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A Europa não busca somente reduzir sua dependência das baterias chinesas, mas também está desenvolvendo um motor elétrico utilizando elementos de terras raras reciclados

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/03/2025 às 09:58
motor elétrico
Um novo processo permite que os componentes necessários sejam separados corretamente.
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Enquanto busca reduzir sua dependência da China no setor de baterias, a Europa aposta em um motor elétrico inovador feito com elementos de terras raras reciclados. A iniciativa promete mais sustentabilidade e competitividade para a indústria europeia de mobilidade elétrica.

A Europa busca reduzir sua dependência da China e aposta em um motor elétrico com elementos de terras raras reciclados.

A iniciativa, liderada pela fabricante ZF e 19 parceiros europeus, visa garantir maior autonomia no setor automotivo e diminuir o impacto ambiental da produção de motores.

O desafio da dependência chinesa

Atualmente, a China domina a produção de baterias e o fornecimento de terras raras, essenciais para veículos elétricos.

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Empresas chinesas como BYD e CATL respondem por mais de 70% da produção global de baterias. Além disso, entre 70% e 80% das terras raras também vêm do país asiático.

Esses elementos são cruciais para a fabricação de motores elétricos, pois possibilitam a criação de ímãs permanentes altamente eficientes.

A dependência excessiva representa um risco econômico e estratégico. Por isso, a Europa busca alternativas para garantir o suprimento desses materiais sem comprometer sua produção de veículos elétricos.

Uma das soluções encontradas foi a reciclagem de terras raras a partir de ímãs já produzidos.

O projeto europeu de reciclagem para novo motor elétrico

A ZF e seus parceiros desenvolveram um método inovador para reutilizar terras raras sem precisar remover os ímãs do rotor.

Esse processo resolve um problema técnico importante: ao tentar separar os ímãs, eles costumam quebrar e gerar poeira magnetizada, tornando a reciclagem difícil e perigosa.

A nova técnica permite extrair um pó não magnético e reutilizável. Com isso, as terras raras podem ser convertidas em ímãs totalmente novos, reduzindo a necessidade de extração mineral e os impactos ambientais do processo tradicional.

Economia de energia e eficiência

Outro ponto positivo do projeto é a redução drástica do consumo energético na produção de novos motores elétricos.

O processo de reciclagem desenvolvido exige somente 12% da energia necessária para fabricar ímãs a partir de terras raras recém-extraídas.

motor elétrico
Um novo processo permite que os componentes necessários sejam separados corretamente.

Isso representa um avanço significativo em termos de sustentabilidade e eficiência industrial.

O motor HPMS e suas vantagens

O motor desenvolvido pela ZF, chamado HPMS, surge como uma alternativa viável ao PMSM, modelo amplamente utilizado no setor automotivo.

Ambos apresentam desempenho e dimensões semelhantes, permitindo a substituição sem comprometer a eficiência dos veículos elétricos.

Além disso, os motores HPMS não utilizam escovas, reduzindo a necessidade de manutenção.

Enquanto alguns motores elétricos dispensam terras raras ao substituir ímãs por bobinas eletromagnéticas, essa alternativa não atinge o mesmo nível de eficiência dos modelos com ímãs permanentes.

Um futuro mais sustentável

A iniciativa europeia representa um passo importante para a independência tecnológica e energética do continente.

Ao investir em reciclagem e inovação, a Europa busca reduzir sua vulnerabilidade em relação à China e garantir um futuro mais sustentável para a indústria automotiva.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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