Marinha Helênica lança nova fragata HS Formion e amplia presença no Mediterrâneo com navio de 4.500 toneladas.
A Marinha Helênica deu mais um passo estratégico em seu plano de modernização naval com o lançamento da fragata HS Formion, a terceira da avançada classe FDI (Frégate de Défense et d’Intervention).
O navio, de 4.500 toneladas, foi oficialmente apresentado em cerimônia no estaleiro da Naval Group, em Lorient, na França, com a presença de autoridades de alto escalão da Grécia e da França.
A embarcação agora se junta às demais fragatas gregas que já flutuam no rio Scorff e que serão entregues entre 2025 e 2026.
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
-
Com parceria que dura quase 20 anos, Damen e Serco se unem novamente para fornecer 24 embarcações à Royal Navy, no Reino Unido
-
Nova fábrica da SIATT, em São José dos Campos, gera expectativa de vagas de emprego na região e reforça segmento da indústria de defesa no Brasil
-
Conheça o novo navio de Guerra da Marinha do Brasil: 710 militares, convés para helicópteros, 176 metros, 12.800 km de alcance e 18.500 toneladas
Ficha técnica da fragata HS Formion
Armamento:
- 2 lançadores de despistadores CANTO
- 4 tubos de torpedo MU90
- 8 mísseis Exocet MM40 B3c
- 32 mísseis Aster
- Canhão de 76 mm
- Mísseis RAM
Comprimento: Cerca de 122 metros
Deslocamento: 4.500 toneladas
Capacidade aérea: helicópteros de até 10 toneladas e UAVs com decolagem vertical
Velocidade máxima: 27 nós
Fragata HS Formion reforça defesa grega em todos os domínios navais
Projetada para responder a ameaças aéreas, submarinas e de superfície, a HS Formion representa um salto na capacidade de defesa da Grécia.
A fragata está equipada com mísseis Aster e Exocet, torpedos MU90, canhão de 76 mm, sistemas de contramedidas CANTO e capacidade para operar helicópteros e drones de decolagem vertical.
Essa combinação faz dela uma das embarcações mais completas da região do Mediterrâneo Oriental.
O lançamento da fragata HS Formion não é apenas uma conquista militar, mas também industrial. O programa conta com a participação de cerca de 70 empresas gregas na cadeia de suprimentos da Naval Group.
Parte da construção foi realizada em estaleiros na ilha de Salamina, reforçando o compromisso com a autonomia estratégica e o fortalecimento da indústria nacional grega.
Avanço no cronograma coloca três fragatas gregas em fase ativa
Com o lançamento da HS Formion, todas as três fragatas adquiridas pela Marinha Helênica já estão em estágio avançado.
A primeira delas, HS Kimon, encontra-se em testes no mar, enquanto a HS Nearchos passa pela fase de integração e deverá iniciar os testes de porto após o verão europeu.
A entrega das três unidades está prevista para ocorrer entre 2025 e 2026.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional da Grécia, Nikolaos Dendias, e do Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa, almirante Nicolas Vaujour, que destacaram a relevância da cooperação franco-grega para a segurança no Mediterrâneo.
Fonte: Poder Naval