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A Bosch desenvolveu um sistema de freio eletrônico inovador que reduz peso e espaço de instalação, contribuindo para maior eficiência e potencial aumento da autonomia em veículos elétricos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/02/2025 às 06:57
freio
Foto: Reprodução
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Novo sistema de freio eletrônico da Bosch diminui peso e espaço, aumentando a eficiência e a autonomia de carros elétricos.

A Bosch concluiu os testes em vias públicas de uma tecnologia que pode transformar a mobilidade sustentável. Trata-se do sistema de frenagem eletrônico brake-by-wire, que elimina a conexão mecânica entre o pedal e o sistema de freio. Com isso, reduz peso e espaço de instalação, fatores que podem aumentar a autonomia dos veículos elétricos.

Os testes ocorreram em diferentes zonas climáticas, totalizando 3.300 quilômetros percorridos. Em apenas seis dias, a equipe da Bosch alcançou o Círculo Polar Ártico dirigindo um Nissan Ariya, validando a eficiência e robustez do sistema. Essa tecnologia promete ser um divisor de águas no mercado automotivo.

Funcionamento inovador do freio eletrônico

O sistema brake-by-wire da Bosch substitui a tradicional ligação hidráulica e mecânica por sinais elétricos. Ao pisar no pedal do freio, o motorista envia um comando elétrico a um atuador remoto (dispositivo que converte um sinal de controle em movimento mecânico linear ou rotativo para executar uma determinada ação).

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Esse atuador, então, movimenta as pastilhas de freio contra o disco, promovendo a frenagem. A ausência de componentes como mangueiras e reservatórios de fluido traz benefícios diretos.

Além de simplificar o sistema, essa abordagem eletrônica reduz significativamente o peso do veículo. Esse aspecto é vital para veículos elétricos, onde cada quilograma a menos pode significar maior alcance com uma única carga.

A Bosch estima que até 2030, mais de 5,5 milhões de veículos em todo o mundo estarão equipados com essa tecnologia.

Vantagens desse freio para veículos elétricos

A principal vantagem do brake-by-wire é a redução no consumo de energia. Carros elétricos, que dependem exclusivamente de baterias, se beneficiam de cada elemento que aumenta a eficiência energética. Com um sistema de freios mais leve, os veículos conseguem percorrer distâncias maiores sem recarga.

Além disso, o espaço liberado pela ausência de componentes hidráulicos permite projetos mais compactos e aerodinâmicos. Isso abre caminho para inovações no design automotivo, melhorando a ergonomia e o conforto interno.

Segurança e confiabilidade garantidas

O sistema de frenagem da Bosch foi desenvolvido com foco na segurança. Ele conta com dois atuadores hidráulicos independentes: um by-wire e outro integrado ao programa eletrônico de estabilidade (ESP).

Caso ocorra alguma falha, ambos os atuadores podem aumentar a pressão de frenagem de forma independente. Essa redundância eletrônica elimina os riscos associados às falhas mecânicas comuns nos sistemas convencionais.

Essa configuração robusta é essencial, principalmente para veículos altamente automatizados. Ao garantir que a frenagem possa ser controlada em qualquer situação, o sistema se posiciona como uma solução confiável para o futuro da mobilidade.

Design flexível e espaço otimizado

Outro diferencial importante do brake-by-wire é a flexibilidade no design do veículo. Como os atuadores não precisam ficar na parede corta-fogo, fabricantes têm liberdade para posicioná-los estrategicamente. Isso pode reduzir ruídos e vibrações, além de melhorar a segurança.

O sistema também libera espaço na cabine. A Bosch trabalha em novos formatos de pedais, como a pastilha de controle de frenagem.

Nesse modelo, o motorista pressiona uma plataforma em vez de um pedal tradicional. Sensores integrados transmitem o sinal elétrico ao sistema, otimizando a resposta e reduzindo o esforço necessário para frear.

Essa flexibilidade facilita ainda a produção de veículos com volante à direita e à esquerda, simplificando processos de fabricação para diferentes mercados.

Impacto na sustentabilidade e aplicações futuras

A tecnologia brake-by-wire não se limita a carros de passeio. Ela também pode trazer benefícios para o transporte público, caminhões de carga e frotas industriais. A reduçao de peso e a manutenção simplificada aumentam a eficiência energética e contribuem para a sustentabilidade.

Entretanto, apesar do potencial, a aplicação do sistema em motocicletas ainda é incerta. Especialistas questionam sua confiabilidade em condições extremas. As motocicletas enfrentam vibrações intensas e condições adversas, o que pode exigir sistemas de backup adicionais para garantir a segurança.

Lançamento e perspectivas

O sistema brake-by-wire da Bosch representa um marco para a indústria automotiva. Seu design inovador melhora a eficiência energética, reduz peso e otimiza o espaço interno.

Com lançamento previsto para o último trimestre do ano, a tecnologia promete acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos.

Seus benefícios em segurança, flexibilidade de design e impacto positivo na sustentabilidade posicionam o sistema como uma solução essencial para o futuro da mobilidade.

Com a previsão de milhões de veículos adotando essa tecnologia até 2030, a Bosch pode ter dado um passo definitivo rumo a um transporte mais ecológico e eficiente.

Com informações de Ecoinventos e bosch-mobility.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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