Analisamos a nova geração da crossover da Honda, que chega com motor de 58 cavalos, novo design, mais tecnologia e a exclusiva opção de câmbio automatizado DCT.
A nova geração da NC750X 2023 chegou ao Brasil com mudanças significativas, corrigindo pontos negativos da versão anterior e trazendo um pacote de tecnologia e design renovado. A motocicleta, que se destaca pela sua versatilidade, agora oferece mais potência e um câmbio automatizado DCT, uma tecnologia exclusiva da Honda no segmento.
A proposta da NC750X 2023 continua sendo a de uma moto racional, que busca o equilíbrio entre o desempenho para viagens e a economia de combustível para o uso diário. A seguir, detalhamos tudo sobre este lançamento, com base nas informações apuradas no teste.
O que é a NC750X?
A sigla NC significa New Concept (Novo Conceito). O projeto foi lançado pela Honda em 2010, com foco no mercado europeu, que na época enfrentava a alta dos preços dos combustíveis. A inspiração veio das scooters, que oferecem praticidade, agilidade e um bom espaço de armazenamento. A Honda aplicou essa ideia a uma motocicleta, criando uma crossover versátil.
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O motor, que em sua origem era derivado de metade de um motor do carro Honda Fit, foi aprimorado ao longo das gerações. A NC750X 2023 não é uma big trail focada no off-road, mas sim uma crossover projetada para o asfalto, ideal para quem busca conforto em viagens e agilidade na cidade.
O que mudou na geração 2023?
A NC750X 2023 apresenta um design renovado, com linhas mais fluidas e um conjunto óptico full LED mais moderno e agressivo. O grande diferencial do modelo, o compartimento de bagagem localizado onde tradicionalmente fica o tanque de combustível, foi ampliado e agora comporta um capacete fechado.
O tanque de combustível, por sua vez, foi realocado para debaixo do assento do garupa e tem capacidade para 14,1 litros de gasolina. A moto também passou por um regime de emagrecimento, com a versão DCT pesando 207 kg a seco.
Motor, tecnologia e o câmbio DCT
O motor da NC750X 2023 evoluiu. Ele continua sendo um bicilíndrico de 750 cm³, mas agora entrega 58 cavalos de potência e 7,03 kgf.m de torque. A moto conta com acelerador eletrônico, o que permitiu a inclusão de quatro modos de pilotagem (Standard, Sport, Rain e User) e controle de tração.
O grande destaque tecnológico é a opção do câmbio DCT (Dual Clutch Transmission). Não se trata de um câmbio automático do tipo CVT, como nas scooters, mas sim de um sistema de dupla embreagem automatizado, semelhante ao de carros de luxo. Ele realiza as trocas de marcha de forma automática, mas o piloto pode assumir o controle a qualquer momento através de seletores no punho.
A suspensão dianteira é um garfo telescópico convencional com tecnologia SDBV, enquanto a traseira é do tipo pro-link com ajuste de pré-carga. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS.
Como ela se sai na cidade e na estrada?
Em testes, a NC750X 2023 se mostrou uma moto ágil na cidade, apesar de seu guidão largo exigir atenção nos corredores. A ausência da necessidade de trocar marchas na versão DCT torna a pilotagem no trânsito muito mais confortável.
Na estrada, o motor mais potente e com marchas mais longas oferece um desempenho divertido e prazeroso. A moto é estável em curvas e confortável para longas viagens, embora a bolha fixa possa gerar alguma turbulência no capacete, dependendo da altura do piloto. A suspensão, com um acerto mais firme, garante boa estabilidade, mas pode transmitir as imperfeições do asfalto em pisos ruins.
Preço, consumo e seguro, vale a pena comprar a NC750X 2023?
A NC750X 2023 foi lançada com preço público sugerido de R$ 58.834 para a versão DCT. Em relação ao consumo, em um teste de uso misto, a moto registrou uma média de 25 km/l.
Uma simulação de seguro para um perfil de homem de 38 anos, residente em Mogi das Cruzes (SP), apontou um valor anual de R$ 2.053 para uma cobertura completa. A versão DCT se destaca por ser uma opção única no mercado para quem busca uma motocicleta com câmbio automatizado. No entanto, para quem não faz questão dessa tecnologia, concorrentes como a Triumph Tiger Sport 660 podem oferecer um desempenho mais esportivo por um preço competitivo. A decisão final dependerá do perfil e da prioridade de cada motociclista.