Modelo icônico sai de linha em novembro, mas seu nome será resgatado em 2027 para batizar um utilitário esportivo médio com opções de motorização híbrida e elétrica.
A notícia é oficial: o Ford Focus vai voltar. Contudo, o retorno planejado não será nada parecido com o carro que conhecemos. Embora sua produção atual termine em novembro, o nome ficará guardado por dois anos e será resgatado a partir de 2027 para batizar um modelo inédito: um SUV de porte médio focado no mercado europeu.
O fim de uma era: a despedida do Focus hatch e perua
A Ford decretou o fim de linha do Focus. O modelo atual, nas carrocerias hatch e perua, será descontinuado em definitivo no dia 30 de novembro. A fábrica de Saarlouis, na Alemanha, deixará de produzir veículos, sendo ela a última no mundo a montar o modelo.
A decisão foi fortemente influenciada pela queda de 19% nas vendas na Europa no primeiro semestre de 2025. No Brasil, o Focus teve sua história encerrada antes, sendo vendido entre 2000 e 2019 e saindo de linha sem deixar um substituto direto.
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A nova estratégia da Ford para a Europa
A transformação do Focus em SUV é um movimento estratégico. Com o fim do Fiesta e a chegada dos elétricos mais caros, como Explorer e Capri, o portfólio da Ford na Europa ficou com preços elevados. O novo Focus SUV terá a missão de ajudar a marca a recuperar seu status de player de mercado de massa no continente.
Detalhes do novo SUV: plataforma conhecida e produção na Espanha
Para ser competitivo, o novo modelo usará como base a conhecida e eficiente plataforma C2 do Focus atual. Essa arquitetura, já usada em carros como Bronco Sport, Kuga e Maverick, permite custos de produção mais atrativos.
A fabricação será inteiramente concentrada na fábrica de Almussafes, na Espanha. A própria Ford já adiantou que produzirá na unidade um “novo modelo do tipo multi-energia“.
O que esperar da motorização e dos preços do futuro Focus
A confirmação de um modelo “multi-energia” é a pista principal sobre a motorização. São esperadas tanto versões com motores a gasolina eletrificados (híbridos) quanto uma variante puramente elétrica.
Os preços serão um diferencial fundamental. O objetivo é que o novo SUV seja mais acessível que os elétricos Explorer e Capri, e que possa custar menos até que o próprio Ford Kuga, que continuará posicionado um degrau acima no portfólio da marca.