1. Início
  2. / Automotivo
  3. / 5 carros que aliam motor turbo potente e ‘consumo de Kwid’ sem perder estilo e desempenho
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

5 carros que aliam motor turbo potente e ‘consumo de Kwid’ sem perder estilo e desempenho

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/07/2025 às 11:55
Descubra 5 carros com motor turbo potente, baixo consumo de combustível e design marcante. Veja modelos que unem desempenho e economia.
Descubra 5 carros com motor turbo potente, baixo consumo de combustível e design marcante. Veja modelos que unem desempenho e economia.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Modelos com motores turbo de baixa cilindrada se destacam por unir desempenho esportivo, economia e design, trazendo opções para diferentes perfis de motoristas no mercado automotivo brasileiro. Saiba como tecnologia e eficiência redefiniram o conceito de carro econômico.

Carros com motor turbo e baixo consumo de combustível se consolidaram como tendência no mercado automotivo brasileiro, reunindo desempenho esportivo, economia e design moderno em diferentes categorias.

Nos últimos anos, modelos hatch, sedã e SUV passaram a contar com motores turbo de baixa cilindrada, permitindo ao consumidor experimentar acelerações vigorosas, sem abrir mão da eficiência na hora de abastecer.

A escolha por motores 1.0, 1.3, 1.4, 1.5 ou 1.6 turboalimentados cresceu, e hoje diversas opções combinam potência e consumo reduzido de forma inédita no país.

A popularização desses motores começou na década passada, impulsionada pela busca por carros mais econômicos, especialmente após o aumento do preço dos combustíveis e a exigência por menores emissões de poluentes.

Atualmente, a tecnologia turbo se consolidou nos portfólios das principais montadoras.

O resultado é uma geração de veículos que entrega desempenho semelhante ou até superior a antigos motores 2.0 aspirados, mas com consumo comparável ao de modelos compactos, como o Renault Kwid, referência nacional em economia de combustível.

Confira a seguir cinco carros que se destacam por aliar motor turbo potente, baixo consumo e alto nível de estilo e desempenho.

Alguns ainda estão disponíveis nas concessionárias brasileiras, enquanto outros saíram de linha recentemente, mas seguem como referência de custo-benefício e inovação técnica.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: potência e eficiência em SUV

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo alia motor turbo potente, consumo eficiente e estilo em SUV destaque do segmento. (Imagem: divulgação)
Honda HR-V Touring 1.5 Turbo alia motor turbo potente, consumo eficiente e estilo em SUV destaque do segmento. (Imagem: divulgação)

O Honda HR-V Touring 1.5 Turbo ocupa posição de destaque entre os SUVs médios vendidos no Brasil, tanto pelo desempenho quanto pela eficiência.

Equipado com motor 1.5 turbo de quatro cilindros, injeção direta e potência de 177 cavalos, o modelo oferece torque de 24,5 kgfm, acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Essa configuração, oriunda da mesma família mecânica do Honda Civic Touring, proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 200 km/h, resultados acima da média do segmento.

No quesito consumo, o HR-V Touring atinge 11,3 km/litro na cidade e 13 km/litro na estrada com gasolina.

Já com etanol, marca 8 km/litro em ciclo urbano e 9,2 km/litro em rodovias, segundo dados oficiais do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O modelo está prestes a receber um facelift em julho de 2025, com mudanças visuais na dianteira e traseira, reforçando sua atratividade no mercado nacional.

Volkswagen Nivus GTS 1.4 TSI: esportividade e baixo consumo

Volkswagen Nivus GTS 1.4 TSI entrega desempenho automotivo com motor turbo de baixa cilindrada e baixo consumo de combustível. (Imagem: divulgação)
Volkswagen Nivus GTS 1.4 TSI entrega desempenho automotivo com motor turbo de baixa cilindrada e baixo consumo de combustível. (Imagem: divulgação)

O Volkswagen Nivus GTS 1.4 TSI, lançado em abril de 2025, marca a estreia da versão esportiva do SUV compacto brasileiro, trazendo design exclusivo e acerto dinâmico diferenciado.

Sob o capô, o modelo carrega o motor 1.4 TSI de quatro cilindros, com injeção direta, potência de 150 cavalos e torque de 25,5 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.

O Nivus GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança velocidade máxima de 206 km/h, características valorizadas por quem busca agilidade e prazer ao dirigir.

No consumo, o modelo apresenta médias de 11,6 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada com gasolina.

Utilizando etanol, são registrados 8,1 km/litro no uso urbano e 9,9 km/litro em trajetos rodoviários, de acordo com testes padronizados do Inmetro.

Entre os diferenciais da versão, destaque para o sistema de som interno que simula ronco esportivo, agregando experiência sensorial ao volante.

Fiat Fastback Abarth 1.3 Turbo: desempenho esportivo com economia

Fiat Fastback Abarth 1.3 Turbo une esportividade, carro econômico e motor turbo potente no visual SUV cupê. (Imagem: divulgação)
Fiat Fastback Abarth 1.3 Turbo une esportividade, carro econômico e motor turbo potente no visual SUV cupê. (Imagem: divulgação)

Recém-atualizado na linha 2026, o Fiat Fastback Abarth 1.3 Turbo reforça a proposta de SUV cupê com vocação esportiva e consumo competitivo.

Seu motor 1.3 turbo de quatro cilindros, dotado de injeção direta, entrega 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol, além de torque de 27 kgfm e 27,5 kgfm, respectivamente.

O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque garante respostas rápidas, levando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e atingindo velocidade máxima de 220 km/h.

Em relação à economia de combustível, o Fastback Abarth registra 10,8 km/litro na cidade e 12,9 km/litro na estrada com gasolina.

No etanol, faz 7,3 km/litro em ciclo urbano e 9,1 km/litro em rodovias, índices que se equiparam aos de veículos mais compactos.

Além do desempenho, o modelo chama atenção pelo visual renovado, com atualizações na grade dianteira e detalhes esportivos que reforçam a identidade da linha Abarth.

Chevrolet Cruze 1.4 Turbo: referência entre sedãs

Chevrolet Cruze 1.4 Turbo mostra equilíbrio entre motor turbo potente, sedã turbo e consumo de Kwid. (Imagem: divulgação)
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo mostra equilíbrio entre motor turbo potente, sedã turbo e consumo de Kwid. (Imagem: divulgação)

O Chevrolet Cruze 1.4 Turbo, apesar de ter sido descontinuado em 2023, permanece como referência em equilíbrio entre desempenho e economia no segmento de sedãs médios.

A decisão de encerrar sua produção no Brasil ocorreu em meio à estratégia da General Motors de priorizar utilitários esportivos, mas o Cruze segue valorizado no mercado de seminovos.

Equipado com motor 1.4 turbo de quatro cilindros, injeção direta, potência de 150 cavalos e torque de até 24,5 kgfm, o sedã utilizava câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.

A aceleração de 0 a 100 km/h era cumprida em 9 segundos, com velocidade máxima de 214 km/h.

No consumo, fazia 10,5 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina.

Com etanol, os números eram de 7,1 km/litro em ciclo urbano e 9,7 km/litro em rodovias, conforme o Inmetro.

Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP: desempenho em SUV compacto

Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP destaca-se como SUV turbo econômico com desempenho e motor turbo de baixa cilindrada. (Imagem: divulgação)
Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP destaca-se como SUV turbo econômico com desempenho e motor turbo de baixa cilindrada. (Imagem: divulgação)

O Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP, também já fora de linha desde 2024, encerrou sua trajetória como um dos SUVs compactos mais potentes e econômicos do país.

O modelo, equipado com motor 1.6 turbo de quatro cilindros e injeção direta, entregava 166 cavalos com gasolina e 173 cavalos com etanol, além de torque de 24,5 kgfm.

O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque complementava o conjunto, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e velocidade máxima de 212 km/h.

Quanto ao consumo, o C4 Cactus registrava 9,7 km/litro na cidade e 13,4 km/litro na estrada com gasolina.

No etanol, os índices eram de 8,2 km/litro em uso urbano e 9,5 km/litro em rodovias, todos aferidos em testes laboratoriais padronizados.

O fim de produção foi motivado pelo reposicionamento da Citroën no Brasil, que passou a priorizar carros de entrada.

Motores turbo de baixa cilindrada: eficiência e tecnologia

A adoção de motores turbo de baixa cilindrada em veículos de diferentes portes responde à demanda do consumidor brasileiro por desempenho e economia, tendência que se intensificou especialmente nos últimos cinco anos.

O avanço tecnológico permitiu que modelos maiores alcançassem médias de consumo semelhantes ou até superiores às de carros populares como o Renault Kwid, tradicionalmente líder em eficiência.

Os dados oficiais do Inmetro, órgão responsável por aferir o consumo de todos os veículos vendidos no Brasil, indicam que esses motores de baixa cilindrada equipados com turbo proporcionam não apenas economia de combustível, mas também menor emissão de gases poluentes, beneficiando o meio ambiente.

A análise desses cinco modelos mostra que é possível combinar desempenho, economia e estilo sem abrir mão de nenhum dos pilares essenciais para o consumidor moderno.

Seja em SUVs, sedãs ou hatchbacks, a evolução dos motores turbo de baixa cilindrada abriu caminho para uma nova geração de carros com custo-benefício e eficiência inéditos.

Entre os modelos citados, qual deles você considera a melhor escolha para o dia a dia ou viagens longas, levando em conta motor turbo potente e consumo de Kwid? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x