A Volkswagen Kombi, conhecida por sua versatilidade e charme, teve uma trajetória marcante na indústria automotiva, especialmente no Brasil. Esta icônica van, que passou por várias versões e melhorias ao longo das décadas, encerrou sua produção devido a novas exigências de segurança que sua estrutura não suportava.
A Volkswagen Kombi, conhecida por sua versatilidade e charme, teve uma trajetória marcante na indústria automotiva, especialmente no Brasil. Esta icônica van encerrou sua produção devido a novas exigências de segurança que sua estrutura não suportava.
A Volkswagen Kombi começou sua história na Alemanha em 1950, como um veículo utilitário baseado no chassi do Fusca. Foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que viu potencial em um modelo de transporte dentro da fábrica da Volkswagen. O primeiro protótipo da Kombi tinha aerodinâmica deficiente, mas após três anos de ajustes, a Kombi foi lançada como Type 2.
Kombi chegou em 1950 através da importadora Bras Motor, antes de a Volkswagen estabelecer sua própria fábrica
No Brasil, a Kombi chegou em 1950 através da importadora BrasMotor, antes de a Volkswagen estabelecer sua própria fábrica. A van rapidamente se destacou por sua capacidade de carga e confiabilidade mecânica, conquistando o mercado nacional.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Ao longo das décadas, a Kombi passou por várias reestilizações e melhorias mecânicas. Em 1957, a Kombi começou a ser fabricada no Brasil com 50% de peças nacionais. Em 1976, a van recebeu uma reestilização significativa, ganhando um visual mais moderno com para-brisa único e novas lanternas. Em 1981, surgiu a rara versão a diesel, que enfrentou problemas devido ao superaquecimento do motor.
Em 2013, a última série especial, Last Edition, foi lançada para celebrar o encerramento da produção
A década de 2000 marcou o fim da produção da Kombi com motor boxer refrigerado a ar. Em 2005, a Volkswagen lançou a Kombi Série Prata para marcar o fim dessa era. Em 2013, a última série especial, Last Edition, foi lançada para celebrar o encerramento da produção.
A trajetória da Kombi foi encerrada porque o veículo não poderia ser adaptado para atender às novas legislações de segurança que exigiam airbags e freios ABS. Assim, a produção foi oficialmente encerrada, deixando um legado de nostalgia e funcionalidade na memória de muitos. A Volkswagen Kombi, com suas várias versões e inovações, continua sendo um ícone automotivo, lembrada por sua robustez, baixo custo de manutenção e excelente capacidade de carga.
Acabou porque no Brasil tudo é “sobra” mais fácil acabar que investir a Kombi teve mais de 10 versões pelo mundo, no Brasil foram 2 e 1/2, só pesquisar sua história, em décadas… Brasileiro gostava sim mas que era melhor no era mesmo!
Muito bem respondido! Trocando miúdos, imprensa querendo fabricar próprias histórias!