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5 mitos e verdades sobre gasolina aditivada.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 25/11/2023 às 09:34
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Freepik/CC

desmistificando o preço do litro da gasolina aditivada em comparação com o combustível comum e esclarecendo as dúvidas dos consumidores. É importante estar bem informado antes de tomar uma decisão na hora de abastecer o seu veículo.

Você está familiarizado com outros equívocos ou informações corretas sobre a gasolina aditivada? Compartilhe conosco através das nossas plataformas de mídia social.

Vamos esclarecer o placar de 5 equívocos e verdades sobre gasolina aditivada com o terceiro equívoco de nossa lista. Ao contrário do que muitos podem pensar, ela não é mais pura que o combustível fóssil comum.

A qualidade de ambas é a mesma, assim como a quantidade de etanol presente na mistura (27%, por enquanto). O que difere, como mencionamos anteriormente, é que existem aditivos encontrados na gasolina aditivada, e que não estão presentes na comum, atuando de forma simples para auxiliar na limpeza dos componentes do motor.

Benefícios do Uso de Gasolina Aditivada para o Motor do Carro

Chegamos à primeira verdade em nossa lista. A utilização constante de gasolina aditivada é vantajosa para o funcionamento do motor do veículo, uma vez que previne os problemas mais comuns nas válvulas de admissão, velas de ignição e bicos injetores, resultando em uma redução nos custos de manutenção.

A segunda verdade sobre o uso de gasolina aditivada diz respeito aos carros equipados com tanquinho de partida a frio, seja flex ou exclusivamente a etanol. Devido à presença de antioxidantes em sua fórmula para evitar o envelhecimento do combustível, a gasolina aditivada é a opção ideal para abastecer esses reservatórios, que podem ficar longos períodos sem utilização. Dessa forma, a gasolina aditivada evita que o líquido dentro do tanquinho se torne viscoso e cause danos na ignição do veículo.

A independência, no entanto, permanece inalterada, não importa se o combustível é comum ou aditivado. A diferença está no fato de que, se a gasolina comum for de baixa qualidade, a queima do combustível será deficiente e, com o acúmulo de sujeira no motor, o carro pode acabar consumindo mais combustível.

Outro equívoco que se tornou uma crença em relação ao uso de gasolina aditivada. O que acontece, como já explicamos, é que a gasolina aditivada auxilia na limpeza interna do motor e, por isso, o veículo acaba tendo um desempenho melhor, mas sem qualquer modificação na potência original do carro. **É importante destacar que a limpeza interna do motor é o principal benefício da gasolina aditivada, o que pode contribuir para uma melhor eficiência e desempenho do veículo ao longo do tempo**.

Iniciaremos a análise dos 5 mitos e verdades sobre a gasolina aditivada com uma das razões favoritas daqueles que optam por pagar um pouco mais por litro na esperança de, no final, percorrer mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível no tanque.

A alegação de que a gasolina aditivada torna o carro mais econômico é FALSA. Na realidade, devido aos componentes que limpam a carbonização do motor, causada principalmente por combustíveis de qualidade inferior, o motor acaba rendendo o que se espera dele em condições normais. **Este é um ponto crucial a se considerar ao escolher entre gasolina comum e aditivada.**

O preço da gasolina aditivada é mais elevado em comparação com a gasolina comum, o que gera dúvidas para os consumidores na hora de abastecer o veículo: será que compensa pagar um valor maior por litro ou é um gasto desnecessário?

Se você também tem essa incerteza, vamos esclarecer 5 mitos e verdades sobre o uso da gasolina aditivada de uma vez por todas.

Afinal, será que ela realmente contribui para a economia de combustível? Melhora a potência do motor? Fique atento à lista preparada pelo Canaltech e, em seguida, decida qual tipo de gasolina é mais adequado para o seu veículo.

Fonte: Canal Tech

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Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

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