1. Início
  2. / Construção
  3. / A construção da ponte com um vão recordista de 1.208 metros e investimento de US$ 4 bilhões
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

A construção da ponte com um vão recordista de 1.208 metros e investimento de US$ 4 bilhões

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/06/2025 às 13:28
A Construção da Ponte Changtai: a China ergue a maior ponte rodoferroviária estaiada do mundo
A Construção da Ponte Changtai: a China ergue a maior ponte rodoferroviária estaiada do mundo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com torres de 352 metros e um vão recordista, a construção da ponte Changtai sobre o Rio Yangtzé está na reta final, prometendo revolucionar o transporte no coração econômico da China

Este artigo explora a fundo a construção da ponte Changtai, detalhando suas especificações recordistas, as inovações tecnológicas empregadas e o impacto que esta obra monumental terá no desenvolvimento regional e na engenharia global.

Na província de Jiangsu, leste da China, um projeto de infraestrutura de magnitude expressiva está redefinindo os limites da engenharia. A Ponte Changtai sobre o Rio Yangtzé, uma artéria econômica e cultural vital, emerge como um símbolo da modernização e da ambição do país. Sua principal função é estabelecer uma ligação crucial entre as cidades de Changzhou e Taizhou.

A visão estratégica por trás da Ponte Changtai

O objetivo primordial da Ponte Changtai é criar um nexo vital entre as cidades de Changzhou e Taizhou, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre elas, de cerca de uma hora e meia para aproximadamente 30 minutos.

O projeto, um investimento de US$ 4 bilhões, está alinhado com as estratégias nacionais chinesas de desenvolvimento do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé e de integração do Delta do Rio Yangtzé.

Uma de suas características mais inovadoras é a concepção como o primeiro canal de travessia fluvial do mundo a integrar, numa única estrutura, uma via expressa, uma ferrovia intermunicipal e uma rodovia comum.

Este conceito de “Trindade” representa um avanço significativo no planejamento de infraestruturas de transporte.

As especificações que desafiam os limites

A construção da ponte com um vão recordista de 1.208 metros e investimento de US$ 4 bilhões

A Ponte Changtai é um complexo de engenharia com 10,03 km de extensão total. Suas especificações são superlativas e estabelecem novos padrões globais.

O vão principal recordista: a ponte estaiada possui um vão principal de 1.208 metros, o maior do mundo para uma ponte que transporta tráfego rodoviário e ferroviário.

Torres icônicas: as torres principais, com um design em forma de diamante, atingem uma altura de 352 metros, tornando-se as torres de ponte estaiada mais altas do mundo.

Tabuleiro multimodal: a ponte possui um design de dois níveis. O tabuleiro superior abriga uma via expressa de seis faixas, enquanto o inferior acomoda uma rodovia de quatro faixas e duas linhas ferroviárias intermunicipais.

Além desses, o projeto reivindica outros recordes, como a ponte em arco de treliça de aço de dupla utilização com o maior vão do mundo (Ponte de Lu’anzhou, 388 metros).

A saga da construção da ponte Changtai

A construção da ponte Changtai começou oficialmente em outubro de 2019, com uma duração planejada de cinco anos e meio.

A conclusão e a abertura ao tráfego estão previstas para o primeiro semestre de 2025. Em meados de 2025, a construção das imponentes torres principais, com mais de 350 metros de altura, está sendo finalizada.

Para cumprir um cronograma tão agressivo, foram utilizadas tecnologias de construção de vanguarda:

Guindaste-Torre W12000-450: O primeiro guindaste-torre rotativo superior do mundo ao nível de 10.000 toneladas-metro, feito sob medida para o projeto.

Robô Inteligente para Caixões: Um robô pioneiro na China, que reduziu significativamente o tempo de construção das fundações ao operar em águas turvas para monitoramento em tempo real.

Engenharia de Precisão: O fechamento da viga principal foi alcançado com um erro inferior a 2 mm, uma proeza de precisão para uma estrutura desta escala.

A Ponte Changtai no panteão das grandes pontes do mundo

A construção da ponte Changtai a posiciona em um seleto grupo de pontes rodoferroviárias de grande vão. Seu principal vão estaiado de 1.208 metros supera o da Ponte Husutong (1.092 metros), também na China.

Embora a Ponte Tsing Ma, em Hong Kong, tenha um vão principal rodoferroviário mais longo (1.377 metros), ela é uma ponte suspensa, o que torna o feito da Changtai, na categoria de pontes estaiadas, um recorde mundial.

O Rio Yangtzé se consolidou como um verdadeiro laboratório para a engenharia de pontes avançada. A intensa atividade na região fomenta um ambiente competitivo e inovador, do qual a Ponte Changtai é um produto exemplar, estabelecendo novos padrões para futuras travessias.

O impacto socioeconômico e o legado da ponte

A Ponte Changtai sobre o Rio Yangtzé está destinada a gerar um impacto socioeconômico profundo. A drástica redução nos tempos de viagem e nos custos logísticos deve estimular o comércio, os negócios e o crescimento econômico no sul de Jiangsu e na vasta região do Delta do Rio Yangtzé.

A ponte serve como um poderoso símbolo das capacidades de engenharia da China e de suas ambições de desenvolvimento de infraestruturas, projetando uma imagem de liderança tecnológica no cenário internacional.

Seu legado será multifacetado: um marco na história da engenharia civil, uma inspiração para futuros projetos de grande envergadura e um elo que não apenas liga margens, mas também une o presente a um futuro de possibilidades expandidas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x