visitante
Responder a  Walter
7 de abril de 2024 16:47

A culpa não é do barão, e sim da nossa legislação que deixou um estrangeiro extrair nossos minérios.

Ana Paula de Souza
Ana Paula de Souza
Visitante
4 de abril de 2024 14:57

Ja fui algumas vezes. Não me canso mas 300 pessoas por dia não é verdade. Mesmo porque o preço cobrado atualmente filtrou muito esse acesso. Havia antes um excelente restaurante no complexo, que não existe mais . Uma pena. Passeio fantástico.

Warley
Warley
Visitante
4 de abril de 2024 21:29

Qual o valor de um cordão de 50 Grana de ouro 18 k

Warley
Warley
Visitante
4 de abril de 2024 21:32

Qual o valor de um cordão de 50 Grama de ouro 18 k

Edson Leucz
Edson Leucz
Visitante
5 de abril de 2024 17:21

Só não entendo como 30 km de túneis, cabe em 7 mil m²! Menos que uma quadra urbana que possui 8 mil m². Estranho!…

Rosicler Moutinho
Rosicler Moutinho
Visitante
Responder a  Edson Leucz
6 de abril de 2024 13:20

Provavelmente a maioria dos túneis tinham 30 centímetros de largura, suficiente para passar um trabalhador magro de lado. Engraçado ou dramático?

Jorge Luiz G Costa
Jorge Luiz G Costa
Visitante
Responder a  Rosicler Moutinho
6 de abril de 2024 17:20

Eu imaginei vários túneis em níveis de profundidade diferentes…a partir de um tronco…

GUMERCINDO BENEVIDES DE AZEVEDO NETO
GUMERCINDO BENEVIDES DE AZEVEDO NETO
Visitante
6 de abril de 2024 04:10

Todos ********. Inclusive nossos políticos. É o povo brasileiro!? Bem o povo é selvagem que gosta de estrangeiros, são alegres e gostam de festas… irresponsáveis.

Jose
Jose
Visitante
Responder a  GUMERCINDO BENEVIDES DE AZEVEDO NETO
6 de abril de 2024 09:29

35 toneladas foi que constou mais foi mais de 100 toneladas.😂😂😂😂😂
😂

Nestor
Nestor
Visitante
6 de abril de 2024 09:40

Se a estimativa foi de 35 toneladas de ouro, pode triplicar está quantia, já que a mina era controlada por estrangeiros.

Marcelo Amaro
Marcelo Amaro(@maxionjoias)
Membro
6 de abril de 2024 12:31

Matéria produzida pelos estagiários.
Muito rasa.
Lastimável!!!
a Era do Ouro! No século XVIII, a extração de ouro era a atividade mais lucrativa no Brasil. Todos queriam ir para Minas Gerais em busca desse metal valioso, nos rios, nas montanhas e …. “até mesmo debaixo do solo”
Kkkkkkkk nossa que louco eles acham ouro até debaixo do solo …. Nem sabia disso…kkk

Edgard Santiago
Edgard Santiago
Visitante
6 de abril de 2024 23:34

Sou natural de passagem e embora não tenha vivido essa era do funcionamento da mina, conheço muito a história por trás deste “negócio” que faz parte da história local, de minas e do Brasil. Contrariando os “imbecis” que falaram do barão, do senado, etc., etc., o que para mim não passa de um detalhe, um efeito colateral, o que não pode deixar de ser dito é que graças a Cia Minas da Passagem, houve para Mariana e região, a primeira indústria de chá a ser exportado para a Inglaterra, o primeiro hospital, referência na região, a primeira companhia telefônica, o motivo pelo qual houve a ligação da cidade por trem de ferro, fora ofinas de usinagem e caldeiraria que funcionaram até o início dos anos 2000 e que estavam dentro do complexo da mina. Portando, meus consagrados, busquem aprofundar-se antes de olhar apenas, como já dito, os efeitos colaterais.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
20
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x