Com produção média de 15 navios por dia, China domina setor naval global com recordes de exportação, pedidos em carteira e capacidade industrial incomparável
A China é, hoje, o maior construtor de navios do mundo. Em 2024, o país exportou 5.804 embarcações, segundo dados do Global Times. Isso representa um crescimento de 25,1% em comparação com 2023. O valor dessas exportações chegou a US$ 43,38 bilhões, consolidando ainda mais a liderança chinesa no setor naval.
A média de produção é impressionante. Somente com os navios exportados, o país fabricou cerca de 15,8 embarcações por dia. E esse número nem inclui os navios destinados ao uso interno, como os militares ou voltados ao mercado doméstico.
Participação global e volume de pedidos
A China também se destaca na participação global da indústria naval. Em 2024, foi responsável por 55,7% das entregas de navios em todo o mundo.
-
Maior obra de alargamento de praia do Brasil começou: R$ 333 milhões e 6,5 milhões de m³ de areia vão ‘engordar’ 8 km da orla e permitir navios gigantes
-
Transpetro lança licitação de barcaças e empurradores: mobilização da indústria naval brasileira, foco em navegação interior e transporte de combustíveis na costa
-
Monitoramento dos rios na Amazônia ganha reforço com embarcação Uiara, unindo tecnologia hidrológica, gestão sustentável, inovação naval e segurança hídrica nacional
-
R$ 2,6 bilhões na Bahia: Petrobras reacende o setor naval, reabre a Fafen e promete novo ciclo de prosperidade industrial
Em novos pedidos, a fatia chinesa chegou a 74,1%, enquanto os pedidos em carteira somaram 63,1% do total mundial. Esses dados evidenciam que a China domina todas as etapas: construção, venda e encomendas.
Essa dominância reflete não somente o volume produzido, mas também a confiança do mercado internacional na capacidade de entrega do país.
Estrutura produtiva incomparável da China
O Center for Strategic and International Studies (CSIS) afirma que a China conta com mais de 300 estaleiros espalhados por sua costa.
Muitos deles operam sob um sistema de uso dual, produzindo tanto embarcações civis quanto militares. Essa infraestrutura distribuída garante flexibilidade e alto volume de produção.
Além disso, a Alliance for American Manufacturing destaca um dado relevante: a capacidade de construção naval da China é 232 vezes maior que a dos Estados Unidos.
Enquanto os estaleiros chineses têm capacidade para produzir cerca de 23,25 milhões de toneladas por ano, os norte-americanos não ultrapassam 100 mil toneladas.
Planejamento militar e futuro da frota
O crescimento não se limita ao setor comercial. A marinha chinesa projeta expandir sua frota de 234 para 475 navios até 2035. Essa meta depende diretamente da força da indústria naval nacional. O relatório “China’s Shipbuilding Industry”, do CSIS, mostra como os estaleiros sustentam essa ambição militar.
A capacidade instalada dos estaleiros permite atender simultaneamente à demanda civil global e às necessidades estratégicas do país.
Velocidade e escala sem precedentes
Com base nos dados disponíveis, a China já produz mais de 15 navios por dia, considerando somente os exportados. Ao incluir as embarcações para uso interno, esse número pode ser ainda maior.
A combinação entre escala de produção, número de estaleiros e investimento contínuo coloca a China em uma posição de liderança incontestável na construção naval global. E os números mostram que esse domínio tende a crescer nos próximos anos.