Sempre foi difícil entender as prescrições médicas, principalmente para quem tem mais idade, porém a Google promete ter êxito, onde muitos falharam. A ciência e tecnologia nas últimas décadas vem caminhando juntas para ajudar a salvar vidas e prevenir inúmeras doenças, entretanto não conseguiu resolver um problema relativamente simples; traduzir a letra dos médicos no receituário dos pacientes.
Em uma conferência anual na Índia, no dia 19/12/2022 a Google anunciou que está estudando junto a vários farmacêuticos, a melhor maneira de decifrar o que os médicos escrevem.
Ainda é apenas um protótipo de pesquisa. Sem data para ser liberada para o público que vem sofrendo há anos com a dificuldade em ler a receita medica. Caso o recuso funcione, ele permitirá que após uma foto da receita do paciente, o aplicativo processará a imagem e transformará o que era ilegível em textos que poderá ser facilmente lido pela pessoa ou até mesmo o farmacêutico.
Os responsáveis pela tecnologia garantem que aplicativo é apenas mais uma ferramenta para auxiliar os profissionais farmacêuticos, a oferecer o medicamento correto a cada paciente.
- Misterioso vulcão subaquático é encontrado na costa do Alasca em nova descoberta de cientistas
- Xiaomi surpreende o Brasil: Redmi Watch 5 Active chega com bateria de 18 dias, funções incríveis e preço irresistível!
- Asteroide milionário? NASA descobre corpo celeste cheio de metais preciosos que pode tornar todos os habitantes da Terra em multibilionários e mudar a economia mundial!
- Fim do petróleo? Cientistas estão à beira de criar energia inesgotável e inaugurar uma nova era sustentável com o impressionante ‘Santo Graal’ da energia renovável!
Quem nunca foi ao médico e recebeu uma receita medica com uma letra indecifrável, mesmo muitos utilizando as receitas digitadas, a prescrição medica via escrita manual, ainda é utilizada por muito médicos. Caso a Google consiga, tão feito, será um avanço e tanto. Mostrando mais uma vez que a tecnologia aliada a ciência é uma das maiores conquistas do mundo moderno.
Pensando nessa dificuldade, a empresa está desenvolvendo a IA – inteligência Artificial que ir traduzir letras de médicos. O protótipo terá foco em anotações e prescrições feita pelos médicos.
Google Lens resolve o problema das letras ilegíveis dos Médicos
A tecnologia será integrada ao Google Lens, e poderá ser usada, não apensas em traduzir letras de médico, mas também em alguns casos recuperar documentos antigos.
O Google Lens é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para detectar e reconhecer objetos, animais, plantas e várias outras coisas. Ele também é utilizado para traduzir e transcrever vários idiomas.
Durante a Google for Índia, além de apresentar o protótipo do app que promete traduzir a letra dos médicos, a empresa de tecnologia também falou sobre outros projetos em desenvolvimento, como; uma nova ferramenta unificada que promete cobrir os mais de 100 idiomas indianos para fala e textos. Tudo isso para facilitar a comunicação entre os usuários do país que passam de milhões.
Mesmo como algumas dificuldades enfrentadas pela empresa na Índia, de longe, é lá que a Google acumula mais de meio Bilhão de usuários. A Índia é um mercado-chave do qual a gigante da tecnologia não pode abdicar. Mesmo esbarrando nos reguladores antitruste.
Mesmo sem datas para o lançamento dessas tecnologias, os usuários já estão ansiosos para conferir de perto as ferramentas que promete resolver alguns dos problemas mais antigos da humanidade. Agora nos resta esperar e torcer que os protótipos, virem realidade.