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8 mitos sobre veículos elétricos: Desvendando preocupações sobre benefícios ambientais, segurança e longevidade!

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 30/09/2024 às 09:54
mitos sobre veículos elétricos
Foto: Reprodução

Carros movidos a energia são cercados por mitos sobre seus benefícios ambientais, segurança e longevidade. Aqui, desmistificamos 8 dessas preocupações e mostramos por que os veículos elétricos são mais confiáveis do que muitos acreditam.

Goste ou não, os carros elétricos estão rapidamente se tornando o futuro do transporte automotivo. Enquanto algumas pessoas ainda relutam em adotar a ideia de veículos movidos a eletricidade, as maiores montadoras do mundo já se comprometeram a investir cada vez mais na fabricação de EVs. Por conta disso, é imiportante destacar alguns mitos sobre veículos elétricos.

Muitas empresas, inclusive, planejam abandonar os motores a combustão interna de gasolina completamente em um futuro próximo. No entanto, apesar do crescimento da popularidade dos carros elétricos, ainda há uma quantidade significativa de ceticismo em torno deles.

Esses mitos sobre carros elétricos, muitas vezes baseados em informações desatualizadas ou simplesmente errôneas, continuam a influenciar a opinião pública e dificultam a transição para um futuro mais verde e sustentável.

Para ajudar a dissipar essas falácias e esclarecer os fatos, vamos desmascarar os oito mitos mais comuns sobre veículos elétricos e explicar por que eles estão equivocados.

Mito 1: Os EVS têm uma pegada de carbono maior

Um dos mitos mais recorrentes e prejudiciais em relação aos veículos elétricos é que, devido ao processo de fabricação e à extração de minerais para as baterias, eles teriam uma pegada de carbono maior do que os veículos movidos a gasolina.

É verdade que a fabricação de um veículo elétrico exige mais recursos naturais, especialmente metais como lítio, cobalto e níquel, necessários para a produção de suas baterias. No entanto, essa análise superficial ignora o quadro mais amplo.

Estudos detalhados mostram que, quando consideramos todo o ciclo de vida de um veículo — desde a fabricação até o uso diário e o descarte final — os EVs são significativamente mais limpos do que seus equivalentes movidos a combustíveis fósseis. Isso ocorre porque os carros elétricos não emitem gases de efeito estufa durante a condução, enquanto os veículos a gasolina liberam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes a cada quilômetro rodado.

De fato, segundo um estudo publicado pelo The Washington Post, mesmo considerando as emissões durante a produção das baterias, os veículos elétricos ainda geram menos de um terço das emissões totais de carbono quando comparados com carros a gasolina.

Ao longo da vida útil de um veículo elétrico, a redução das emissões de CO2 pode ser tão significativa que compensa facilmente as emissões mais altas durante o processo de fabricação.

Mito 2: As baterias dos VEs não duram muito e precisam ser substituídas com frequência

Outra preocupação comum entre os céticos dos veículos elétricos é que as baterias desses carros não duram muito e precisam ser substituídas frequentemente, o que aumentaria os custos de manutenção a longo prazo. No entanto, essa ideia está bastante distante da realidade.

Todas as principais montadoras que fabricam EVs oferecem garantias substanciais para as baterias de seus veículos, muitas vezes cobrindo um período de oito anos ou 100.000 milhas (cerca de 160.000 quilômetros). Isso demonstra a confiança das empresas na durabilidade de suas baterias.

Além disso, estudos recentes sugerem que as baterias dos veículos elétricos podem durar ainda mais. O Departamento de Energia dos EUA estima que, na prática, a vida útil média das baterias de um EV pode variar entre 12 e 15 anos, dependendo das condições de uso e da manutenção adequada.

Em alguns casos, as baterias podem até durar mais do que o próprio carro, especialmente se considerarmos que a vida útil média de um veículo nos Estados Unidos é de aproximadamente 12,6 anos.

Empresas de tecnologia de ponta, como a chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Ltd.), já estão desenvolvendo baterias que podem durar até 15 anos e rodar quase 1 milhão de milhas (cerca de 1,6 milhão de quilômetros). Esses avanços tecnológicos indicam que a durabilidade das baterias de veículos elétricos não é motivo de preocupação.

Mito 3: Baterias de VEs acabam em aterros sanitários, causando problemas ambientais

Um dos medos mais persistentes em relação aos EVs é que suas baterias, após o fim de sua vida útil, acabem em aterros sanitários, poluindo o meio ambiente e criando novos problemas ambientais. Embora essa preocupação seja compreensível, ela não reflete a realidade.

Na verdade, as baterias de veículos elétricos raramente acabam em aterros, pois elas são altamente recicláveis e valiosas.

As baterias de EVs contêm metais preciosos, como lítio e níquel, que podem ser extraídos e reutilizados em novos produtos. Empresas especializadas em reciclagem de baterias, como a Redwood Materials, estão liderando o caminho para garantir que essas baterias sejam desmontadas e recicladas de forma eficaz.

A Redwood Materials, fundada por um ex-diretor da Tesla, recicla o equivalente a 25.000 baterias de veículos elétricos por ano, reaproveitando os metais preciosos para serem usados em novas baterias.

Além disso, muitas baterias de veículos elétricos, mesmo após perderem parte de sua capacidade de armazenamento, podem ser reutilizadas em outras aplicações.

Por exemplo, elas podem ser usadas como sistemas de armazenamento de energia para residências equipadas com painéis solares, prolongando sua utilidade e evitando que sejam descartadas prematuramente.

Mito 4: Os carros elétricos sobrecarregarão a rede elétrica e causarão apagões generalizados

Com o aumento da popularidade dos veículos elétricos, muitos temem que o aumento na demanda por eletricidade sobrecarregue a rede elétrica e cause apagões generalizados.

No entanto, estudos detalhados mostram que a rede elétrica está preparada para lidar com o aumento da demanda, especialmente à medida que novas fontes de energia renovável, como eólica e solar, são incorporadas à matriz energética.

De acordo com um estudo da Consumer Reports, mesmo que todos os novos veículos vendidos a partir de 2035 sejam elétricos, levará até 2050 para que todos os carros nas ruas sejam totalmente elétricos.

Durante esse tempo, a demanda por eletricidade pode aumentar em cerca de 26%, o que exigiria que a geração de eletricidade crescesse a uma taxa média de apenas 1% ao ano. Essa taxa de crescimento é considerada gerenciável dentro da capacidade atual da infraestrutura elétrica dos Estados Unidos.

Além disso, muitos governos e concessionárias de energia estão adotando medidas para incentivar os motoristas a carregar seus veículos durante períodos de baixa demanda, como à noite, quando a rede elétrica não está sendo amplamente utilizada. Isso ajuda a evitar sobrecargas e garante que o fornecimento de eletricidade continue estável.

Mito 5: Os veículos elétricos são mais propensos a pegar fogo

Incêndios em veículos elétricos costumam ser manchetes sensacionalistas na mídia, mas é importante entender que o risco de incêndio em um EV não é maior do que em um carro a gasolina — na verdade, é até menor.

De acordo com o National Transportation Safety Board, a taxa de incêndios em veículos elétricos é significativamente mais baixa do que em veículos a gasolina. Para cada 100.000 veículos elétricos vendidos, há apenas 25 casos de incêndio, enquanto carros a gasolina têm uma taxa de 1.530 incêndios por 100.000 veículos.

Embora as baterias de íons de lítio possam pegar fogo em circunstâncias extremas, a probabilidade de isso ocorrer é bastante baixa.

Além disso, os incêndios em baterias de EVs são tratados com técnicas especializadas por bombeiros e equipes de resgate, e as montadoras estão continuamente melhorando os sistemas de segurança de suas baterias para mitigar esses riscos.

Mito 6: carros elétricos não têm alcance suficiente para viagens longas

A “ansiedade de alcance” — o medo de que o veículo fique sem bateria antes de encontrar um ponto de carregamento — é um dos maiores obstáculos para a adoção de EVs. No entanto, essa preocupação está sendo rapidamente superada com os avanços na tecnologia de baterias.

Atualmente, muitos veículos elétricos no mercado são capazes de rodar mais de 300 milhas (cerca de 480 quilômetros) com uma única carga, o que é mais do que suficiente para cobrir a média diária de condução da maioria dos motoristas.

Além disso, a rede de carregamento público está crescendo rapidamente, especialmente com o apoio de programas governamentais, como o National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI) dos Estados Unidos. O plano é expandir a infraestrutura de carregamento em todo o país, facilitando ainda mais o uso de EVs em viagens longas.

Mito 7: Veículos elétricos são muito caros para a maioria das pessoas

Embora os veículos elétricos ainda tenham um preço de compra inicial mais alto do que os carros a gasolina, o custo está diminuindo constantemente à medida que a produção em massa e a concorrência aumentam.

Além disso, os consumidores devem considerar o custo total de propriedade de um EV, que pode ser significativamente menor do que o de um veículo a combustão.

Proprietários de EVs gastam menos com manutenção, já que esses veículos não têm motores complexos, sistemas de exaustão ou trocas regulares de óleo. Além disso, os custos de “abastecimento” com eletricidade são muito menores do que com gasolina, o que resulta em uma economia significativa ao longo da vida útil do veículo. Incentivos governamentais, como créditos fiscais e subsídios, também ajudam a reduzir o preço de compra dos EVs.

Mito 8: carros elétricos são muito pesados para as estradas

Devido ao peso das baterias, os EVs tendem a ser mais pesados do que seus equivalentes movidos a gasolina. No entanto, a ideia de que esses veículos danificarão as estradas e pontes é exagerada.

As rodovias e pontes foram projetadas para suportar cargas muito maiores, como as de caminhões de carga, que podem pesar até 80.000 libras. Em comparação, os veículos elétricos são relativamente leves.

Embora o peso adicional dos EVs possa, em teoria, reduzir um ou dois anos da vida útil de certas estradas, esse impacto é considerado mínimo e gerenciável dentro dos padrões atuais de manutenção de infraestrutura.

Os mitos sobre veículos elétricos são baseados em desinformação e resistência à mudança, mas a realidade é que os EVs estão se tornando uma parte essencial do futuro do transporte sustentável. Eles são mais limpos, eficientes e econômicos do que muitos acreditam, e à medida que a tecnologia continua a avançar, seus benefícios só aumentam.

Ao desmascarar esses mitos, esperamos que mais pessoas adotem a revolução dos veículos elétricos, ajudando a criar um futuro mais verde para todos.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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