Ao todo, serão comprados 98 blindados para a nova geração de veículos do exército brasileiro. Contrato deve alcançar 900 milhões de euro e será assinado dia 05 de dezembro
De acordo com o site Exame.com, as vésperas do final do atual governo, o Exército brasileiro concluiu a escolha da nova frota de veículos blindados com canhões e deverá assinar no dia 5 de dezembro o contrato de cerca de 900 milhões de euros para a compra de 98 novos veículos.
Os novos veículos blindados adquiridos pelo Exército Brasileiro são o Centauro II do consórcio italiano Oto Melara (CIO) – formado por Iveco e Leonardo – e são veículos blindados 8×8, superiores aos atuais Guaranis 6×6 usados pelo Exército desde o início do governo, que são também fabricados pela Iveco. Os veículos de 30 toneladas contam ainda com canhões de 120 mm e vão ser usados para modernizar a geração de veículos das unidades de infantaria de ação rápida.
O blindado Centauro II superou dois concorrentes, o modelo LAV700AG fabricado pela norte-americana GDLS e o veículo ST1-BR da chinesa Norinco, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
Mais sobre o Exército brasileiro: ESFCEX, IME, ESSEX e ESSLOG estão com editais abertos para concursos destinados às mulheres interessadas em seguir carreira militar em 2023
Como todos sabem, as mulheres são isentas do alistamento militar obrigatório, no Exército Brasileiro, na forma prevista pela Constituição. No entanto, elas podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.
Para essas mulheres que desejam ingressar nas Forças Armadas, existem duas formas para o Alistamento Militar: por intermédio de concurso público ou por voluntariado. Porém, se quiserem seguir carreira, deverão prestar concurso público.
Alguns concursos que as mulheres podem fazer para seguirem carreira militar no Exército Brasileiro
Concurso EPCAR: que equivale ao Ensino Médio regular, na Escola preparatória de Cadetes do Ar;
Concurso AFA: para Academia da Força Aérea, setor que cuida da logística da organização e da parte administrativa;
Concurso EEAR: Escola de Especialistas da Aeronáutica, se tiver diploma de nível superior nas profissões existentes no edital;
Concurso EsSLog;
Concurso da Marinha (que abrange as áreas de Escola Naval (EN), Corpo Auxiliar de Praças (CAP), Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM), Quadro Técnico (QT), Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Médicos (CSM-MD), Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD), Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S), Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM), Quadro de Capelães Navais (CAPNAV), Serviço Militar Voluntário para Oficiais temporários (SMV-OF), Serviço Militar Voluntário para Praças Temporários (SMV-PR).
Concurso ESFCEX;
Concurso IME;
Inscrições para os concursos e editais
As interessadas em participar de algum dos concursos descritos e fazer parte do Exército Brasileiro em 2023 devem acessar os sites oficiais seguintes, para mais informações e futuros concursos públicos. Boa sorte a todas!
ESFCEX: https://esfcex.eb.mil.br/
IME: http://www.ime.eb.mil.br/
ESSLOG: http://www.esslog.eb.mil.br/
ESSEX: http://www.cmp.eb.mil.br/index.php/essex