Ela promete ser ágil, econômica e ideal para qualquer terreno. Analisamos a fundo a sucessora da CB500X para mostrar seu consumo real, os pontos fracos e o polêmico preço praticado no Brasil.
A Honda NX500 chega ao mercado com uma promessa clara: ser a moto definitiva para quem busca agilidade na cidade, conforto na estrada e economia no dia a dia. Sucessora da conhecida CB500X, ela traz um novo nome, novo visual e um pacote tecnológico atualizado. Mas será que as mudanças justificam a troca e o preço que chega a R$ 52 mil? Rodamos com a nova aventureira para responder a essa pergunta.
De CB500X à NX500: a herança aventureira e o novo visual
A nova Honda NX500 representa um passo importante na estratégia da marca. Ela abandona o nome CB, sigla usada para as motos urbanas da Honda, e adota a sigla NX, historicamente ligada aos modelos aventureiros como a Falcon e a Saara. Essa mudança simbólica reflete a evolução da moto, que a cada geração se distanciava mais de suas irmãs de 500 cilindradas.
O visual foi completamente redesenhado, conferindo à Honda NX500 uma identidade própria. Ela está mais volumosa e encorpada, com novas entradas de ar frontais. Essas entradas não são apenas estéticas; elas melhoram a aerodinâmica, ajudando a manter a moto estável, e contribuem para o arrefecimento do piloto. A base de sucesso da antecessora foi mantida, mas as atualizações a tornaram uma moto nova.
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O salto tecnológico que faz a diferença no dia a dia
O principal avanço da Honda NX500 está na tecnologia. O antigo painel “blackout”, que sofria com reflexos, foi substituído por uma moderna tela TFT de 5 polegadas. Este novo painel oferece ótima visibilidade em qualquer condição de luz, com brilho automático, modos claro e escuro e três opções de layout. A conectividade está em processo de homologação para o Brasil.
Outra novidade crucial é a inclusão do controle de tração, que pode ser ligado ou desligado através de um botão no punho. A iluminação continua sendo full LED, mas com farol e lanterna redesenhados. Para facilitar a vida do piloto, um novo joystick permite navegar pelas funções do painel sem tirar a mão do guidão, um ganho significativo em praticidade e segurança.
Motor e ciclística: o que mudou no desempenho
O motor de 471 cilindradas segue sendo a alma da moto. Apesar de uma leve redução declarada para 50 cavalos de potência, ele foi remapeado. O objetivo foi entregar mais força em baixas e médias rotações. O resultado é uma aceleração mais vigorosa, fazendo com que a Honda NX500 atinja 100 km/h mais rápido que sua irmã Hornet. A velocidade final, segundo dados de homologação, é de 160 km/h.
As rodas também são novas, com um design em “Y” que deixou a dianteira 1,1 kg mais leve, aprimorando a estabilidade. A suspensão dianteira foi recalibrada e está mais firme, o que garante uma excelente aderência ao chão em trechos sinuosos. Os freios dianteiros, com sistema Nissim e discos duplos, também foram atualizados.
Na prática: impressões reais ao pilotar a nova Honda NX500
Ao pilotar, a primeira impressão é o conforto. A posição de pilotagem é excelente, com o peito aberto e as pernas levemente recuadas, o que ajuda no controle e torna a condução mais divertida. O banco ficou mais estreito na região das pernas, facilitando o encaixe e dando a sensação de que a moto é mais leve e dócil.
O motor funciona de forma extremamente suave e vibra muito pouco, tornando viagens longas mais agradáveis. A aceleração impressiona pela rapidez com que atinge 100 ou 120 km/h. Durante nosso teste, o consumo ficou na casa de 27 a 28 km/L, um ótimo número para sua cilindrada.
Como pontos a melhorar, a bolha (para-brisa) não possui ajuste de altura e a proteção aerodinâmica poderia ser maior. Além disso, itens como tomada USB e protetores de mão são vendidos apenas como opcionais.
O veredito: consumo, preço e se a Honda NX500 vale a pena
De acordo com o canal Rodolfinho da Z, a Honda NX500 se provou uma moto “tudo em um”. É eficiente para o uso urbano por ser leve (183 kg a seco) e ágil, e ao mesmo tempo é potente e confortável para pegar a estrada. Ela é uma evolução clara da CB500X, com muito mais pontos positivos do que negativos.
A moto está disponível nas cores vermelha, branca e preta, com 3 anos de garantia. O preço sugerido é de R$ 45.000. No entanto, o preço praticado nas lojas, segundo a tabela FIPE, gira em torno de R$ 52.000. Por R$ 45 mil, é uma excelente opção. Por R$ 52 mil, a decisão se torna mais complexa. A resposta final, se vale a pena, dependerá do bolso e da necessidade de cada motociclista.