1. Início
  2. / Vagas de Emprego
  3. / 30 anos depois! Mega construção de ponte feita para aliviar trânsito na BR avança e gera empregos em cargos como motorista, eletricista, montador e outros; descubra como fazer parte do projeto
Localização PR Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 18 comentários

30 anos depois! Mega construção de ponte feita para aliviar trânsito na BR avança e gera empregos em cargos como motorista, eletricista, montador e outros; descubra como fazer parte do projeto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/09/2024 às 12:02

Construção de ponte prometida há 30 anos, está avançando e criando empregos. Saiba mais sobre as oportunidades e como se candidatar para fazer parte dessa obra histórica.

Depois de décadas de espera, o projeto da Ponte Matinhos-Guaratuba começa a ganhar forma, prometendo uma solução definitiva para os engarrafamentos crônicos na travessia da BR-277.

Com 1.244 metros de extensão, a ponte não só pretende conectar de maneira mais eficiente o litoral do Paraná, mas também trazer benefícios econômicos, como a geração de empregos em diversas áreas.

A obra, aguardada há mais de 30 anos, levanta a expectativa de que este será um marco na infraestrutura local. Será que finalmente chegou a hora de fazer essa travessia histórica acontecer?

Com 11,12% de conclusão já alcançados, o ritmo da construção segue firme, e a previsão é que a ponte seja finalizada em até 24 meses.

O projeto está sendo supervisionado pelo Governo do Paraná e acompanhado de perto por órgãos ambientais, como o Instituto Água e Terra (IAT), para garantir o cumprimento de todas as normas exigidas.

O consórcio Nova Ponte, responsável pela construção, está atualmente focado na fase mais complexa da obra: a fundação da parte estaiada, que conta com cabos de aço ancorados em torres, permitindo a passagem livre de embarcações pela Baía de Guaratuba.

Desafios da engenharia e design inovador

Conforme informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a ponte Matinhos-Guaratuba apresenta desafios únicos por conta das condições climáticas e marítimas da região.

Larissa Vieira, engenheira responsável pela fiscalização, destaca que as estacas, com até 50 metros de comprimento e 470 toneladas, são críticas para garantir a estabilidade da estrutura. “As marés e o vento tornam o trabalho ainda mais complexo”, explica.

O projeto da ponte, comparado a estruturas icônicas como a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, e a Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, inclui um vão livre de 160 metros para facilitar a navegação sem a necessidade de içamento.

Isso será fundamental para garantir o fluxo constante tanto de veículos quanto de embarcações, sem comprometer a movimentação na baía.

Além de ser uma solução funcional para o tráfego, o design moderno da ponte deve se tornar um ponto turístico no Paraná, resistente a ventos fortes e condições climáticas adversas, e com manutenção simplificada: os cabos podem ser substituídos sem a necessidade de desmontar grandes partes da estrutura.

Oportunidades de emprego: quem está contratando?

Além de transformar o cenário da região, a obra também está trazendo uma série de novas oportunidades de trabalho.

A Agência do Trabalhador de Guaratuba já está recrutando profissionais para diferentes cargos, como eletricistas, motoristas de veículos pesados, operadores de equipamentos especializados, entre outros.

O número atual de trabalhadores na construção é de 300, mas a expectativa é que essa força-tarefa dobre durante o pico da obra.

Interessados podem entregar seus currículos diretamente na agência ou entrar em contato por telefone.

Além disso, com a obra em andamento, as oportunidades de emprego continuarão surgindo, especialmente em áreas relacionadas à manutenção e operação da ponte após sua conclusão.

Preservação ambiental como prioridade

A preservação ambiental tem sido um ponto crucial durante a execução do projeto. O consórcio Nova Ponte está monitorando continuamente o impacto da construção na fauna e flora locais.

A Baía de Guaratuba é um ecossistema delicado, com uma rica biodiversidade de espécies aquáticas e terrestres, e o objetivo é garantir que a obra não afete negativamente o meio ambiente.

Segundo o consórcio, o trabalho de monitoramento ambiental tem sido rigoroso e visa mitigar quaisquer efeitos adversos durante a construção e operação da ponte.

O Instituto Água e Terra (IAT) segue acompanhando de perto as atividades para assegurar que as regulamentações ambientais sejam respeitadas.

Uma obra para o futuro ou mais uma promessa vazia?

Com um investimento de R$ 386,9 milhões e previsão de conclusão até o final de 2026, a Ponte Matinhos-Guaratuba tem tudo para se tornar um marco na infraestrutura do Paraná.

Duas pistas em cada sentido, ciclovia, faixas de segurança e barreiras de proteção garantirão que a travessia seja segura e eficiente para motoristas, ciclistas e pedestres.

O cronograma está sendo rigorosamente seguido, o que aumenta as expectativas de que a obra será entregue dentro do prazo.

Por outro lado, há quem questione se a ponte conseguirá aliviar de fato o trânsito e impulsionar o desenvolvimento da região como prometido.

Grandes projetos no Brasil, especialmente no setor de infraestrutura, nem sempre correspondem às expectativas, e a população local acompanha ansiosa os próximos passos.

No entanto, com o avanço da obra, a criação de empregos e os esforços para proteger o meio ambiente, há motivos para otimismo.

A ponte não só promete facilitar a vida de quem transita pela BR-277, mas também abrir novas portas para o turismo e o desenvolvimento econômico de Guaratuba e Matinhos.

Será que a ponte vai cumprir suas promessas?

Agora, fica a pergunta: será que a Ponte Matinhos-Guaratuba finalmente trará o alívio esperado ao trânsito e impulsionará o desenvolvimento regional ou cairá no esquecimento como tantas outras grandes promessas de infraestrutura no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão!

Inscreva-se
Notificar de
guest
18 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x