1. Início
  2. / Construção
  3. / A 392 metros sob o mar, custando € 1,9 bilhão e com 26,7 km de extensão, o maior túnel rodoviário subaquático do mundo ficará na Noruega e já começou a ser construído
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

A 392 metros sob o mar, custando € 1,9 bilhão e com 26,7 km de extensão, o maior túnel rodoviário subaquático do mundo ficará na Noruega e já começou a ser construído

Publicado em 21/10/2025 às 22:27
Maior túnel subaquático do mundo, Túnel
Imagem: Reprodução / YouTube
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Com 26,7 km de extensão e 392 m de profundidade, o túnel Rogfast promete revolucionar o transporte na Noruega, reduzindo o tempo de viagem pela metade e substituindo sete travessias de balsa na rodovia E39

A Noruega iniciou um dos maiores projetos de infraestrutura da sua história: o túnel Rogfast. Com 26,7 quilômetros de extensão e 392 metros de profundidade, ele será o túnel rodoviário subaquático mais longo e profundo do planeta. A previsão de conclusão é para 2033, e a obra promete encurtar significativamente o tempo de viagem entre as cidades de Trondheim e Kristiansand.

Metade do tempo de viagem e fim das balsas

Atualmente, percorrer os 1.090 quilômetros da rodovia E39 leva cerca de 21 horas. Isso porque o trajeto depende de sete travessias de balsa, o que torna o percurso lento e sujeito a atrasos.

Com o Rogfast, o mesmo trecho poderá ser percorrido em aproximadamente 10 horas, reduzindo o tempo pela metade.

O túnel subaquático, que ligará duas regiões estratégicas do país, poderá ser atravessado de carro em apenas 35 minutos. Além da economia de tempo, a nova rota trará mais segurança e conforto aos motoristas.

Financiamento e modelo de pedágio

O investimento total do projeto é estimado em € 1,9 bilhão. O governo norueguês arcará com 40% desse valor, enquanto o restante será financiado por meio de pedágios. A taxa prevista é de € 30 por veículo.

Esse modelo de financiamento foi planejado para garantir o equilíbrio financeiro da obra sem impactar o tráfego.

Além disso, o túnel será uma alternativa eficiente e permanente às balsas, que frequentemente suspendem operações devido ao mau tempo.

Engenharia inédita sob o mar

O Rogfast será o primeiro túnel rodoviário subaquático de quatro pistas com essas dimensões.

A construção exige técnicas avançadas de escavação sob o leito marinho, um desafio que reforça a tradição norueguesa em engenharia civil.

Quando inaugurado, o projeto colocará a Noruega na liderança mundial em obras subterrâneas e transporte de alta eficiência.

O país também espera impulsionar o turismo e o comércio regional, fortalecendo sua economia com uma ligação estável durante todo o ano.

Com informações de Revista Fórum.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x