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5 piores motores 3 cilindros do Brasil: campeões quando o assunto é defeito recorrente, barulhos estranhos e manutenções infinitas

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/10/2024 às 18:24
Atualizado em 11/10/2024 às 01:20
5 piores motores 3 cilindros do Brasil: campeões quando o assunto é defeito recorrente, barulhos estranhos e manutenções infinitas
Confira em detalhes sobre esses motores (Imagem: Representação)

Especialista mecânico revela os defeitos mais comuns dos motores 3 cilindros no mercado brasileiro. Cuidado com o que você coloca na garagem!

Se você acha que já viu de tudo no mundo dos motores, espere até descobrir os 5 piores motores 3 cilindros do Brasil! Quem diria que, em busca de eficiência e menores emissões, alguns desses modelos acabariam dando mais dor de cabeça do que qualquer outro motor? Prepare-se, porque estamos prestes a embarcar em uma jornada pelos defeitos mais irritantes e recorrentes desses motores que prometiam mais economia e tecnologia, mas entregaram… bem, nem tanto!

Segundo a opinião do especialista da DR Auto Mecânica, que lida com esses motores desde que eles surgiram no Brasil, certos modelos merecem destaque pelo excesso de problemas. Vamos conferir os cinco piores, do mais problemático ao “menos pior”. E fique até o fim porque ainda tem um bônus: o melhor motor 3 cilindros disponível no mercado!

1. Motor 3 cilindros da Renault (SCe 1.0)

Esse motor da Renault está no topo da lista pelos motivos certos (ou errados). Os problemas recorrentes incluem desde o desgaste prematuro do eixo do comando até vazamentos de óleo pela junta da tampa de válvulas.

Muitos donos de veículos como o Renault Kwid já enfrentaram falhas de motor inexplicáveis e barulhos incomodantes. Vibrações excessivas, consumo elevado de óleo e queima frequente de bobinas completam o pacote de transtornos. Manter esse motor da Renault funcionando pode ser um desafio e tanto.

2. Motor Peugeot Puretech 1.2

Outro que entrou na lista com méritos nada honrosos. O principal defeito do motor 3 cilindros da Peugeot é a correia dentada banhada a óleo. Essa inovação da Peugeot, na prática, trouxe um problema: a correia tende a dissolver e espalhar resíduos pelo motor, causando danos sérios e altos custos de manutenção.

A oficina DR Auto Mecânica destaca a dificuldade em manter esse motor da Peugeot sem que ele “desmonte” antes dos 240 mil km. Um problema que custa caro para os proprietários.

3. Motor GM (aspirado e turbo)

A promessa de economia e potência vem acompanhada de um pesadelo mecânico: a dissolução da correia banhada a óleo da GM, um dos maiores vilões desse motor. Mesmo seguindo as recomendações de troca de óleo, a correia frequentemente dissolve antes do esperado, prejudicando o motor inteiro.

A bomba de vácuo também apresenta problemas, com dissolução de componentes internos que podem causar estragos significativos. Tudo isso faz com que esse motor da GM seja um dos mais temidos entre os mecânicos.

4. Motor Ford (primeira geração)

Conhecido pelo apelido “trimilique” na oficina, esse motor se destaca pela excessiva vibração. A ponto de fazer com que o motor sacuda o carro inteiro, literalmente! Essa vibração constante resulta em uma série de outros problemas, como falhas no chicote e queimaduras frequentes de bobinas e corpo de borboleta. Se você já ouviu alguém reclamar de um Ford 3 cilindros, esse é o motivo.

5. Motor Fiat Firefly 1.0

Apesar de usar corrente de comando (o que evita o problema de correias dissolvendo), o motor Firefly tem seus próprios defeitos. Um dos mais comuns é o pulo do dente da corrente, que acontece quando o motor é virado no sentido contrário, em testes para pressão e vazão, vela ou colocar o carro no ponto.

Isso pode causar desalinhos que requerem desmontagens complexas para resolver. O alto consumo de óleo e os defeitos na bomba d’água tornam esse motor um “cliente frequente” nas oficinas.

O melhor motor 3 cilindros do mercado, segundo o especialista

Para não dizer que só criticamos, o motor EA211 da Volkswagen é a exceção à regra. Este motor supera até motores de 4 cilindros, entregando desempenho excelente com baixo custo de manutenção. O segredo? Uma combinação eficiente entre tecnologia de injeção direta e correia dentada externa, facilitando as manutenções e evitando os temidos defeitos encontrados nos concorrentes. Se você busca confiança e durabilidade, este é o motor ideal.

Agora é com você! Já teve algum problema com motores 3 cilindros? Concorda com essa lista ou acha que deixamos algum de fora? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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