Pesquisa feita pelo Ibope encomendada pela Abraceel mostra que interesse por eletricidade proveniente de energia renovável (solar, eólica ou outra) cresceu no Brasil
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o IBOPE, mostrou em uma pesquisa que um total de 90% dos brasileiros querem e apoaim a geração de eletricidade por meio de fonte renovável, sendo ela energia solar, eólica ou outras. Uma mesma pesquisa no ano de 2014, mostrava que o total era de 77%.
Márcio Takata, diretor da Greener disse “Tivemos uma redução de custos nos últimos anos e uma ampliação nas linhas de financiamento. Então, cada vez mais temos a participação do público jovem, que começa a olhar a geração distribuída como oportunidade de investimento. Ademais, temos um público que também valoriza muito a geração renovável sustentável e isso, consequentemente, contribui no interesse deles em sistemas fotovoltaicos”.
Veja ainda outras notícias:
- Omega pretende ampliar portfólio de parques eólicos na Bahia e fecha contrato milionário com a francesa EDF Renewables
- Refinaria Duque de Caxias (Reduc) da Petrobras conclui sua primeira operação de cabotagem de Diesel S10
- Para atender demanda de manutenção, multinacional inicia processo seletivo para 29 vagas de emprego em São Paulo, Espírito Santo e mais
A relação do interesse pelos renováveis e o nível de escolaridade do consumidor
A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – Abraceel – informou que de acordo com o nível de escolaridade, essa escolha pode ser estimada. Cidadãos com maiores níveis de escolaridade tem um maior interesse por este tipo de geração energética (solar, eólica ou outra fonte). Já aqueles com o estudo até quarto ano do ensino fundamental completo, o índice é menor.
-
Parceria europeia de LiDAR flutuante e inteligência de energia desembarca no Brasil para acelerar mercado de energia eólica offshore– veja o impacto para o setor
-
Nova fonte de energia sustentável usa a força da lua e do mar
-
MME busca investidores asiáticos e projeta primeiro leilão de baterias no Brasil ainda em 2025 para fortalecer armazenamento, renováveis e segurança energética
-
COP30 e transição: Lula destaca que a mensagem do Brasil será de exemplo global em energia limpa
Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, explica “Interessante notar que essa vontade de gerar sua própria energia elétrica fica em 90% e está presente igualmente nas três condições de município (capital, periferia e interior) analisadas. Além de mostrar uma preocupação crescente com a conscientização ambiental, a pesquisa mostra que o brasileiro está cansado do modelo atual e sabe que paga caro pela conta de luz”.
Esse forte interesse dos consumidores em ter uma fonte de energia renovável está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico competitivo e sustentável pós-pandemia da Covid-19 de acordo com Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR. “Além disso, esse interesse está ligado também a redução dos preços de equipamentos fotovoltaicos e o aumento crescente das tarifas de eletricidade dos consumidores”, ele completa.
Já para a diretora comercial da Win Energias Renováveis, Camila Nascimento, diz que a cada dia, mais clientes conscientes estão interessados em energia sustentável. Camila diz que “Além de proporcionar essa oportunidade ao consumidor, o setor solar tem sido uma fonte progressiva de empregos e impulsionamento da economia brasileira”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.


Seja o primeiro a reagir!