1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / A China está prestes a lançar SSDs tão pequenos que você os insere como um CHIP
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

A China está prestes a lançar SSDs tão pequenos que você os insere como um CHIP

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/08/2025 às 22:43
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Um novo tipo de SSD promete combinar o tamanho compacto de um MicroSD com a velocidade de um M.2, surgindo como alternativa para dispositivos móveis e portáteis gamer.

Os cartões MicroSD são pequenos, mas lentos. Já os SSDs M.2 oferecem alta velocidade, porém ocupam mais espaço e têm design fechado. Agora, um novo tipo de SSD vindo da China pode unir o melhor dos dois mundos. Ele já está confirmado para dois portáteis gamer de última geração.

A fabricante chinesa Biwin chama a novidade de “Mini SSD”. Outro produtor o nomeia “1517”. O componente mede apenas 15 mm x 17 mm x 1,4 mm, menor que uma moeda de um centavo e pouco maior que um MicroSD.

Desempenho impressionante

O Mini SSD atinge velocidades de leitura sequencial de até 3.700 MB/s e gravação de 3.400 MB/s. Ele utiliza conexão PCIe 4×2 e estará disponível em versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB.

Para comparação, cartões MicroSD Express, como os compatíveis com o Nintendo Switch 2, chegam a 985 MB/s. Isso representa menos de um terço da velocidade do novo formato. Já um cartão SD Express tradicional pode alcançar 3.940 MB/s, mas tem quase o dobro do tamanho.

Resistência e aplicação

Os drives M.2 ainda lideram em velocidade absoluta, mas o Mini SSD aposta em tamanho e versatilidade. A Biwin afirma que o dispositivo pode equipar laptops, tablets, celulares, câmeras e outros eletrônicos, exigindo apenas um slot próprio. O sistema funciona de forma similar ao de bandejas para SIM de smartphone, liberadas com um alfinete.

Segundo a fabricante, o Mini SSD possui resistência IP68 contra água e poeira. Também suporta quedas de até três metros, característica útil principalmente para aparelhos móveis.

Adoção em portáteis gamer

Dois portáteis gamer chineses já incorporaram o novo SSD. Ambos foram apresentados na ChinaJoy na semana passada. O primeiro é o GPD Win 5, modelo Strix Halo com bateria de alta capacidade e formato portátil. O segundo é o híbrido laptop/tablet OneXPlayer Super X, da OneNetbook, que também utiliza o chip Strix Halo.

Ambos trazem um slot exclusivo para o Mini SSD, reforçando o interesse inicial da indústria no formato.

Disponibilidade e preço

Apesar do anúncio, a Biwin ainda não revelou preços para o Mini SSD. Também não há listagens oficiais de venda. Portanto, resta aguardar para saber se a tecnologia será amplamente adotada e se outros fabricantes seguirão o padrão.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x