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A construção do maior túnel subterrâneo da África: A obra de US$ 3,6 bilhões que transformou o transporte no continente

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 22/12/2024 às 20:58
A construção do maior túnel subterrâneo da África: A obra de US$ 3,6 bilhões que transformou o transporte no continente
O túnel foi construído usando máquinas gigantes chamadas TBMs, que escavam o solo com precisão, além de métodos tradicionais de perfuração e explosão para áreas mais difíceis. Tudo foi planejado com tecnologia avançada para garantir que as extremidades do túnel se encontrassem perfeitamente no subsolo.
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Com 15,4 km de extensão, três estações subterrâneas e tecnologia de ponta, a construção do maior túnel subterrâneo da África conecta Gauteng com velocidades de até 160 km/h, revolucionando a mobilidade na região.

o maior túnel subterrâneo da África, construído como parte do projeto Gautrain, que conecta áreas estratégicas da província de Gauteng, na África do Sul. Com uma extensão de 15,4 quilômetros e um custo estimado em US$ 3,6 bilhões, essa construção é um marco na história da infraestrutura do continente.

Além de suas dimensões impressionantes, o túnel conta com três estações subterrâneas: Johannesburg Park, Rosebank e Sandton. Mais do que uma obra de engenharia, o projeto simboliza progresso e inovação, melhorando a vida de milhares de pessoas diariamente.

A construção do túnel que conecta e transforma Gauteng

Os engenheiros enfrentaram desafios como a falta de GPS no subsolo, usando sistemas avançados para manter a precisão no alinhamento. A construção também incluiu medidas de segurança, como poços de emergência e refúgios seguros, garantindo proteção para os passageiros.
Os engenheiros enfrentaram desafios como a falta de GPS no subsolo, usando sistemas avançados para manter a precisão no alinhamento. A construção também incluiu medidas de segurança, como poços de emergência e refúgios seguros, garantindo proteção para os passageiros.

O túnel subterrâneo faz parte de uma rota maior de 80 quilômetros, criada para integrar Joanesburgo, Sandton, Pretória e o Aeroporto Internacional OR Tambo. As estações subterrâneas oferecem acessibilidade e conectividade, aproximando pessoas de oportunidades e destinos importantes.

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Com uma velocidade de operação de até 160 km/h, o Gautrain oferece uma alternativa moderna ao trânsito congestionado da região. Ele não apenas reduz o tempo de deslocamento, mas também promove um transporte mais sustentável, diminuindo a dependência de veículos particulares.

A engenharia por trás da construção do túnel subterrâneo

Construir um túnel desse porte exigiu o uso de máquinas de perfuração de túneis (TBMs) e técnicas convencionais de perfuração e detonação. A precisão foi essencial, já que qualquer desvio poderia comprometer a estrutura e a funcionalidade do projeto.

A falta de campos magnéticos e a impossibilidade de usar GPS no subsolo representaram grandes desafios. Engenheiros usaram tecnologia de ponta e métodos avançados de alinhamento para garantir a precisão, tornando o projeto um exemplo global de superação em engenharia.

O papel da segurança e tecnologia no projeto Gautrain

A infraestrutura do túnel foi projetada para priorizar a segurança. Sete poços de acesso de emergência e refúgios seguros garantem proteção em situações críticas. Essas medidas são complementadas por sistemas de monitoramento contínuo.

Equipamentos de última geração na construção asseguram que o Gautrain opere sem falhas. A geometria dos trilhos e os sensores de monitoramento contribuem para uma experiência de viagem confiável e eficiente.

Alívio do congestionamento rodoviário em Gauteng

Ao oferecer uma alternativa viável ao transporte rodoviário, o Gautrain reduz significativamente os engarrafamentos, economizando tempo e combustível para milhares de pessoas diariamente.

O túnel não é apenas uma solução de transporte; ele impulsiona a economia local, gerando empregos e fomentando investimentos em áreas próximas às estações. Esse impacto se traduz em maior qualidade de vida para os moradores de Gauteng.

A construção do maior túnel subterrâneo da África vai além de suas medidas impressionantes ou do custo bilionário. Ele representa um salto para o futuro, onde mobilidade, inovação e sustentabilidade andam lado a lado. Projetos como o Gautrain mostram como a engenharia pode transformar vidas e moldar o desenvolvimento de uma região. Que outras maravilhas o futuro nos reserva?

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Joaquim Sebastião Roque
Joaquim Sebastião Roque
28/12/2024 21:12

Moçambique devia estar neste nível. O nossos irmãos angolanos, unidos pelo passado comum, estão noutro nível. E o que dizer da África do Sul. Sou moçambicano, assíduo no programa Ecos &Factos dos apresentadores Lucas Safeca e o Mário, da TPA. Vejo com inveja, no sentido positivo, das infraestruturas de angola, incluindo o trem recentemente introduzido. Lindo.

Nvt
Nvt
Em resposta a  Joaquim Sebastião Roque
29/12/2024 04:43

Como não ter inveja irmão, aqui esses projectos são para o bolso e nunca para facilitar a vida do povo

Eduardo
Eduardo
27/12/2024 12:58

Este túnel será só mas um outro caminho pra sacar os Mineiros dos africanos

Guerra Alves
Guerra Alves
25/12/2024 11:19

Embora de forma embrionária, na resposta as necessidades básicas, + vale sempre começar.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

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