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Uma das rodovias mais impressionantes do mundo fica em São Paulo: a Serra de Ubatuba tem 17 km de descida íngreme e curvas fechadas — descubra a forma mais segura de dirigir por ela

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/10/2025 às 14:41
Rodovia Oswaldo Cruz liga Taubaté a Ubatuba em 75 km de curvas, mirantes e natureza exuberante que tornam a viagem inesquecível.
Rodovia Oswaldo Cruz liga Taubaté a Ubatuba em 75 km de curvas, mirantes e natureza exuberante que tornam a viagem inesquecível.
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Entre o Alto da Serra e o litoral paulista, a Rodovia Oswaldo Cruz oferece curvas desafiadoras e paisagens que revelam o esplendor da Serra do Mar

Descer a Serra de Ubatuba é uma experiência inesquecível, tanto pela beleza natural quanto pelos desafios impostos pelas curvas fechadas e trechos íngremes da Rodovia Oswaldo Cruz. Mas para quem dirige, o encantamento deve vir acompanhado de cautela e técnica.

A escolha da marcha certa faz toda a diferença para garantir uma descida segura, estável e sem desgastes desnecessários no sistema de freios.

A marcha ideal para quem dirige câmbio manual

Nos veículos com câmbio manual, a regra de ouro é simples e eficaz: use a mesma marcha que seria utilizada na subida.

Isso significa que, em trechos mais inclinados, mantenha a segunda ou terceira marcha engatada, dependendo da inclinação e da velocidade.

Essa prática ajuda a aproveitar o chamado freio-motor, recurso que reduz a velocidade do veículo naturalmente, sem exigir o uso constante do pedal de freio.

Essa estratégia é essencial em serras longas como a de Ubatuba, onde o percurso de descida chega a cerca de 17 km, com curvas que variam de 40° a 180°.

Se o motorista descer em marchas altas, o carro tende a embalar demais, obrigando o uso contínuo dos freios — o que eleva o risco de superaquecimento e perda de eficiência.

O comportamento do câmbio automático na descida

Já os veículos automáticos costumam fazer essa redução de forma independente. O sistema é projetado para identificar a inclinação da via e ajustar as marchas automaticamente, garantindo uma condução mais estável.

No entanto, se o carro estiver mantendo rotações muito baixas, o motorista deve intervir manualmente.

Nessas situações, é recomendável utilizar o modo de redução manual — seja pela alavanca de câmbio, seja pelas borboletas no volante.

Isso mantém o motor em rotações mais altas e melhora o efeito de frenagem natural, reduzindo a necessidade de pressionar o freio a todo momento.

Vantagens de manter a marcha engrenada

Ao manter o veículo sempre engrenado, o motorista ganha mais controle e estabilidade durante toda a descida.

O uso correto do freio-motor evita o superaquecimento do sistema de frenagem, reduz o desgaste das pastilhas e garante maior segurança, principalmente em curvas longas e trechos de serra com alta umidade — comuns na região da Serra do Mar.

Além disso, a sensação de controle é muito maior. O carro responde melhor às correções de trajetória e mantém uma velocidade constante, sem exigir freadas bruscas. Essa combinação entre segurança e eficiência torna a viagem pela Serra de Ubatuba mais tranquila, prazerosa e segura.

Agora que você já sabe qual é a melhor marcha para enfrentar a descida da Serra de Ubatuba, conte pra gente: você já dirigiu por esse trecho?

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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