1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / A Acelen teve o êxito de diversificar seu portfólio de produtos, pois realizou um amplo programa de revitalização e otimização da Refinaria de Mataripe; como resultado, a empresa iniciou a comercialização de diesel marítimo
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

A Acelen teve o êxito de diversificar seu portfólio de produtos, pois realizou um amplo programa de revitalização e otimização da Refinaria de Mataripe; como resultado, a empresa iniciou a comercialização de diesel marítimo

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/02/2023 às 17:06
Atualizado em 18/03/2023 às 13:49
Refinaria de Mataripe
Refinaria de Mataripe (Foto/divulgação)

A Acelen, empresa de energia responsável pela gestão da Refinaria de Mataripe, está ampliando seu portfólio. Agora é possível encontrar o Óleo Diesel Marítimo (ODM ou MGO) na unidade, um produto destinado a embarcações de pequeno e médio porte, assim como grandes navios. 

Além disso, houve outros lançamentos no primeiro ano da refinaria, como o Propano Especial e o Butano Especial – ambos inéditos na Bahia. Estes novos itens são uma excelente oferta para aqueles que buscam qualidade e versatilidade. A Acelen conduziu uma modernização das unidades operacionais da refinaria desde que assumiu o controle, resultando em um amplo programa de revitalização e otimização. 

Esta iniciativa proporcionou à companhia não apenas um aumento do portfólio de produtos, mas também um maior market share e estabilidade no abastecimento de toda a cadeia do setor. Segundo o vice-presidente Comercial, Trading e Shipping, Cristiano da Costa, “temos conseguido expandir e diversificar nosso portfólio de produtos com rapidez, garantindo segurança a todos os envolvidos”.

A Acelen investiu 1,1 bilhão de reais para modernizar a refinaria 

https://youtu.be/BEAlhQmXuMQ

Via Acelen 

A Acelen tornou-se a única produtora de diesel marítimo da Bahia e já começou a fornecer sua oferta na Baía de Todos os Santos, através do Terminal Madre de Deus. Esta produção mensal de 15 milhões de metros cúbicos está em curso para atender não só o mercado interno da Bahia, mas também oferecer transporte cabotagem para outras cidades e estados brasileiros como Nordeste, Norte e Sudeste.

A produção local do diesel marítimo traz importantes benefícios à logística, reduzindo custos para as distribuidoras e proporcionando melhor atendimento ao mercado da Bahia. Além disso, contribui para que embarcações menores e barcos de pesca tenham acesso a combustível de qualidade sem precisar se deslocar para outros estados. Esta nova oferta local possibilita uma sinergia maior na cadeia de suprimentos e beneficia embarcações pequenas e grandes por igual.

O uso de bunker oil produzido na refinaria permitiu que embarcações de grande porte como navio graneleiro, porta-contêiner e petroleiros pudessem abastecer os motores auxiliares com diesel marítimo no mesmo terminal. Esta oferta de dois produtos proporcionou ganhos logísticos e financeiros a essas embarcações, além de reduzir o impacto ambiental, pois não há necessidade de se deslocar longas distâncias para obter os combustíveis. Assim, esses veículos náuticos conseguem diminuir consideravelmente as suas emissões de gases de efeito estufa.

Acelen

A Acelen foi criada pelo fundo Mubadala Capital, uma subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano líder global. Ela é responsável por abastecer mais da metade da região Nordeste e possui os mais altos padrões de governança e segurança, além de ter o compromisso com o meio ambiente, as comunidades do entorno e toda a sociedade.

A empresa surgiu como um importante agente na evolução do cenário brasileiro de energia, com o objetivo de construir uma relação de confiança com seus clientes e todos os seus públicos, bem como investir para elevar a eficiência e aumentar a produtividade.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos