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A GM está desenvolvendo uma tecnologia que detecta buracos antes de serem visíveis e pode evitar prejuízos aos motoristas

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/07/2025 às 10:35
Tecnologia da GM para desviar de buracos descreve um sistema que detecta falhas no asfalto e sugere rotas alternativas para motoristas. Fonte: Canva
Tecnologia da GM para desviar de buracos descreve um sistema que detecta falhas no asfalto e sugere rotas alternativas para motoristas. Fonte: Canva
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A tecnologia para desviar de buracos foi patenteada pela GM e descreve um sistema inovador que detecta falhas no asfalto, além de sugerir rotas alternativas para motoristas.

Buracos nas ruas são um problema que gera prejuízos e dor de cabeça aos motoristas. Rodas amassadas, pneus estourados e danos à suspensão são consequências comuns. Pensando nisso, a General Motors (GM) registrou nos Estados Unidos uma patente que pode mudar a forma como dirigimos.

Trata-se de um sistema que promete identificar falhas no asfalto antes que elas se tornem visíveis e alertar o motorista com antecedência.

Como funciona a tecnologia para desviar de buracos?

O recurso combina sensores e câmeras de alta precisão. Os sensores captam dados sobre o deslocamento da suspensão, rotação das rodas e vibrações. Ao mesmo tempo, câmeras embarcadas monitoram a pista em tempo real.

Todas as informações coletadas são processadas por um sistema central que analisa as condições da estrada.

Se identificar trechos críticos, o sistema pode sugerir rotas alternativas, ajudando a reduzir os riscos de danos ao veículo.

Mais do que um alerta: um auxílio às autoridades

Além de beneficiar diretamente os motoristas, a tecnologia também pode enviar relatórios às autoridades locais.

Com isso, os órgãos responsáveis por manutenção podem agir mais rapidamente para corrigir problemas nas vias.

É um passo importante para melhorar a segurança viária e reduzir custos com reparos emergenciais.

Integração com outros sistemas da GM

Embora a patente não traga detalhes sobre essa possibilidade, especialistas apontam que a tecnologia poderia funcionar em conjunto com o Super Cruise.

Esse é o sistema de condução semiautônoma da GM, que já cobre mais de 1,2 milhão de quilômetros de rodovias nos Estados Unidos e no Canadá.

Integrar os dois recursos poderia ampliar a segurança e a praticidade durante a condução.

Quando a nova tecnologia chega ao mercado?

Por enquanto, a tecnologia ainda está em fase de estudo. Não há previsão para testes ou lançamento.

Mas, se for implementada, pode se tornar uma aliada valiosa para quem enfrenta ruas esburacadas no dia a dia, reduzindo prejuízos e aumentando o conforto nas viagens.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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