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30 anos depois! Mega construção de ponte feita para aliviar trânsito na BR avança e gera empregos em cargos como motorista, eletricista, montador e outros; descubra como fazer parte do projeto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/09/2024 às 12:02
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Construção de ponte prometida há 30 anos, está avançando e criando empregos. Saiba mais sobre as oportunidades e como se candidatar para fazer parte dessa obra histórica.

Depois de décadas de espera, o projeto da Ponte Matinhos-Guaratuba começa a ganhar forma, prometendo uma solução definitiva para os engarrafamentos crônicos na travessia da BR-277.

Com 1.244 metros de extensão, a ponte não só pretende conectar de maneira mais eficiente o litoral do Paraná, mas também trazer benefícios econômicos, como a geração de empregos em diversas áreas.

A obra, aguardada há mais de 30 anos, levanta a expectativa de que este será um marco na infraestrutura local. Será que finalmente chegou a hora de fazer essa travessia histórica acontecer?

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Com 11,12% de conclusão já alcançados, o ritmo da construção segue firme, e a previsão é que a ponte seja finalizada em até 24 meses.

O projeto está sendo supervisionado pelo Governo do Paraná e acompanhado de perto por órgãos ambientais, como o Instituto Água e Terra (IAT), para garantir o cumprimento de todas as normas exigidas.

O consórcio Nova Ponte, responsável pela construção, está atualmente focado na fase mais complexa da obra: a fundação da parte estaiada, que conta com cabos de aço ancorados em torres, permitindo a passagem livre de embarcações pela Baía de Guaratuba.

Desafios da engenharia e design inovador

Conforme informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a ponte Matinhos-Guaratuba apresenta desafios únicos por conta das condições climáticas e marítimas da região.

Larissa Vieira, engenheira responsável pela fiscalização, destaca que as estacas, com até 50 metros de comprimento e 470 toneladas, são críticas para garantir a estabilidade da estrutura. “As marés e o vento tornam o trabalho ainda mais complexo”, explica.

O projeto da ponte, comparado a estruturas icônicas como a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, e a Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, inclui um vão livre de 160 metros para facilitar a navegação sem a necessidade de içamento.

Isso será fundamental para garantir o fluxo constante tanto de veículos quanto de embarcações, sem comprometer a movimentação na baía.

Além de ser uma solução funcional para o tráfego, o design moderno da ponte deve se tornar um ponto turístico no Paraná, resistente a ventos fortes e condições climáticas adversas, e com manutenção simplificada: os cabos podem ser substituídos sem a necessidade de desmontar grandes partes da estrutura.

Oportunidades de emprego: quem está contratando?

Além de transformar o cenário da região, a obra também está trazendo uma série de novas oportunidades de trabalho.

A Agência do Trabalhador de Guaratuba já está recrutando profissionais para diferentes cargos, como eletricistas, motoristas de veículos pesados, operadores de equipamentos especializados, entre outros.

O número atual de trabalhadores na construção é de 300, mas a expectativa é que essa força-tarefa dobre durante o pico da obra.

Interessados podem entregar seus currículos diretamente na agência ou entrar em contato por telefone.

Além disso, com a obra em andamento, as oportunidades de emprego continuarão surgindo, especialmente em áreas relacionadas à manutenção e operação da ponte após sua conclusão.

Preservação ambiental como prioridade

A preservação ambiental tem sido um ponto crucial durante a execução do projeto. O consórcio Nova Ponte está monitorando continuamente o impacto da construção na fauna e flora locais.

A Baía de Guaratuba é um ecossistema delicado, com uma rica biodiversidade de espécies aquáticas e terrestres, e o objetivo é garantir que a obra não afete negativamente o meio ambiente.

Segundo o consórcio, o trabalho de monitoramento ambiental tem sido rigoroso e visa mitigar quaisquer efeitos adversos durante a construção e operação da ponte.

O Instituto Água e Terra (IAT) segue acompanhando de perto as atividades para assegurar que as regulamentações ambientais sejam respeitadas.

Uma obra para o futuro ou mais uma promessa vazia?

Com um investimento de R$ 386,9 milhões e previsão de conclusão até o final de 2026, a Ponte Matinhos-Guaratuba tem tudo para se tornar um marco na infraestrutura do Paraná.

Duas pistas em cada sentido, ciclovia, faixas de segurança e barreiras de proteção garantirão que a travessia seja segura e eficiente para motoristas, ciclistas e pedestres.

O cronograma está sendo rigorosamente seguido, o que aumenta as expectativas de que a obra será entregue dentro do prazo.

Por outro lado, há quem questione se a ponte conseguirá aliviar de fato o trânsito e impulsionar o desenvolvimento da região como prometido.

Grandes projetos no Brasil, especialmente no setor de infraestrutura, nem sempre correspondem às expectativas, e a população local acompanha ansiosa os próximos passos.

No entanto, com o avanço da obra, a criação de empregos e os esforços para proteger o meio ambiente, há motivos para otimismo.

A ponte não só promete facilitar a vida de quem transita pela BR-277, mas também abrir novas portas para o turismo e o desenvolvimento econômico de Guaratuba e Matinhos.

Será que a ponte vai cumprir suas promessas?

Agora, fica a pergunta: será que a Ponte Matinhos-Guaratuba finalmente trará o alívio esperado ao trânsito e impulsionará o desenvolvimento regional ou cairá no esquecimento como tantas outras grandes promessas de infraestrutura no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão!

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Figueiredo
Figueiredo
18/09/2024 12:33

SE É FOR OBRA DO GOVERNO DO PT TEM QUE LIGAR O ALERTA! OU É OBRA SUPER FATURADA OU É OBRA ELEITOREIRA OU É OBRA QUE COMEÇA E NUNCA MAIS VAI TERMINAR.

Cosme
Cosme
17/09/2024 10:53

Como sempre o governo da ilusão é dá promessa, parece q fingem q não são eles desse 30 anos 16 eles passaram no poder, assim como prometeram aqui na bahia salvador itaparica. Certamente esse blog é de esquerda kkkkkkkkk

Isaías Rocha
Isaías Rocha
17/09/2024 09:49

Na China tem uma construção de um Rio artificial que é o maior investimento da década, aqui no Brasil a engenharia civil engatinhando

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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