Com um visual inspirado na Titan 150, a Honda CG 125 Fan 2009-2010 se tornou a CG com estilo esportivo mais cobiçada, mas seu motor guarda um segredo que muitos não sabem: ela não é “varetada”.
A Honda CG 125 é uma lenda no Brasil, sinônimo de moto “para toda a vida”. A fama de indestrutível da CG com estilo esportivo veio, em grande parte, de seu icônico motor “varetado” (OHV). Por isso, muitos motociclistas que procuram um modelo 2009 ou 2010, com seu design mais arrojado, acreditam estar comprando essa tecnologia.
No entanto, a verdade é que a CG com estilo esportivo que marcou o final dos anos 2000 já vinha com um motor diferente, mais moderno. Esta é a história de como a Honda reinventou seu maior sucesso, mantendo a fama de robustez e economia, mas com um novo coração.
O fim de uma era: por que o motor “varetado” foi aposentado em 2008?
O ano de 2009 marcou a maior mudança na história da CG 125. Após 32 anos de serviço, o lendário motor “varetado” foi aposentado no Brasil. A decisão não foi uma escolha da Honda, mas uma necessidade para atender à nova e mais rigorosa lei de emissões de poluentes, o PROMOT 3.
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Para se adequar, a CG 125 Fan 2009 recebeu um novo motor com comando de válvulas no cabeçote (OHC). Embora com a mesma potência de 11,6 cv, o novo motor era mais eficiente, mais silencioso e, principalmente, menos poluente, garantindo a continuidade da moto mais vendida do país no mercado.
O “estilo esportivo” que veio da irmã maior, a Titan 150

Se o motor mudou, o visual também passou por uma revolução. A grande sacada da Honda foi usar o design da recém-lançada e mais cara CG 150 Titan na nova CG 125 Fan. O tanque mais encorpado, as carenagens laterais e a rabeta com lanterna integrada deram à 125cc uma aparência muito mais moderna e agressiva.
Foi assim que nasceu a CG com estilo esportivo. A moto parecia ser de uma categoria superior, o que aumentou muito seu valor percebido. Era a chance de ter o visual da cobiçada 150cc pagando o preço e a economia de uma 125cc.
A economia na prática: o consumo real da CG 125
A fama de econômica da CG é totalmente justificada, e a geração 2009-2010 com motor OHC manteve essa tradição. A estimativa de consumo na faixa de 35 a 45 km/l é realista e confirmada por diversos testes e relatos de proprietários.
Com uma pilotagem mais tranquila, é fácil superar os 40 km/l. Em uso urbano mais intenso, o consumo fica mais próximo dos 35 km/l. Com um tanque de 15,1 litros, a autonomia da moto pode facilmente ultrapassar os 500 km.
Quanto custa a lenda? O preço de uma CG 125 Fan 2009-2010 em 2025
A faixa de preço de R$ 5.000 a R$ 7.000 é o piso do mercado. Com esses valores, é possível encontrar motos funcionais, mas provavelmente com alta quilometragem ou detalhes a serem feitos.
A Tabela FIPE de junho de 2025 já posiciona os modelos 2009 e 2010 em um patamar superior, entre R$ 7.200 e R$ 7.800. No mercado real, unidades em excelente estado de conservação podem ultrapassar os R$ 8.900. A reputação de “inquebrável” faz da CG um ótimo investimento, com baixa desvalorização.
Vale a pena comprar essa CG com estilo esportivo?
Sim, com certeza. Mesmo não tendo o motor “varetado” original, a CG 125 Fan 2009-2010 é uma das compras mais inteligentes no mercado de usadas. O motor OHC que a equipa é extremamente confiável e durável, herdando a robustez que consagrou a linha CG.
Para quem busca uma CG com estilo esportivo que seja uma ferramenta de trabalho incansável ou um transporte diário com o menor custo possível, este modelo continua sendo uma escolha excepcional. Ele oferece o melhor de dois mundos: um design que envelheceu bem e a lendária confiabilidade Honda.


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