1. Início
  2. / Construção
  3. / A construção da Ponte Rio Negro foi uma verdadeira saga de superação, uma das mais grandiosas obras de infraestrutura do Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 17 comentários

A construção da Ponte Rio Negro foi uma verdadeira saga de superação, uma das mais grandiosas obras de infraestrutura do Brasil

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 20/09/2024 às 20:59
Atualizado em 21/09/2024 às 09:24
A construção da Ponte Rio Negro foi uma verdadeira saga de superação, onde desafios titânicos e a força da natureza se spara erguer uma das mais grandiosas obras de infraestrutura do Brasil
Ponte Rio Negro (Imagem: Reprodução)

A construção da Ponte Rio Negro transformou o cenário do Amazonas, conectando Manaus ao interior e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

Se você pensa que erguer uma ponte de quase 4 km sobre as águas enigmáticas do Rio Negro foi fácil, está enganado! A construção da Ponte Rio Negro foi uma epopeia digna dos grandes feitos da engenharia, desafiando a natureza e superando obstáculos que pareciam intransponíveis.

Localizada em Manaus, a ponte liga o bairro Compensa, na Zona Oeste, à rodovia AM-070, também conhecida como Rodovia Manoel Urbano, em Iranduba. Com uma extensão de 3.595 metros, é classificada como uma ponte estaiada com um trecho central de 400 metros que se eleva majestosa sobre o rio.

Proposta para a construção

A construção da Ponte Rio Negro foi uma verdadeira saga de superação, onde desafios titânicos e a força da natureza se spara erguer uma das mais grandiosas obras de infraestrutura do Brasil

Tudo começou em 2003, quando a proposta para a construção da ponte foi apresentada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A ideia era audaciosa: conectar Manaus ao interior do estado, reduzindo a dependência das balsas para cidades vizinhas como Iranduba e Novo Airão. A mobilização popular foi intensa, culminando na coleta de 120 mil assinaturas no posto de São Raimundo em apenas seis meses.

O projeto ganhou destaque internacional

O projeto ganhou destaque internacional após inúmeras audiências e discussões, a ordem de serviço foi liberada em dezembro de 2007, e a construção teve início em 2008. O projeto ganhou destaque internacional não apenas pela arquitetura arrojada da Ponte Rio Negro, mas também pelas soluções ambientais, sociais e econômicas que propunha.

Desafios não faltaram. A equipe do Consórcio Rio Negro, formado pelas construtoras Camargo Corrêa, Engeform e Construbase, teve que desvendar os segredos do rio, realizando batimetria em diferentes profundidades, ensaios no solo e testes de resistência para acomodar as 246 estacas escavadas necessárias para a fundação.

A logística foi outro ponto crítico

Para garantir o fluxo contínuo de materiais, foram criadas duas centrais de produção de concreto, cada uma com capacidade para produzir 80 metros cúbicos por hora. As camisas metálicas, grandes tubos usados na execução das estacas, foram fabricadas no próprio canteiro de obras. Transportar peças com mais de 50 metros de altura e 60 toneladas não foi tarefa fácil!

A Ponte Rio Negro impressiona pelos números: 203 vigas pré-moldadas, 160.395 metros cúbicos de concreto—quantidade suficiente para construir três estádios do Maracanã—e 25 canteiros flutuantes onde os trabalhos aconteciam simultaneamente. A estrutura, que remete a um diamante, foi projetada para reduzir os efeitos do vento graças a um formato aerodinâmico inovador.

Rio Negro atingiu níveis recordes de cheia em 2023

Em meio à construção, a natureza mostrou sua força. Em 2009, o Rio Negro atingiu níveis recordes de cheia, algo não previsto que dificultou o cimbramento dos blocos de fundação. A solução? Construir o “bloco casca”, permitindo a continuidade dos trabalhos sem comprometer o cronograma.

Após 3 anos e 5 meses de intenso trabalho, a Ponte Rio Negro foi inaugurada em 24 de outubro de 2011, coincidindo com o aniversário de 342 anos de Manaus. A cerimônia contou com a presença do governador do estado e da presidente Dilma Rousseff.

Investimento inicial

O investimento inicial previsto era de R$ 506 milhões, mas devido a aditivos para novas frentes de trabalho—como proteção dos pylons, sinalização náutica e iluminação—o custo total chegou a aproximadamente R$ 1,099 bilhão.

Em 2017, a ponte recebeu o nome de Ponte Jornalista Phelippe Daou, em homenagem ao comunicador que tanto contribuiu para a defesa dos interesses da Amazônia.

A construção da Ponte Rio Negro não foi apenas um feito para o Amazonas

Hoje, a Ponte Rio Negro possui quatro faixas de tráfego—duas em cada sentido—além de uma faixa para pedestres. A velocidade permitida é de 60 km/h. Sua construção possibilitou a expansão da indústria, turismo, comércio e agroindústria, sendo um marco para a comunidade local ao gerar novos postos de trabalho e facilitar a travessia.

Fica registrado o reconhecimento aos mais de 2.500 trabalhadores e a todos que tornaram este sonho realidade. A construção da Ponte Rio Negro não foi apenas um feito para o Amazonas, mas para todo o país, mostrando que o Brasil é capaz de realizar obras de grande magnitude com maestria e beleza arquitetônica.

E você, o que pensa sobre o impacto da Ponte Rio Negro no desenvolvimento regional e quais outros projetos poderiam seguir esse exemplo para beneficiar a Amazônia?

Inscreva-se
Notificar de
guest
17 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x