Com 26,7 km de extensão e 392 m de profundidade, o túnel Rogfast promete revolucionar o transporte na Noruega, reduzindo o tempo de viagem pela metade e substituindo sete travessias de balsa na rodovia E39
A Noruega iniciou um dos maiores projetos de infraestrutura da sua história: o túnel Rogfast. Com 26,7 quilômetros de extensão e 392 metros de profundidade, ele será o túnel rodoviário subaquático mais longo e profundo do planeta. A previsão de conclusão é para 2033, e a obra promete encurtar significativamente o tempo de viagem entre as cidades de Trondheim e Kristiansand.
Metade do tempo de viagem e fim das balsas
Atualmente, percorrer os 1.090 quilômetros da rodovia E39 leva cerca de 21 horas. Isso porque o trajeto depende de sete travessias de balsa, o que torna o percurso lento e sujeito a atrasos.
Com o Rogfast, o mesmo trecho poderá ser percorrido em aproximadamente 10 horas, reduzindo o tempo pela metade.
-
Obra monumental completamente abandonada no Brasil: com 9 mil m² de esqueleto de aço exposto desde 1998, colosso inacabado na Avenida Leste-Oeste virou um esqueleto urbano que domina a paisagem de Londrina há mais de 25 anos
-
Com 1,76 milhão de m² de área construída, 500 metros de comprimento, 400 de largura, este megaprojeto é o edifício mais largo do mundo, abriga um parque aquático, hotéis, cinemas e até uma praia artificial sob um céu digital que nunca escurece
-
Com 581 metros, prédio mais alto dos EUA superará o One World Trade Center, será o 6º mais alto do planeta e terá 4 torres interligadas
-
Com 365 mil m², 1.100 salas e 700 arquitetos envolvidos na construção, o Palácio do Parlamento da Romênia é o segundo maior edifício administrativo do mundo e o mais pesado já construído pela humanidade
O túnel subaquático, que ligará duas regiões estratégicas do país, poderá ser atravessado de carro em apenas 35 minutos. Além da economia de tempo, a nova rota trará mais segurança e conforto aos motoristas.
Financiamento e modelo de pedágio
O investimento total do projeto é estimado em € 1,9 bilhão. O governo norueguês arcará com 40% desse valor, enquanto o restante será financiado por meio de pedágios. A taxa prevista é de € 30 por veículo.
Esse modelo de financiamento foi planejado para garantir o equilíbrio financeiro da obra sem impactar o tráfego.
Além disso, o túnel será uma alternativa eficiente e permanente às balsas, que frequentemente suspendem operações devido ao mau tempo.
Engenharia inédita sob o mar
O Rogfast será o primeiro túnel rodoviário subaquático de quatro pistas com essas dimensões.
A construção exige técnicas avançadas de escavação sob o leito marinho, um desafio que reforça a tradição norueguesa em engenharia civil.
Quando inaugurado, o projeto colocará a Noruega na liderança mundial em obras subterrâneas e transporte de alta eficiência.
O país também espera impulsionar o turismo e o comércio regional, fortalecendo sua economia com uma ligação estável durante todo o ano.
Com informações de Revista Fórum.