Enel Green Power, empresa de energia, assinou recentemente um memorando de entendimento para um projeto com o governo do estado do Ceará, a instalação de uma planta voltada para a produção de hidrogênio verde na região.
Durante a última quinta-feira, (14/07), a governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinou um memorando de entendimento com a empresa de energia, Enel Green Power, para mais um empreendimento na região. Trata-se de uma planta de produção de hidrogênio verde, projeto que visa aproveitar o alto potencial do estado do Ceará e impulsionar a economia local com a geração de empregos e renda na fase de obras.
Governo do Ceará assina memorando de entendimento com a Enel Green Power para novo projeto de produção de hidrogênio verde a ser instalado na região
O mercado energético brasileiro agora abre as portas para diversos empreendimentos voltados para o setor do hidrogênio verde e os dois grandes estados que se destacam nesse ramo são o Ceará e o Rio Grande do Sul. Agora, o governo cearense deu mais um passo nesse setor e assinou um memorando de entendimento com a Enel Green Power para a instalação de uma planta de produção do recurso no estado.
O projeto contará com algumas fases até a sua finalização, mas a companhia energética pretende aproveitar o potencial produtivo desde a primeira etapa e vai instalar o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade de até 400 MW de eletrolisadores já na primeira fase.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Assim, a presidente da distribuidora Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, comentou sobre as projeções para a planta e disse: “Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética”.
Embora esteja bem encaminhado, o projeto da planta de produção de hidrogênio verde da Enel Green Power ainda está na fase de estudos de viabilidade. Mas, caso seja confirmado o potencial produtivo para a área de instalação da planta, a companhia já afirmou que pretende utilizar o processo de eletrólise de água, utilizando energia 100% renovável, para a produção do recurso. Dessa forma, a empresa não só garantirá mais eficiência na produção, como também conseguirá contribuir com a redução dos impactos ambientais na cadeia produtiva.
Projeto de planta de hidrogênio verde no Ceará não é o primeiro da companhia para o Brasil e a empresa busca expandir presença no segmento
A Enel Green Power vem observando a alta movimentação do mercado energético nacional em torno da produção de hidrogênio verde e pretende aproveitar o cenário favorável para desenvolver seus empreendimentos no ramo. Assim, o projeto de instalação da planta de produção no Ceará não é o primeiro da empresa, que assinou uma carta de intenções com o governo da Bahia durante o mês de abril para viabilizar um empreendimento nesse segmento na região do estado nordestino.
Dessa forma, a empresa realiza estudos de viabilidade técnica, comercial, jurídica e financeira para a instalação futura de um projeto de produção do recurso. E, com o desenvolvimento desses empreendimentos, a Enel Green Power continua expandindo sua presença no mercado energético nacional. A empresa já possui um parque de geração com capacidade instalada renovável de 3,7 GW no Brasil, se tornando referência no aproveitamento do potencial produtivo do país quanto a esses recursos.
Por fim, o governo do Ceará também busca expandir o mercado de hidrogênio verde e, além do projeto de instalação da planta da companhia energética, assinou um memorando de entendimento com a empresa chinesa Higer Bus para viabilizar a instalação futura de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio.