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A física do voo — Saiba quanta energia um avião perde para levantar

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/03/2025 às 08:43
energia, avião
Foto: Reprodução
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O voo de uma aeronave envolve princípios complexos da física, desde a aerodinâmica até a força necessária para vencer a gravidade. Durante a decolagem, um avião precisa consumir uma quantidade significativa de energia para atingir velocidade suficiente e gerar sustentação.

Quando você está voando em um avião, já se perguntou o quanto de energia é gasto para mantê-lo no ar? Embora pareça uma pergunta simples, ela esconde um conceito complexo de física que tem tudo a ver com a aerodinâmica do voo.

Vamos entender o que acontece por trás disso de uma forma fácil de se compreender.

A troca de energia — Sustentação vs arrasto

Os motores de um avião são responsáveis por impulsionar a aeronave para frente. No entanto, boa parte dessa energia não vai diretamente para manter o avião no ar.

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Ela é usada para superar o arrasto, a resistência do ar que empurra o avião para trás enquanto ele avança.

A sustentação, que é o que mantém o avião no ar, não consome energia diretamente para o movimento para frente.

O problema é que, para gerar sustentação, o avião acaba criando arrasto adicional, o arrasto induzido, que faz com que o avião perca velocidade e eficiência.

O papel do arrasto induzido

A grande questão está no arrasto induzido, sendo um efeito colateral da geração de sustentação.

Quando o avião ganha altura, ele precisa vencer o ar e criar sustentação, mas isso gera uma resistência extra.

Dependendo da velocidade e da altitude do voo, o arrasto induzido pode ser responsável por até 80% do arrasto total em momentos como a decolagem ou o pouso, quando a velocidade do avião é mais baixa. Mesmo em voos de cruzeiro, essa porcentagem fica entre 30% e 40%.

Isso significa que, de toda a energia fornecida pelos motores do avião, uma grande parte é usada somente para combater o arrasto e manter o avião no ar, sem avançar.

Portanto, a perda de energia ocorre principalmente no combate ao arrasto induzido.

Como os engenheiros tentam minimizar essa perda

Engenheiros de aviação têm várias estratégias para reduzir a perda de energia causada pelo arrasto.

Um dos métodos mais comuns é o uso de asas com alta relação de aspecto, como as encontradas em planadores. As asas longas criam menos arrasto por unidade de sustentação, tornando o voo mais eficiente.

Outro truque usado são as asinhas, pequenas aletas verticais localizadas nas pontas das asas. Elas ajudam a reduzir os vórtices de ar, sendo uma das principais fontes de arrasto.

Além disso, aviões modernos utilizam asas supercríticas, projetadas para melhorar a eficiência aerodinâmica em altas velocidades, como as dos jatos comerciais.

E há ainda projetos mais avançados, como as aeronaves com asa e corpo combinados, que otimizam o uso da energia ao reduzir a resistência do ar de forma significativa.

Quanta energia é “perdida”?

Embora a sustentação em si não consuma energia diretamente, a produção de arrasto induzido é o que faz a diferença na eficiência do voo.

Em média, entre 30% e 50% do empuxo total do avião é usado para combater o arrasto aerodinâmico, sendo uma grande parte dele proveniente do arrasto induzido pela sustentação.

Portanto, da próxima vez que você estiver voando a 35.000 pés (aprox. 11 km), lembre-se de que uma parte significativa do combustível queimado não está somente empurrando o avião para frente, mas também ajudando a mantê-lo no céu.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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