A Espanha enfrenta um desafio de 25 bilhões de dólares para construir uma estrada que conecte o país à África. Entenda os motivos e as dificuldades dessa construção ambiciosa.
Imagine uma ponte tão longa que conecte dois continentes, atravessando o Estreito de Gibraltar, entre a Espanha e Marrocos. Esse estreito trecho de água, com apenas 13 km de largura em seu ponto mais estreito, separa a Europa da África. Apesar de várias propostas ao longo das décadas, nenhuma construção de ponte ou túnel jamais foi realizado para atravessar essa distância crucial.
O Estreito de Gibraltar é um ponto vital onde o Mar Mediterrâneo encontra o Oceano Atlântico. Mais de 100.000 navios passam por ele a cada ano, tornando-se uma rota importante para o comércio global. A construção para conectar a Europa e a África através de uma ponte ou túnel poderia trazer benefícios econômicos enormes, facilitando o comércio, o turismo e simbolizando a união entre os continentes.
A construção de uma ponte ou túnel no Estreito de Gibraltar é uma tarefa incrivelmente desafiadora. Aqui estão alguns dos principais obstáculos:
Profundidade do Estreito: No ponto mais estreito, a água tem cerca de 365 metros de profundidade. Construir uma ponte sobre uma fenda tão profunda requereria fundações maciças, o que é tecnicamente complexo e caro.
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Correntes poderosas: O estreito atua como um funil natural entre o Atlântico e o Mediterrâneo, com correntes fortes que tornam a construção subaquática extremamente difícil. Os trabalhadores enfrentariam movimentos constantes da água, dificultando a construção precisa.
Tráfego marítimo: Mais de 100.000 navios, incluindo grandes cargueiros e petroleiros, passam pelo estreito a cada ano. Uma ponte teria que ser alta o suficiente para permitir a passagem desses navios, exigindo um design robusto para suportar possíveis colisões e vibrações constantes.
Risco sísmico: O Estreito de Gibraltar está localizado na fronteira entre as placas tectônicas eurasiática e africana, uma área propensa a terremotos. Qualquer estrutura precisaria ser projetada para resistir a atividades sísmicas significativas.
Construir um túnel sob o estreito é outra ideia que tem sido considerada
No entanto, isso também apresenta desafios. O leito do estreito é altamente instável, composto de sedimentos macios e móveis que podem se deslocar sob pressão. Técnicas avançadas de engenharia e construção seriam necessárias para escavar com segurança e manter a integridade do túnel.
Além dos desafios técnicos, existem barreiras políticas e financeiras significativas. A relação entre a Espanha e Marrocos é marcada por tensões históricas e disputas territoriais, complicando a cooperação necessária para um projeto dessa magnitude. Além disso, o custo estimado de construção de uma ponte ou túnel varia de 5 a 20 mil milhões de dólares, exigindo investimentos substanciais de ambos os governos e possivelmente de investidores internacionais.
Apesar dos desafios, há esperança de que avanços na engenharia e na tecnologia possam tornar o projeto viável no futuro
As paisagens políticas podem mudar, permitindo uma melhor cooperação entre os países. Existe até um plano potencial de 25 mil milhões de dólares em desenvolvimento para concretizar essa ligação, prometendo revolucionar o transporte entre a Europa e a África.
A construção de uma estrada que conecte a Espanha à África é uma empreitada monumental, cheia de desafios técnicos, políticos e financeiros. No entanto, os potenciais benefícios econômicos e simbólicos tornam esse sonho uma possibilidade emocionante para o futuro.
Trabalhei 30 anos em obras de constru ção civil, na Grande São Paulo e baixada santista e posso afirmar que ñ há lugar no mundo que impeça projetistas e calculistas concretizarem qualquer projeto de construção civil. Havendo acerto político e “din-din” em caixa, qualquer obra é realizavel.
1 – Ponte Rio – Niterói
2 – Rodovia dos Imigrantes (descida)
3 – Ponte ligando Xangai ao resto da China c/ 164 km
4 – Ponte Salvador/Itaparica (inicio de construção
E muitas outras mundo afora.
Falar com chineses
E possível fazer uma ponte flexível e flutuante no estteito de Gibraltar há cada 100 metros uma balsa com uma ancora de afundiamento e por as barras de sustentação para por o piso da ponte 🌉
Passa navios nao tem como fazer flutuante..
Eu também pensei nesta mesma solução com pista flutuante, porém, com um trecho específico para a passagem de navios. Este techo poderia ser construído com a tecnologia normal e usual, num ponto mais raso e favorável para a fundação