O Fiat 600e, um inovador carro elétrico da montadora italiana, chega para transformar o cenário da mobilidade urbana. Oferecendo uma autonomia impressionante de até 600 km e um desempenho excepcional, este veículo se posiciona como uma opção promissora, que pode inclusive ser importada para o Brasil.
A Fiat volta ao segmento B, de compactos, com o novo Fiat 600e, prometendo entregar um prazer de condução maior. O simpático carro elétrico possui 4,17m de comprimento e espaço interno competitivo em sua categoria. Pelo menos em um ponto, o novo carro da Fiat é melhor que o 500e: autonomia elétrica superior a 400 km em ciclo combinado WLTP e mais de 600 km na cidade.
Novo carro elétrico Fiat 600e custa R$ 160 mil
O novo Fiat 600e conta com funções de assistência e segurança de última geração, disponibilizando todas as vantagens ligadas à mobilidade urbana e extraurbana devido ao seu sistema Adas nível 2. O novo carro da Fiat é totalmente elétrico e talvez seja uma opção de importação ao mercado brasileiro, entretanto, apenas para marcar terreno, sem pretensões de brigar por mercado.
Afinal, o preço do Fiat 600e é um tanto salgado até mesmo para o seu mercado. Na Itália, custa 35.950 euros, 29.950 euros devido às promoções e incentivos estatais, em sua versão de entrada e 40.950 euros na versão topo de linha.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Trata-se de R$ 160 mil em conversão direta na versão de entrada e R$ 218 mil na versão superior. O seu motor entrega 115 kW de potência, o equivalente a 156 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h 9,0 segundos.
O novo carro elétrico disponibiliza três modos de condução selecionáveis, sendo eles o Eco, Sport e Normal. Em meados do próximo ano, a gama estará completa com a oferta de motores híbridos. A Fiat afirma que a bateria recupera 80% de sua carga em 30 minutos quando estiver conectada em fontes de recarga rápida de 100 kW. Em fontes de corrente alternada de 10 kW, a bateria alcança carga completa em quase seis horas.
Novo carro da Fiat conta com design peculiar
O estilo retrô do 600e tem base na versão anterior, só que em uma carroceria maior, como se fosse um 500e “anabolizado”. Assim como o hatch, o SUV conta com linhas arredondadas nos faróis e no formato da carroceria. A abertura na grade frontal o diferencia de outros carros elétricos, visto que a maioria dos fabricantes opta por fechar completamente a região.
A silhueta do carro elétrico lembra também o compacto, entretanto, incorpora uma pequena antena “tubarão” e um spoiler, ambos pintados de preto. Na traseira, o formato das lanternas em “E” é parecido com o do hatch. O que muda em relação ao 500 é a grade aberta, rodas maiores, assinatura de LED, saias pretas nas laterais e para-choques.
Com uma pegada voltada ao público jovem, o interior do novo carro da Fiat é colorido e customizável, onde o proprietário pode escolher até 64 diferentes combinações de cores para a cabine e central multimídia. Semelhante com o interior do Citroën C3, a cor do painel une a pintura da carroceria.
Interior do Fiat 600e está recheado com tecnologia de última geração
O painel, inclusive, conta com poucos botões físicos e usa uma central multimídia de 10,25” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel de instrumentos também é digital de 7 polegadas e fica dentro de uma moldura redonda. Diferente do interior do 500e, o console central se amplia até o painel, onde ficam os botões de seleção de condução.
Apesar da pegada ser retrô, o 600e não abre mão da tecnologia e ponto de segurança. Ele é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, câmera traseira, assistente de estacionamento, sensores 360º, chave presencial, carregador de celular por indução e muito mais.