Por trás dos avanços trazidos pela inteligência artificial (IA) existe um segredo sombrio: a IA pode deixar o mundo sem eletricidade em 2025. Porém, a energia solar pode nos salvar dessa catástrofe. Quer saber mais sobre esse risco pouco divulgado? Continue lendo.
Gigantes da tecnologia como Amazon, Google e Microsoft estão investindo pesado em inteligência artificial. Essas empresas precisam de processadores muito potentes para armazenar e transmitir dados. Além disso, empresas de todos os setores estão adotando a transformação digital, o que aumenta ainda mais a demanda por processamento de dados.
Todas essas informações são armazenadas em data centers, que são instalações físicas com muitos servidores, unidades de armazenamento e equipamentos de rede. Esses data centers operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, consumindo muita energia.
Data centers precisam de sistemas de resfriamento para manter os equipamentos em uma temperatura adequada, aumentando ainda mais o consumo de eletricidade
Em 2023, existiam cerca de 8.000 data centers no mundo, consumindo 1,5% da energia global. Esse número está crescendo rapidamente, e a previsão é que esses data centers consumam 4% da energia mundial até 2030. Para se ter uma ideia, cada hora assistindo Netflix consome 0,008 MWh de eletricidade, enquanto o treinamento do ChatGPT-3 (inteligência artificial) em 2020 usou 1,3 TWh, mais do que 120 casas consomem em um ano.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Elon Musk, dono da Tesla, previu que em 2025 faltará eletricidade no mundo. Ele explica que o rápido avanço da inteligência artificial, somado à popularidade dos veículos elétricos, aumentará a demanda por chips e transformadores elétricos além da capacidade de oferta. Segundo Musk, a atual escassez de chips neurais se transformará em escassez de transformadores elétricos e, eventualmente, em uma falta crítica de eletricidade.
Para resolver esse problema da inteligência artificial, Elon Musk sugere aumentar a geração de energia limpa, como a energia solar, e aumentar a produção de transformadores elétricos
Em 2023, as energias renováveis bateram recorde de implementação, sendo responsáveis por 86% da capacidade instalada no mundo, com a energia solar representando 73% desse crescimento. Será que a energia solar será suficiente para compensar o crescimento da inteligência artificial?
Aumentar a geração de energia solar pode ser a solução para evitar uma crise de eletricidade global. Compartilhe sua opinião nos comentários e entenda como a placa solar de Elon Musk pode revolucionar o mercado de energia solar.