Oportunidade no mercado: Desvalorização implacável transforma SUVs topo de linha em excelentes opções de custo-benefício, conforme análise do carros.com.
A análise do portal Carros.com identificou uma lista de SUVs mais desvalorizados que, apesar de manterem um alto nível de conforto, tecnologia e desempenho, tiveram seus preços de tabela FIPE despencados nos últimos anos. A seguir, detalharemos os sete modelos que oferecem um custo-benefício surpreendente no mercado de usados, comparado aos seus principais concorrentes, respondendo a perguntas cruciais sobre quanto eles perderam, por que isso aconteceu e se vale a pena a aquisição.
O mercado de carros usados é notório pela sua implacabilidade, especialmente quando se trata de desvalorização. Modelos de Sport Utility Vehicles (SUVs) que chegam às lojas com preços de luxo, por vezes, perdem valor drasticamente em apenas um ou dois anos, transformando-se em verdadeiras pechinchas no segmento de seminovos. Essa queda brusca, muitas vezes impulsionada por fatores como a concorrência acirrada ou o lançamento de novas gerações, assusta quem compra o zero, mas abre uma oportunidade de ouro para quem busca um carro mais completo e robusto a um custo significativamente menor.
Jeep Commander 1.3t (2022): O SUV de 7 Lugares que Perdeu Mais de R$ 40 Mil

Quando a Jeep lançou o Commander, a proposta de um SUV de sete lugares baseado na plataforma do Compass e equipado com o motor 1.3 turbo T270 (185 cv com etanol) gerou polêmica. Muitos esperavam um propulsor mais potente, mas a marca apostou em sofisticação, espaço e no status de topo de linha. O Commander entrega isso, especialmente na versão Overland T270, que conta com um visual imponente, rodas aro 19, faróis Full LED e um interior refinado com couro marrom, painel revestido, multimídia flutuante e um sistema de som Harman Kardon.
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O conjunto mecânico do Commander, com seu 1.3 turbo e câmbio automático de seis marchas, proporciona um desempenho razoável (0 a 100 km/h abaixo de 11 segundos) para um carro de quase 5 metros e mais de 1.700 kg, com consumo na estrada de 7,9 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina). O que realmente surpreende, segundo o Carros.com, é sua desvalorização: o modelo ano 2022 nessa versão topo de linha perdeu mais de R$ 40.000 desde o lançamento. Hoje, é possível encontrar um Commander Overland usado na faixa de R$ 160.000 a R$ 170.000, o que, para um SUV com tanto pacote tecnológico, o torna uma opção de excelente custo-benefício para quem busca espaço.
Ford Territory Titanium (2021): O Chinês com Queda Acentuada

A Ford surpreendeu o mercado brasileiro com o lançamento do Territory, um SUV médio importado da China, após o encerramento da sua produção nacional. A versão Titanium 2021 chegou com foco em sofisticação, conectividade e um bom espaço interno, com design moderno, teto solar panorâmico e um acabamento interno refinado, semelhante à “receita básica do carro chinês”.
Sob o capô, o Territory utiliza o motor 1.5 GTDI EcoBoost turbo a gasolina, que gera 150 cavalos e é acoplado a um câmbio CVT que simula oito marchas. Apesar da aparência, o desempenho é apenas “ok”, com 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos, o que pode ser considerado uma deficiência para uso rodoviário. No consumo, ele mantém uma média aceitável (cerca de 9 km/l na cidade). Em termos de valor, este é um dos SUVs mais desvalorizados do segmento médio: o modelo Territory 2021 pode ser encontrado no mercado de usados por cerca de R$ 120.000 a R$ 130.000, colocando-o na faixa de preço de SUVs compactos mais simples, mas oferecendo um nível superior de acabamento e equipamentos.
Hyundai Creta Ultimate 2.0 (2022): Desvalorização de Quase R$ 20.000

A nova geração do Hyundai Creta, lançada em 2021, chamou a atenção por seu design, considerado ousado e, para alguns, menos agradável que o antecessor. No entanto, a versão Ultimate 2.0 topo de linha compensa com um pacote tecnológico e de segurança robusto. O SUV vem com um acabamento interno refinado para a categoria, bancos em couro, painel digital, multimídia de 10 polegadas, teto solar panorâmico e o pacote de segurança Smart Sense, que inclui assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
O motor 2.0 aspirado (167 cv com etanol) e o câmbio automático convencional de seis marchas garantem um bom desempenho (0 a 100 km/h em 9 segundos). O consumo é considerado econômico, com médias urbanas de 7,7 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina). Segundo o Carros.com, o Creta Ultimate 2022 perdeu quase R$ 20.000 de tabela FIPE desde o lançamento. Hoje, um modelo usado dessa versão pode ser adquirido por aproximadamente R$ 130.000, o que o configura como uma das melhores opções de SUV compacto-médio no mercado de seminovos.
BYD Tan EV 4×4 (2022): Desvalorização Absurda no Elétrico de Luxo

O BYD Tan EV 4×4, lançado em 2022, chegou ao Brasil com a ousada proposta de ser um SUV elétrico de grande porte e sete lugares. A marca chinesa não economizou para impressionar: são dois motores elétricos, entregando um total de 517 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque, resultando em um 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A bateria Blade, com 108,8 kWh, oferece uma autonomia de até 437 km (ciclo WLTP) e recarga rápida.
No interior, o luxo é evidente, com central multimídia rotativa de 15,6 polegadas, sistema de som premium e bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem. No entanto, o pioneirismo no segmento de luxo elétrico e o alto preço de lançamento culminaram em uma desvalorização absurda de mais de R$ 70.000 no Tan EV 4×4 2022. Conforme o portal Carros.com, este modelo hoje é encontrado na faixa de R$ 280.000 a R$ 300.000 no mercado de usados. Embora ainda seja um preço alto, o desconto significativo representa uma oportunidade para entrar no mundo dos SUVs elétricos de alto desempenho.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (2022): Custo-Benefício na Eficiência

O Corolla Cross XRX Hybrid 2022 foi a aposta da Toyota para combinar a durabilidade do Corolla Sedan com o apelo de um SUV. Embora tenha sido criticado por ser, em alguns aspectos, “inferior” ao sedã e mais caro no lançamento, sua versão híbrida é um destaque em eficiência. O conjunto combina o motor 1.8 a combustão (101 cv) com um elétrico (72 cv), totalizando 122 cavalos de potência combinada.
O ponto forte indiscutível deste modelo é o consumo: até 18 km/l na cidade e mais de 15 km/l na rodovia. O acabamento interno é sóbrio, com painel digital de 7 polegadas e multimídia de 8 polegadas. A desvalorização do Corolla Cross XRX Hybrid 2022 chega perto dos R$ 20.000 desde o seu lançamento. No mercado de usados, é possível encontrá-lo por cerca de R$ 140.000 a R$ 150.000, o que melhora significativamente seu custo-benefício para motoristas que buscam um SUV econômico e confiável.
Mitsubishi Pajero Sport HPE (2020): O Off-road Robusto Acessível
Para quem valoriza robustez off-road e capacidade de enfrentar trilhas sem abrir mão do conforto urbano, o Mitsubishi Pajero Sport HPE 2020 é uma escolha acertada e altamente desvalorizada. Considerado um rival direto do SW4, o Pajero Sport impõe respeito com seu design e oferece um interior refinado com bancos em couro e ar-condicionado dual-zone. O destaque é a capacidade para sete ocupantes e o porta-malas generoso (502 L com a última fileira rebatida).
O motor 2.4 turbo diesel MIVEC (190 cv e 43,9 kgfm de torque), acoplado ao câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração Super Select 4WD-II, garante um desempenho excelente no fora de estrada e aceleração razoável para o seu porte (0 a 100 km/h em 10,5 segundos). Segundo o Carros.com, o Pajero Sport HPE 2020 sofreu uma desvalorização de quase R$ 40.000 em cinco anos. Seu preço hoje está na faixa de R$ 200.000 a R$ 220.000 no mercado de usados, oferecendo um SUV a diesel de 7 lugares com alta capacidade off-road por um valor bem mais competitivo.
A desvalorização de um veículo, embora seja um revés para o primeiro dono, revela uma excelente janela de oportunidade para o consumidor de seminovos, especialmente no competitivo segmento de SUVs. Modelos como os destacados pelo Carros.com provam que é possível aliar conforto, tecnologia e desempenho superior a um preço muito mais acessível do que o de seus equivalentes zero-quilômetro ou concorrentes mais supervalorizados.
Você concorda que a desvalorização desses 7 SUVs os torna as melhores opções de custo-benefício hoje? Acha que essa mudança de preço impacta a decisão de compra no mercado? Deixe sua opinião e conte qual desses modelos você levaria para casa — queremos ouvir quem vive essa dinâmica de mercado na prática e qual a sua prioridade na hora de escolher um seminovo.ortunidade no Mercado: Desvalorização Implacável Transforma SUVs Topo de



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