1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / 400 milhões de reais em investimentos são esperados em nova usina de etanol e energia na Bahia. 8 mil vagas de emprego podem ser geradas no local
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

400 milhões de reais em investimentos são esperados em nova usina de etanol e energia na Bahia. 8 mil vagas de emprego podem ser geradas no local

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/05/2021 às 11:28
Bahia – usina – empregos
Exemplo de usina Sucroalcooleira/ Fonte: Compre Rural
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Usina São Francisco irá instalar, no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, na Bahia, seu novo empreendimento e empregos serão criados

Na última sexta-feira, o governo do estado da Bahia assinou um protocolo de intenções com a Usina São Francisco, para instalar a terceira usina sucroalcooleira do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco. O novo empreendimento será destinado à produção de etanol anidro e hidratado, ração animal e energia elétrica. Os investimentos iniciais na nova usina podem chegar a R$ 400 milhões e a expectativa é de que 8.000 empregos sejam gerados no estado da Bahia. Veja ainda: Usina Santa Adélia contrata financiamento de R$ 100 milhões com o BNDES, destinados à unidade produtora de biocombustíveis, em Jaboticabal (SP)

Assinatura do protocolo entre a usina e o governo da Bahia

João Leão, vice-governador da Bahia, disse que o objetivo é criar 11 usinas com capacidade produtiva para suprir toda a Bahia. As pessoas que sempre abastecem seus carros com álcool carburante irão abastecê-los a partir de agora com álcool produzido diretamente no estado. Ele ainda ressalta que o plano é deixar de importar etanol de outros estados e a passar a ser competitivos no mercado, além de desenvolver a região onde estão os municípios sede deste projeto: Barra, Muquém do São Francisco e Xique-Xique.

Já Nelson Leal, titular da SDE diz que o estado da Bahia, tem um potencial de desenvolvimento agroindustrial incrível. Leal ainda diz que o protocolo de intenções assinados com a usina fortalece a implantação do Polo Agroindustrial e diz que esteve no município baiano de Barra, conhecendo as obras de implantação da primeira usina do Polo – a Serpasa – e que ficou encantado com a qualidade da cana plantada na região para produção de açúcar e álcool. Nelson conclui dizendo que vão gerar empregos, renda e receita para os municípios e avançar e superamos a crise.

O empreendimento que será instalado na Bahia e a criação de novos empregos

Pedro Leite, diretor da usina, diz que ficaram felizes em participar dessa iniciativa do governo da Bahia, do Polo Bioenergético no médio São Francisco, região com um potencial maravilhoso do ponto de vista da bioenergia, da agenda do carbono zero, da equalização da emissão de gás do efeito estufa, que possui um papel preponderante na matriz energética do Estado. Leite ainda diz que estão muito confiantes em começar, imediatamente, as operações e poder contribuir para o desenvolvimento no estado da Bahia, com a geração de renda e empregos.

O grupo investidor, que pretende montar a usina sucroenergética, esteve na comitiva da missão institucional do governo da Bahia, que visitou a região essa semana. A nova usina prevê capacidade de produção de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, 80 mil litros de etanol anidro/ano e 85 mil litros de etanol hidratado/ano.

Segundo o diretor da usina, mil novos empregos diretos e mais 7 mil indiretos serão gerados quando o empreendimento estiver totalmente pronto. Na primeira etapa de implantação, serão 400 empregos diretos, priorizando a qualificação e a contratação da mão de obra local. A ideia, segundo ele, é contribuir com o crescimento do PIB per capita da região e, com isso, promover um desenvolvimento socioeconômico.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos